{"id":1024933,"date":"2020-04-20T08:13:14","date_gmt":"2020-04-20T11:13:14","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1024933"},"modified":"2020-04-20T12:11:48","modified_gmt":"2020-04-20T15:11:48","slug":"consumo-no-brasil-sofreu-retracao-na-primeira-semana-de-quarentena","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/consumo-no-brasil-sofreu-retracao-na-primeira-semana-de-quarentena\/","title":{"rendered":"Consumo no Brasil sofreu retra\u00e7\u00e3o na primeira semana de quarentena"},"content":{"rendered":"
O isolamento social muda os h\u00e1bitos de consumo, e no Brasil houve retra\u00e7\u00e3o durante o m\u00eas de mar\u00e7o. Esta \u00e9 a principal conclus\u00e3o de um estudo apresentado pela Kantar sobre os impactos da pandemia no Brasil e no mundo.<\/p>\n
Na compara\u00e7\u00e3o entre a semana do dia 9, na pr\u00e9-quarentena, e a do dia 23, houve redu\u00e7\u00e3o de 8% no gasto total dos consumidores, 5% na frequ\u00eancia de viagens aos pontos de venda e 9% no tamanho da cesta (quantidade de itens). O mesmo cen\u00e1rio foi registrado na China, onde a recupera\u00e7\u00e3o s\u00f3 se deu seis semanas ap\u00f3s o in\u00edcio da quarentena.<\/p>\n
O abastecimento inicial dos lares na semana de 16 de mar\u00e7o foi principalmente com categorias b\u00e1sicas e n\u00e3o perec\u00edveis. Gastos com papel higi\u00eanico, por exemplo, aumentaram 47% em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 semana anterior. Em seguida vieram sabonete, com 41%, detergente (40%) e \u00e1gua sanit\u00e1ria \/ alvejante (38%). Alimentos, como leite, a\u00e7\u00facar, derivados de tomate, iogurte e massa, tamb\u00e9m se destacaram.<\/p>\n
J\u00e1 na semana de 23 de mar\u00e7o, as categorias que mais cresceram foram lingui\u00e7as e embutidos (+15%), \u00e1gua sanit\u00e1ria e alvejantes (+8%), \u00e1gua mineral (+8%), frangos (+7%), leite (+6%), acess\u00f3rios de limpeza (+6%), alimentos para pets (+5%), iogurte (+2%) e p\u00e3o industrializado (+2%). Em compensa\u00e7\u00e3o, a cesta que sofreu maior impacto foi a de higiene. Os gastos com absorventes e desodorantes ca\u00edram 34%, creme dental 30% e produtos p\u00f3s xampu 28%. A retra\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m foi notada nos produtos indulgentes. Entre eles, salgadinhos (-23%), sucos (-19%), refrigerantes (-13%) e achocolatados (-11%).<\/p>\n
\u201cNa p\u00f3s-estocagem foram priorizados os produtos para limpeza da casa e os n\u00e3o perec\u00edveis. J\u00e1 entre os formatos, o varejo tradicional permaneceu importante, enquanto farm\u00e1cias e hipermercados perderam espa\u00e7o entre os consumidores brasileiros\u201d, explica David Fiss, Diretor de Client Service & New Business da Kantar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
\u00c9 o que aponta mais um estudo da Kantar, l\u00edder global em dados, insights e consultoria, sobre a Covid-19<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":69058,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9963,599,695,1256,59249,60204,4069,60477],"yoast_head":"\n