{"id":1026505,"date":"2020-06-25T07:54:38","date_gmt":"2020-06-25T10:54:38","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1026505"},"modified":"2020-06-25T11:31:51","modified_gmt":"2020-06-25T14:31:51","slug":"pao-de-acucar-expande-app-de-entregas-james-delivery","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pao-de-acucar-expande-app-de-entregas-james-delivery\/","title":{"rendered":"P\u00e3o de A\u00e7\u00facar expande app de entregas James Delivery"},"content":{"rendered":"
A pandemia acelerou os planos da James Delivery, que aumentou o n\u00famero de cidades atendidas, lan\u00e7ou mais servi\u00e7os e acrescentou estabelecimentos a sua plataforma, como as farm\u00e1cias de Raia e Drogasil. Mas a concorr\u00eancia tamb\u00e9m n\u00e3o para de crescer<\/p>\n
Nos \u00faltimos anos, uma cena se tornou comum nos centros urbanos do Pa\u00eds. Com marcas como Rappi e iFood estampadas nos boxes presos \u00e0s costas, milhares de motoqueiros percorrem ruas e avenidas diariamente e entregam quase de tudo. De comida a rem\u00e9dios a produtos de pet shops e documentos.<\/p>\n
A pandemia deixou ainda mais em evid\u00eancia esse setor da economia, adicionando outras categorias a esses pacotes. A mais recente delas foram as entregas de supermercados, que ganharam f\u00f4lego com a Covid-19. E uma das empresas que est\u00e1 se aproveitando dessa crise para crescer \u00e9 o James Delivery, comprada pelo Grupo P\u00e3o de A\u00e7\u00facar (GPA) em 2018.<\/p>\n
\u201cSomos uma empresa online dentro de um grupo tradicional. E os \u00fanicos do setor que n\u00e3o s\u00e3o players puros de tecnologia\u201d, diz Lucas Ceschin, cofundador e CEO do James Delivery. \u201cN\u00e3o precisamos ser o maior app. Mas essa integra\u00e7\u00e3o com o P\u00e3o de A\u00e7\u00facar nos permite ser o maior no varejo alimentar.\u201d<\/p>\n
Na esteira da pandemia, o P\u00e3o de A\u00e7\u00facar acelerou os planos de expans\u00e3o do James Delivery de 18 para 25 cidades do Pa\u00eds. Estruturado nas primeiras semanas da crise, o novo mapa incluiu munic\u00edpios como S\u00e3o Caetano do Sul, S\u00e3o Vicente e Barueri, no estado de S\u00e3o Paulo, e Jaboat\u00e3o dos Guararapes, em Pernambuco. Hoje, o servi\u00e7o est\u00e1 ativo em 134 lojas do grupo.<\/p>\n
O coronav\u00edrus est\u00e1 tamb\u00e9m no centro da intera\u00e7\u00e3o com a foodtech Cheftime, outra startup do GPA. O grupo antecipou o lan\u00e7amento do Restaurante Cheftime, projeto de delivery de refei\u00e7\u00f5es prontas, com dark kitchens conectadas ao James Delivery. O servi\u00e7o est\u00e1 dispon\u00edvel em S\u00e3o Paulo, S\u00e3o Caetano do Sul, no ABC paulista, e no Rio de Janeiro e em Niter\u00f3i (RJ).<\/p>\n
Neste per\u00edodo, o James Delivery, que atende ainda verticais como restaurantes e o varejo em geral, tamb\u00e9m identificou um aumento de 200% nas ades\u00f5es de novos estabelecimentos, com a participa\u00e7\u00e3o de categorias nas quais ainda tinha pouca presen\u00e7a, como lojas de shoppings, padarias e pet shops.<\/p>\n
Nesse universo, a categoria de maior crescimento foi a de farm\u00e1cias. O segmento, que j\u00e1 contava com as drogarias do pr\u00f3prio grupo varejista, ganhou tra\u00e7\u00e3o a partir de uma parceria do GPA com a Raia Drogasil (RD), no fim de 2019, que resultou na cria\u00e7\u00e3o da Stix Fidelidade. A opera\u00e7\u00e3o re\u00fane mais de 55 milh\u00f5es de clientes dos programas de fidelidade das duas companhias.<\/p>\n
O acordo abriu caminho para a inclus\u00e3o das unidades da RD, que tem mais de 2,1 mil lojas no Pa\u00eds, no servi\u00e7o do James Delivery. Hoje, j\u00e1 s\u00e3o 175 drogarias em todas as cidades que a startup est\u00e1 presente.<\/p>\n
