{"id":1025563,"date":"2020-05-18T08:20:56","date_gmt":"2020-05-18T11:20:56","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1025563"},"modified":"2020-05-18T11:51:44","modified_gmt":"2020-05-18T14:51:44","slug":"gpa-antecipa-projeto-de-marketplace","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/gpa-antecipa-projeto-de-marketplace\/","title":{"rendered":"GPA antecipa projeto de marketplace"},"content":{"rendered":"

O GPA, dono das redes P\u00e3o de A\u00e7\u00facar, Extra e Assa\u00ed, acelerou projetos nas \u00e1reas alimentar e digital ap\u00f3s a crise gerada pela pandemia, e manteve o atual plano de venda de ativos no valor de cerca de R$ 3 bilh\u00f5es. Al\u00e9m disso, anunciou a entrada da empresa no terceiro trimestre na \u00e1rea de \u201cmarketplace\u201d alimentar (shopping virtual).<\/p>\n

A varejista ainda informou ontem que n\u00e3o reduzir\u00e1 os planos de investimentos de 2020, mas adiou convers\u00f5es em bandeiras de lojas para o segundo semestre.<\/p>\n

As informa\u00e7\u00f5es foram prestadas em teleconfer\u00eancia sobre o balan\u00e7o do primeiro trimestre, que no Brasil mostrou alta de 14,7% na receita l\u00edquida, para R$ 14,5 bilh\u00f5es, ap\u00f3s um mar\u00e7o favorecido pela demanda ap\u00f3s a pandemia. Mas despesas geradas com reestrutura\u00e7\u00e3o afetaram os resultados. De janeiro a mar\u00e7o, houve preju\u00edzo consolidado de R$ 109 milh\u00f5es, versus lucro de R$ 190 milh\u00f5es em 2019.<\/p>\n

\u201cMar\u00e7o foi o melhor m\u00eas do primeiro trimestre e em abril e maio vimos uma tend\u00eancia positiva. [H\u00e1] crescimento nas vendas de dois d\u00edgitos e n\u00e3o tivemos o \u2018efeito rebote\u2019 nas vendas\u201d, disse Jorge Fai\u00e7al, presidente do multivarejo (que inclui P\u00e3o de A\u00e7\u00facar e Extra).<\/p>\n

Por conta desse cen\u00e1rio, de demanda forte e espa\u00e7o para crescimento maior do on-line ap\u00f3s a pandemia, o GPA entende que n\u00e3o cabe uma revis\u00e3o de investimentos do ano \u2013 a estimativa \u00e9 que fique entre R$ 1,6 bilh\u00e3o e R$ 1,8 bilh\u00e3o. \u201cAntecipamos projetos do on-line de 2021 ara 2020\u201d, disse Fai\u00e7al. \u201cNo on-line s\u00e3o maiores as possibilidades de se antecipar, para o curto prazo, as estrat\u00e9gias que existiam de longo prazo\u201d, completou Peter Estermann, CEO do grupo.<\/p>\n

A empresa entrou em abril no segmento de venda de pratos prontos, concorrendo com restaurantes, por meio da cria\u00e7\u00e3o de quatro \u201cdark kitchens\u201d (cozinhas para produ\u00e7\u00e3o de refei\u00e7\u00e3o para entrega) em lojas do P\u00e3o de A\u00e7\u00facar. Isso ocorre num momento em que cresce a demanda por consumo em resid\u00eancias. H\u00e1 potencial para ter essas cozinhas nas lojas do modelo mais moderno da rede (chamada gera\u00e7\u00e3o sete), que somam 43 pontos.<\/p>\n

\u201cAs mudan\u00e7as de comportamento do consumidor vieram para ficar e nossas decis\u00f5es ter\u00e3o que passar por essa nova realidade\u201d, disse a analistas Ronaldo Iabrudi, co-vice-presidente do conselho de administra\u00e7\u00e3o do GPA.<\/p>\n

A respeito do projeto envolvendo o marketplace, Estermann evitou dar maiores detalhes, mas afirmou que a empresa tem contatado varejistas que possam ter lojas nessa nova plataforma de venda online da companhia. Nesse modelo, as varejistas s\u00e3o remuneradas com um percentual sobre a venda.<\/p>\n

Neste momento, a B2W tem uma opera\u00e7\u00e3o por meio do SuperNow, site que hospeda e faz a entrega a diferentes supermercados. Nesta semana, a B2W informou que o grupo BIG (ex-Walmart) fechou acordo com a empresa para ter loja on-line na sua plataforma.<\/p>\n

