{"id":10258,"date":"2013-10-18T15:50:29","date_gmt":"2013-10-18T15:50:29","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/instituto-quer-elevar-food-service-brasileiro-ao-padrao-internacional\/"},"modified":"2013-10-18T15:50:29","modified_gmt":"2013-10-18T15:50:29","slug":"instituto-quer-elevar-food-service-brasileiro-ao-padrao-internacional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/instituto-quer-elevar-food-service-brasileiro-ao-padrao-internacional\/","title":{"rendered":"Instituto quer elevar food service brasileiro ao padr\u00e3o internacional"},"content":{"rendered":"
H\u00e1 dois meses, foi inaugurado o Instituto de Food Service Brasil (IFB) com os objetivos de explorar as possibilidades e aumentar a capacidade deste mercado. Formado inicialmente por 20 empresas de v\u00e1rios segmentos, como distribuidores, ind\u00fastria, varejo e operadores log\u00edsticos, o projeto tem como principal intuito unir a cadeia de valor do food service, que concentra cerca de 170.000 empregos diretos no Brasil e tem um faturamento anual de 130 bilh\u00f5es de reais. Para se ter uma ideia da dimens\u00e3o desse mercado, basta dizer que em 2012 cerca de 31% da popula\u00e7\u00e3o brasileira fez suas refei\u00e7\u00f5es fora do lar ou comprou alimentos prontos. Em sete anos, esse consumo dever\u00e1 representar 40% dos gastos com alimenta\u00e7\u00e3o. \u201cO IFB tem por miss\u00e3o promover o amadurecimento desse mercado e fazer com que o Brasil atinja padr\u00f5es de consumo mundial em alimenta\u00e7\u00e3o fora do lar e efici\u00eancia operacional em prol do consumidor\u201d, afirma Tupa Gomes, CEO da Martin Brower e coordenador-geral do IFB.<\/p>\n
Em compara\u00e7\u00e3o com um dos pa\u00edses onde \u00e9 maior a demanda da alimenta\u00e7\u00e3o fora do lar, os Estados Unidos, o mercado brasileiro tem uma demanda 17% inferior na presta\u00e7\u00e3o desse servi\u00e7o. \u201cNa verdade, eles s\u00e3o refer\u00eancia por terem uma economia moderna e de primeiro mundo. Isso contribui para que a popula\u00e7\u00e3o fa\u00e7a suas refei\u00e7\u00f5es fora do lar. L\u00e1 isso n\u00e3o \u00e9 encarado como lazer, mas sim como uma modalidade de alimenta\u00e7\u00e3o\u201d, diz Gomes. Segundo o executivo, a urbaniza\u00e7\u00e3o, o aumento do n\u00edvel de renda familiar e o crescimento das cidades contribu\u00edram para o desenvolvimento de novas ferramentas e de novos produtos para esta \u00e1rea.\u00a0<\/p>\n
A respeito da cadeia de distribui\u00e7\u00e3o, o CEO da Martin Brower ressalta os problemas log\u00edsticos enfrentados atualmente pelo setor. \u201cA dificuldade para transitar pelos centros urbanos transformou-se hoje em um problema realmente muito complicado. A meu ver, a opera\u00e7\u00e3o de distribui\u00e7\u00e3o no Pa\u00eds \u00e9 ineficaz. Por exemplo, o trabalho com produtos congelados, que demanda especializa\u00e7\u00e3o e equipamentos caros e diferenciados, \u00e9 bem mais complexo que o trabalho com produtos secos\u201d, diz. Para movimentar e dar in\u00edcio \u00e0s mudan\u00e7as, os 20 associados se re\u00fanem com o prop\u00f3sito de discutir assuntos como esse e desenvolver solu\u00e7\u00f5es. Ao todo, cinco comit\u00eas s\u00e3o realizados duas vezes por semana.<\/p>\n
Desafios<\/strong> Informa\u00e7\u00e3o \u2013 os dados de que se disp\u00f5e sobre o segmento n\u00e3o s\u00e3o suficientemente concretos e muitas vezes est\u00e3o pulverizados por setor. A ideia \u00e9 cruzar os dados e pesquisas de cada setor e estudar os poss\u00edveis n\u00fameros de crescimento e expans\u00e3o do food service.<\/p>\n Tributa\u00e7\u00e3o \u2013 o segmento tem m\u00e1 interpreta\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria, que n\u00e3o abrange a cadeia como um todo. As redes de restaurantes est\u00e3o sendo afetadas por substitui\u00e7\u00f5es tribut\u00e1rias, que acabam chegando ao prato do fregu\u00eas.<\/p>\n Entrega \u2013 Atualmente, os centros urbanos das principais capitais do Pa\u00eds permitem apenas a circula\u00e7\u00e3o de VUCs (ve\u00edculos urbanos de carga), mas uma rede com grande demanda tem necessidade de caminh\u00f5es de grande porte.\u00a0 Consumo \u2013 Conforme o mercado de turismo melhora e as festividades internacionais se aproximam, consolida-se cada vez mais a evid\u00eancia de que a seguran\u00e7a alimentar \u00e9 fundamental para o aumento da demanda pela alimenta\u00e7\u00e3o fora do lar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" IFB vai acelerar o desenvolvimento da alimenta\u00e7\u00e3o fora do lar<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[],"tags":[533,941,878,309,1716,1129,98,879,1169,310],"yoast_head":"\n
As cinco prioridades iniciais que o grupo do IFB pretende transformar<\/p>\n
Colaboradores \u2013 Esse \u00e9 um mercado que precisa de m\u00e3o de obra especializada e permanente, ponto para o qual as empresas devem ter aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n