Outra a\u00e7\u00e3o foi o lan\u00e7amento do James Prime, servi\u00e7o de assinatura que oferece fretes gr\u00e1tis e descontos nas entregas. Para impulsionar a ades\u00e3o, a startup isentou a taxa mensal de R$ 19,90 para as pessoas pertencentes ao grupo de risco da Covid-19.<\/p>\n
Embora n\u00e3o revele n\u00fameros, Ceschin disse que todas essas a\u00e7\u00f5es trouxeram maior recorr\u00eancia nas compras e ampliaram o perfil do p\u00fablico atendido, antes mais concentrado nas faixas et\u00e1rias de 20 a 40 anos.<\/p>\n
\u201cAgora, temos muitos usu\u00e1rios acima de 60 anos\u201d, diz Ceschin. \u201cA pandemia fez esse tipo de servi\u00e7o chegar ao mainstream. Em duas semanas, chegamos a metas que levar\u00edamos, no m\u00ednimo, cinco anos para alcan\u00e7ar.\u201d<\/p>\n
A crise fez ainda com que muitos usu\u00e1rios experimentassem os servi\u00e7os de delivery. Segundo um estudo da Ebit Nielsen, 31% dos clientes que fizeram compras digitais em supermercados entre 17 de mar\u00e7o e 27 de abril, usaram esse expediente pela primeira vez.<\/p>\n
O avan\u00e7o da categoria se refletiu na opera\u00e7\u00e3o da James Delivery. Em mar\u00e7o, o aplicativo registrou mais de 80% de crescimento no n\u00famero de downloads, chegando a uma base de 2,5 milh\u00f5es de usu\u00e1rios.<\/p>\n
No per\u00edodo, houve um salto superior a 3.000% no volume bruto de mercadorias e de 225% no t\u00edquete m\u00e9dio das compras na vertical de varejo. O n\u00famero de pedidos cresceu 862%.<\/p>\n
No plano para atrair mais usu\u00e1rios para o servi\u00e7o, Ceschin destaca que o maior benef\u00edcio de estar sob o guarda-chuva do GPA \u00e9 ter o acesso total aos estoques e demais informa\u00e7\u00f5es das lojas do grupo. A rede, por sua vez, tem em m\u00e3os os dados coletados pelo aplicativo, como frequ\u00eancia e comportamentos de compra.<\/p>\n
Essa combina\u00e7\u00e3o permite que o James Delivery contorne uma quest\u00e3o que j\u00e1 domina as entregas de outras categorias e que promete influenciar tamb\u00e9m as encomendas no varejo alimentar.<\/p>\n
\u201cO segmento vai ficar commoditizado e restrito \u00e0 disputa de pre\u00e7os nas taxas de entrega\u201d, diz Ceschin. \u201cEm vez de brigar por margem, nosso plano \u00e9 focar na experi\u00eancia do consumidor.\u201d<\/p>\n
Nessa dire\u00e7\u00e3o, depois de integrar essas duas bases, a parceria come\u00e7a a refor\u00e7ar o investimento em sugest\u00f5es mais personalizadas para atrair e reter usu\u00e1rios.<\/p>\n
\u201cPodemos conhecer melhor o cliente, entender o que ele busca e indicar, inclusive, outras categorias\u201d, afirma o CEO do James Delivery. \u201cE n\u00e3o se trata necessariamente de faz\u00ea-lo comprar mais. Mas sim, dele comprar o que realmente quer.\u201d<\/p>\n
Para Ceschin, esse foco ganha ainda mais destaque diante de uma tend\u00eancia que pode afetar outros apps rivais. \u201cCom o efeito WeWork, os investidores est\u00e3o mais c\u00e9ticos sobre o modelo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes a qualquer custo\u201d, diz. \u201cFocar na fideliza\u00e7\u00e3o do cliente vai ser cada vez mais uma quest\u00e3o central no discurso.\u201d<\/p>\n
Nessa corrida aos supermercados, o James Delivery tem cada vez mais companhia. O interesse crescente dos aplicativos nesse espa\u00e7o vem sendo alimentado pelo fato de o segmento trazer recorr\u00eancia, palavra que soa como m\u00fasica aos ouvidos de qualquer opera\u00e7\u00e3o ligada ao e-commerce.<\/p>\n