Sobre o plano de venda de alguns ativos, como lojas, postos e drogarias, informado em fevereiro, o GPA diz que n\u00e3o h\u00e1 urg\u00eancia na venda, e afirma que isso n\u00e3o ocorre por quest\u00f5es de liquidez neste momento de crise. \u201cOs investidores est\u00e3o mais cautelosos, mas o mercado tem liquidez para bons projetos, e estamos num segmento resiliente. Ent\u00e3o n\u00e3o suspendemos o plano. Uruguai e Argentina tem ativos potenciais para isso [venda] tamb\u00e9m\u201d, disse Christophe Hidalgo, diretor financeiro.<\/p>\n

Eram pouco mais de R$ 6 bilh\u00f5es em caixa do grupo em mar\u00e7o, versus R$ 2,3 bilh\u00f5es um ano atr\u00e1s. Mas a d\u00edvida l\u00edquida cresceu, como analistas j\u00e1 previam (por causa de opera\u00e7\u00f5es financeiras para a compra do grupo colombiano \u00c9xito), passando de R$ 4 bilh\u00f5es para R$ 11,2 bilh\u00f5es no per\u00edodo. Nesse cen\u00e1rio, a rela\u00e7\u00e3o entre d\u00edvida l\u00edquida e lucro antes de juros, impostos, amortiza\u00e7\u00e3o e deprecia\u00e7\u00e3o (Ebitda) passou de uma vez de janeiro a mar\u00e7o de 2019 para 2,5 vezes neste ano.<\/p>\n

\u201cN\u00e3o \u00e9 um \u00edndice de alavancagem alto, mesmo tendo subido, ainda mais considerando os n\u00edveis baixos de juros que estamos agora\u201d, diz o diretor financeiro.<\/p>\n

Ontem, analistas destacaram em relat\u00f3rios como ponto positivo do balan\u00e7o o desempenho forte do Assa\u00ed, dos aplicativos de entrega e a acelera\u00e7\u00e3o do \u00c9xito. Como aspecto negativo, mencionaram a margem bruta do bra\u00e7o de supermercados e hipermercados. Durante a teleconfer\u00eancia, eles buscaram entender tamb\u00e9m o aumento de despesas de reestrutura\u00e7\u00e3o nos n\u00fameros. A a\u00e7\u00e3o ON do GPA fechou em queda de 6,26%, para R$ 59,90, segundo maior recuo do Ibovespa.<\/p>\n

A empresa disse que na linha do balan\u00e7o de \u201coutras receitas e despesas\u201d somou uma despesa de R$ 273 milh\u00f5es, principalmente relacionada a gastos com a integra\u00e7\u00e3o dos ativos Am\u00e9rica Latina (a empresa tornou-se controladora do \u00c9xito) e reestrutura\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es no Brasil, com fechamentos e convers\u00f5es de lojas.<\/p>\n

Essas convers\u00f5es de unidades, que ocorrem h\u00e1 alguns meses (como os pontos do Extra Supermercados virando Mercado Extra) devem se concentrar na segunda metade do ano, disse ontem a rede.<\/p>\n

A receita l\u00edquida total (GPA e \u00c9xito) de R$ 19,7 bilh\u00f5es veio em linha com o esperado pelo BB Investimentos, beneficiada pela incorpora\u00e7\u00e3o da \u00c9xito no resultado. Mas a margem bruta de 21,1% ficou 1,4 ponto percentual abaixo do esperado, diante da queda de 3,5 pontos da margem bruta da divis\u00e3o Multivarejo, para 25,1%, disse ela.<\/p>\n

A empresa disse a analistas que essa queda refletiu um in\u00edcio de ano mais fraco nesse bra\u00e7o, mas que esse \u00edndice vem em processo de recupera\u00e7\u00e3o deste ent\u00e3o.<\/p>\n

Segundo Fai\u00e7al, o aumento da participa\u00e7\u00e3o da rede P\u00e3o de A\u00e7\u00facar nas vendas, ap\u00f3s a corrida de cliente \u00e0s lojas, deve melhorar a rentabilidade da unidade.<\/p>\n

Segundo os analistas, o Assa\u00ed novamente apresentou resultados operacionais robustos, com alta de 23,4% na receita l\u00edquida e de 33,6% no Ebitda. A rede de atacado Assa\u00ed ganhou 2,5 milh\u00f5es de clientes no primeiro trimestre e, ap\u00f3s o isolamento social, teve \u201csete dias parecidos com vendas de v\u00e9spera de Natal\u201d, disse na teleconfer\u00eancia Belmiro Gomes, presidente da cadeia.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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