{"id":1033074,"date":"2021-03-11T08:12:05","date_gmt":"2021-03-11T11:12:05","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1033074"},"modified":"2021-03-11T08:12:05","modified_gmt":"2021-03-11T11:12:05","slug":"vendas-no-e-commerce-crescem-4517-em-janeiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/vendas-no-e-commerce-crescem-4517-em-janeiro\/","title":{"rendered":"Vendas no e-commerce crescem 45,17% em janeiro"},"content":{"rendered":"
O e-commerce no Brasil registrou crescimento de 45,17% em janeiro de 2021, frente ao mesmo m\u00eas do ano anterior. Seguindo a tend\u00eancia positiva, usando a mesma base de compara\u00e7\u00e3o, o faturamento do setor teve alta de 61,82%. Os dados s\u00e3o do \u00edndice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comit\u00ea de M\u00e9tricas da C\u00e2mara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).<\/p>\n
“O m\u00eas de janeiro costuma ser de fortes vendas no e-commerce brasileiro devido \u00e0s ofertas de sald\u00e3o dos grandes varejistas e retorno \u00e0s aulas. A pequena retra\u00e7\u00e3o observada entre dezembro\/20 e janeiro\/21 justifica-se pelas vendas de Natal no \u00faltimo m\u00eas do ano, considerada uma das melhores datas para o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico”, afirma Felipe Brand\u00e3o, secret\u00e1rio executivo da camara-e.net. “Nos pr\u00f3ximos meses, a tend\u00eancia ser\u00e1 de alta nas vendas, uma vez que as vendas online tornaram-se um h\u00e1bito dos consumidores brasileiros.”<\/p>\n
Apesar das vendas pela internet continuarem em expans\u00e3o, ao comparar os meses de janeiro de 2021, com dezembro de 2020, a varia\u00e7\u00e3o foi negativa (-3,88%). Por sua vez, ao observar a evolu\u00e7\u00e3o do acumulado dos \u00faltimos 12 meses, o crescimento foi de 68,15%.
\nAo observar os dados regionais, na compara\u00e7\u00e3o entre janeiro de 2021 com o mesmo per\u00edodo de 2020, a m\u00e9trica de vendas online ficou da seguinte forma: Nordeste (72,76%), Norte (52,39%), Sul (50,15%), Centro-Oeste (49,51%) e Sudeste (38,45%).
\nOs dados do acumulado dos \u00faltimos 12 meses foram: Nordeste (97,35%), Norte (82,85%), Centro-Oeste (74,67%), Sul (69,27%) e Sudeste (62,07%).<\/p>\n
Ao analisar o \u00edndice de faturamento, na compara\u00e7\u00e3o de janeiro de 2021 com dezembro de 2020, teve crescimento de 5,84%. No acumulado dos \u00faltimos 12 meses, a alta foi de 87,65%.<\/p>\n
A composi\u00e7\u00e3o por regi\u00e3o ficou da seguinte forma: Nordeste (90,59%), Norte (74,90%), Centro-Oeste (72,69%), Sul (64,52%) e Sudeste (52,88%). E no acumulado dos \u00faltimos 12 meses, por sua vez, os resultados foram: Nordeste (122,36%), Norte (111,49%), Centro-Oeste (99,25%), Sul (83,73%) e Sudeste (78,94%).<\/p>\n
Em dezembro de 2020, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico representou 7,8% do com\u00e9rcio varejista restrito (exceto ve\u00edculos, pe\u00e7as e materiais de constru\u00e7\u00e3o). No acumulado dos \u00faltimos 12 meses, nota-se que a participa\u00e7\u00e3o do e-commerce no com\u00e9rcio varejista corresponde a 9,6%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da \u00faltima Pesquisa Mensal do Com\u00e9rcio do IBGE, divulgado no dia 10 de fevereiro.<\/p>\n
Em dezembro de 2020, a composi\u00e7\u00e3o de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escrit\u00f3rio, inform\u00e1tica e comunica\u00e7\u00e3o (41,9%); m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos (26,2%); e tecidos, vestu\u00e1rio e cal\u00e7ados (11,5%). Na sequ\u00eancia, artigos farmac\u00eauticos, m\u00e9dicos, ortop\u00e9dicos, de perfumaria e cosm\u00e9ticos (7,5%), outros artigos de usos pessoal e dom\u00e9stico (7,1%); hipermercados, supermercados, produtos aliment\u00edcios, bebidas e fumo (3,4%); e, por \u00faltimo, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). Esse indicador tamb\u00e9m utiliza a Pesquisa Mensal do Com\u00e9rcio do IBGE como base.<\/p>\n
Outra m\u00e9trica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma alta de 0,5 p.p em rela\u00e7\u00e3o ao trimestre anterior (17,9%). J\u00e1 na compara\u00e7\u00e3o com o mesmo per\u00edodo em 2019 (13,7%), houve crescimento de 4,7 p.p.<\/p>\n
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O faturamento, no mesmo per\u00edodo, tamb\u00e9m teve bom desempenho, com crescimento de 61,82%<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1027940,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[10141,105],"yoast_head":"\n