No exterior, um exemplo dessa aten\u00e7\u00e3o \u00e9 a americana Instacart, que j\u00e1 captou US$ 2,1 bilh\u00f5es com investidores como Sequoia Capital. O aporte mais recente, de US$ 225 milh\u00f5es, veio na semana passada e foi liderado pelos fundos DST Global e General Catalyst, avaliando a empresa em US$ 13,7 bilh\u00f5es.<\/p>\n
No Brasil, a Rappi \u00e9 uma das pioneiras e mant\u00e9m um acordo com o Carrefour. O iFood tamb\u00e9m entrou nessa disputa e criou h\u00e1 um ano o iFood Mercado. O servi\u00e7o j\u00e1 est\u00e1 presente em 80 cidades do Pa\u00eds, com mais de 400 estabelecimentos, em sua maioria mercados de bairros e redes independentes.<\/p>\n
Em janeiro, a B2W tamb\u00e9m ingressou nesse espa\u00e7o, ao adquirir a Supermercado Now. J\u00e1 a chilena Cornershop chegou ao Pa\u00eds no fim de 2019, depois de a Uber comprar o seu controle. E tem em sua base redes como o Big (ex-Walmart) e o Carrefour.<\/p>\n
Para fontes ouvidas pelo NeoFeed, o compartilhamento de dados, uma quest\u00e3o cr\u00edtica nessa rela\u00e7\u00e3o entre aplicativos e estabelecimentos, \u00e9 um ponto positivo para o James Delivery e o GPA nesse cen\u00e1rio de aumento da concorr\u00eancia.<\/p>\n
Esse \u00e9 um dos motivos que explicam a decis\u00e3o do grupo investir na compra do aplicativo, em dezembro de 2018. At\u00e9 ent\u00e3o, o GPA mantinha uma parceria com a Rappi.<\/p>\n
\u201cO GPA entendeu que estava alimentando o inimigo e criando um monstro\u201d, diz Walter Sabini Jr., s\u00f3cio-fundador do grupo de investimentos Hi Partners Capital. \u201cEsses aplicativos guardam informa\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas das transa\u00e7\u00f5es.\u201d<\/p>\n
S\u00f3cio da consultoria Varese, Alberto Serrentino refor\u00e7a esse diferencial. \u201cNesse mercado, nenhum dos lados t\u00eam uma vis\u00e3o \u00fanica da jornada do cliente\u201d, diz. \u201cGPA e James ter\u00e3o uma alavanca brutal de crescimento se trabalharem essas informa\u00e7\u00f5es em conjunto.\u201d<\/p>\n
Ele cita ainda que a parceria com a RD pode dar ainda mais massa cr\u00edtica a esse volume. E ressalta o pioneirismo digital do GPA, sua multiplicidade de formatos e capilaridade como outras vantagens para o aplicativo. Mas tamb\u00e9m enxerga problemas na parceria.<\/p>\n
\u201cOs outros competidores est\u00e3o sendo mais agressivos na ideia de se consolidarem como superapps\u201d, diz Serrentino. \u201cComo est\u00e1 ancorada no GPA, o James demanda menos caixa para escalar, mas, por outro lado, seu portf\u00f3lio \u00e9 mais estreito e sua curva de crescimento \u00e9 menor.\u201d<\/p>\n
Sabini Jr. segue a mesma linha. \u201cO fato de estar embaixo de um \u00fanico grupo pode restringir muito, mesmo pensando apenas no varejo alimentar\u201d, afirma. \u201cSer agn\u00f3stico \u00e9 um fator crucial nesse modelo.\u201d<\/p>\n
Al\u00e9m dos aplicativos j\u00e1 mais estabelecidos, a batalha das g\u00f4ndolas deve ficar ainda mais acirrada com a entrada recente do Mercado Livre e do Magazine Luiza no segmento<\/p>\n
Al\u00e9m dos rivais j\u00e1 mais estabelecidos, os dois analistas acrescentam que essa batalha das g\u00f4ndolas deve ficar ainda mais acirrada com a entrada recente do Mercado Livre e do Magazine Luiza nesse nicho.<\/p>\n
\u201cE, no m\u00e9dio prazo, n\u00e3o d\u00e1 para desprezar a Amazon, que j\u00e1 colocou esse neg\u00f3cio como um de seus focos nos Estados Unidos\u201d, diz Serrentino. \u201cE que, em algum momento, pode desembarcar fortemente com essa oferta tamb\u00e9m no Brasil.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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