{"id":1031006,"date":"2020-12-09T07:57:25","date_gmt":"2020-12-09T10:57:25","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1031006"},"modified":"2020-12-09T07:57:25","modified_gmt":"2020-12-09T10:57:25","slug":"producao-nacional-de-chocolate-cresce-197-no-terceiro-trimestre","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/producao-nacional-de-chocolate-cresce-197-no-terceiro-trimestre\/","title":{"rendered":"Produ\u00e7\u00e3o nacional de chocolate cresce 1,97% no terceiro trimestre"},"content":{"rendered":"
A produ\u00e7\u00e3o nacional de chocolates cresceu 1,97% no terceiro trimestre de 2020 em compara\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano anterior.<\/p>\n
Esse resultado faz parte de um levantamento de dados das ind\u00fastrias associadas \u00e0 ABICAB, coletados e consolidados pela KPMG e coordenados pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Chocolate, Amendoim e Balas (ABICAB).<\/p>\n
A retomada de produ\u00e7\u00e3o se deu, principalmente, pela necessidade de reposi\u00e7\u00e3o dos estoques, j\u00e1 que o n\u00edvel de consumo dos produtos se manteve est\u00e1vel. Para o presidente da ABICAB, Ubiracy Fons\u00eaca, a crise econ\u00f4mica causada pelo coronav\u00edrus impactou a produ\u00e7\u00e3o, por\u00e9m j\u00e1 h\u00e1 uma perspectiva de melhora para o setor. “Mesmo com a queda em volume, o que j\u00e1 era previsto dado o cen\u00e1rio da crise, o h\u00e1bito de consumo do produto se manteve e isso nos ajudou no processo de retomada”, diz.<\/p>\n
Os tabletes de chocolate, um dos destaques do trimestre, apresentaram crescimento de 28,4% em sua produ\u00e7\u00e3o. Esse crescimento foi impulsionado por uma mudan\u00e7a no padr\u00e3o de consumo causado pela pandemia. De acordo com uma pesquisa Kantar realizada no primeiro semestre deste ano, a altera\u00e7\u00e3o no padr\u00e3o de consumo se deu por conta do crescimento do autosservi\u00e7o que ganhou 3,3 milh\u00f5es de novos lares, indicando a transi\u00e7\u00e3o para um modelo de compra de abastecimento. O crescimento de vendas neste canal foi puxado especialmente pelo pequeno varejo de autosservi\u00e7os.<\/p>\n
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o setor apresenta uma queda de 14,3% na produ\u00e7\u00e3o. Ainda assim, Fons\u00eaca est\u00e1 otimista. “Estamos retomando as atividades aos poucos, por\u00e9m j\u00e1 \u00e9 notada uma melhora em termos de consumo e movimenta\u00e7\u00e3o nas lojas”, conta o presidente da ABICAB.<\/p>\n
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Dados coletados pela KPMG e coordenados pela ABICAB, indicam retomada do setor ap\u00f3s per\u00edodo de queda registrado no in\u00edcio da pandemia de Covid-19<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1014594,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[11275,1136,2384,1037],"yoast_head":"\n