{"id":1028136,"date":"2020-08-18T07:50:55","date_gmt":"2020-08-18T10:50:55","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1028136"},"modified":"2020-08-18T15:12:34","modified_gmt":"2020-08-18T18:12:34","slug":"mais-vinho-menos-energetico-como-a-pandemia-mudou-o-comportamento-de-consumo-dos-jovens","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/mais-vinho-menos-energetico-como-a-pandemia-mudou-o-comportamento-de-consumo-dos-jovens\/","title":{"rendered":"Mais vinho, menos energ\u00e9tico: como a pandemia mudou o comportamento de consumo dos jovens"},"content":{"rendered":"

A pandemia derrubou o consumo de energ\u00e9ticos entre os jovens. Esse comportamento \u00e9 reflexo direto do isolamento social. Afinal, esse tipo de bebida costuma ser consumida como um esquenta para baladas, shows, encontros e festas \u2013 eventos que foram cancelados durante a quarentena.<\/p>\n

Estudo realizado pela Dotz mostra que o gasto m\u00e9dio com energ\u00e9ticos de consumidores com at\u00e9 30 anos caiu 29% nos meses abril e maio em rela\u00e7\u00e3o a igual per\u00edodo de 2019.<\/p>\n

Em contrapartida, o jovem passou a consumidor mais vinho. O aumento nessa faixa et\u00e1ria foi de 38%, indicando uma mudan\u00e7a no comportamento de compra.<\/p>\n

\u201cBasta olhar para dentro de casa. Tenho duas filhas, de 18 e 21 anos. Elas s\u00e3o reflexo desse movimento. Elas sa\u00edam de sexta e s\u00e1bado, tomavam um energ\u00e9tico antes. Agora, a din\u00e2mica mudou\u201d, afirma F\u00e1bio Santoro, vice-presidente da Dotz, programa de fidelidade que analisou o padr\u00e3o de compra de 2,3 milh\u00f5es de pessoas.<\/p>\n

Efeito Zoom<\/h5>\n

De um modo geral, a pandemia elevou o consumo de vinho em todas as faixas et\u00e1rias. De janeiro a maio, as vendas subiram 12% em rela\u00e7\u00e3o a igual per\u00edodo de 2019. Especialistas enxergam nesse aumento um pouco do efeito Zoom, ou seja, das videoconfer\u00eancias entre amigos.<\/p>\n

Outro fator que contribuiu para isso foi a expans\u00e3o do e-commerce de vinhos.<\/p>\n

No caso dos jovens, Santoro diz que muitos est\u00e3o conhecendo o vinho dentro de casa. \u201cMuitas fam\u00edlias est\u00e3o apresentando o vinho para seus jovens na pandemia. E eles est\u00e3o experimentando e gostando.\u201d<\/p>\n

Fim da saidinha de fim de semana<\/h5>\n

Santoro afirma que o consumo que o jovem fazia de fim de semana foi deslocado para dentro de casa. Em vez de bares e restaurantes, o consumidor de at\u00e9 30 anos est\u00e1 cozinhando mais. Essa conclus\u00e3o pode ser tirada sobre os itens que mais tiveram crescimento na cesta de consumo desse p\u00fablico:<\/p>\n