{"id":1023877,"date":"2020-03-03T09:27:40","date_gmt":"2020-03-03T12:27:40","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1023877"},"modified":"2020-03-03T11:52:42","modified_gmt":"2020-03-03T14:52:42","slug":"levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/","title":{"rendered":"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai"},"content":{"rendered":"

O varejo brasileiro vendeu mais no ano passado, por\u00e9m, pressionado pela concorr\u00eancia agressiva – num ambiente de recupera\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica lenta – tem perdido rentabilidade para se manter competitivo, mostra levantamento do Valor Data com dez grandes varejistas de capital aberto que j\u00e1 publicaram seus balan\u00e7os de 2019.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, a necessidade de aumentar despesas operacionais para estruturar melhor a opera\u00e7\u00e3o digital – e o pr\u00f3prio crescimento desse segmento, historicamente menos rent\u00e1vel – tamb\u00e9m afetou as margens das redes em 2019. Fazem parte da amostra GPA, Carrefour, Burger King, Lojas Americanas, B2W, Magazine Luiza, Guararapes (dona da Riachuelo), Renner, Raia Drogasil (Grupo RD) e Extrafarma<\/p>\n

Fazem parte da amostra GPA, Carrefour, Burger King, Lojas Americanas, B2W, Magazine Luiza, Guararapes (dona da Riachuelo), Renner, Raia Drogasil (Grupo RD) e Extrafarma.<\/p>\n

A receita l\u00edquida dessas redes subiu 13,6% em 2019 sobre o ano anterior, alcan\u00e7ando R$ 195 bilh\u00f5es. Em termos reais, ao deflacionar o \u00edndice pelo IPCA, a alta foi de 8,8%. Cresceram acima disso Magazine Luiza, Burger King, GPA, Renner e Grupo RD.<\/p>\n

Na m\u00e9dia, todos os indicadores de margem ca\u00edram. A taxa bruta recuou 0,7 ponto percentual, de 29% para 28,3%. A margem Ebitda, que considera lucro antes de juros, impostos, amortiza\u00e7\u00e3o e deprecia\u00e7\u00e3o, passou de 9,1% para 8,6%.<\/p>\n

A queda das duas margens indica um cen\u00e1rio com diferentes press\u00f5es simult\u00e2neas. Algumas empresas, como a Riachuelo, informaram em seus balan\u00e7os que venderam mais itens de baixa rentabilidade, como celulares. A Raia Drogasil, l\u00edder em farm\u00e1cias, afirmou a analistas que a perda de margem bruta deveu-se, em parte, a uma \u201cestrat\u00e9gia agressiva de pre\u00e7os\u201d.<\/p>\n

Outras cadeias reinauguraram lojas, e para atrair clientes, fizeram mais promo\u00e7\u00f5es, como no caso do GPA, que tem reformado supermercados. \u201cIremos manter [em 2020] o n\u00edvel de competitividade no patamar do que tivemos no final de 2019, no entanto, iremos usar de outras formas para neutralizar poss\u00edveis efeitos negativos de margem\u201d, afirmou a empresa, em nota ao Valor. Diminuir os \u00edndices de ruptura (falta de produto) e personalizar mais as ofertas aos clientes ser\u00e3o algumas dessas a\u00e7\u00f5es, acrescentou o grupo.<\/p>\n

As varejistas tamb\u00e9m abriram m\u00e3o de parte da margem para gastar mais nas opera\u00e7\u00f5es on-line. Isso eleva despesas e afeta a margem Ebitda. O Magazine Luiza informou que suas despesas com vendas subiram para trazer novos consumidores ao seu site e melhorar o n\u00edvel servi\u00e7o (prazo de envio, por exemplo). A rede tamb\u00e9m mencionou uma agressividade maior de rivais, sem citar nomes.<\/p>\n

\u201cVender com 50% de desconto, dar \u2018cashback\u2019 de 30% \u00e9 muito f\u00e1cil. Esse tipo de subs\u00eddio n\u00f3s n\u00e3o praticamos. Nosso foco \u00e9 ter escala. E n\u00e3o simplesmente vender abaixo do pre\u00e7o de custo\u201d, disse Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, em teleconfer\u00eancia para analistas. \u201cNosso investimento est\u00e1 principalmente [em gastos maiores] na despesa, no Ebitda, do que na margem bruta. Mas claro, que se precisar, vamos fazer [subsidiar pre\u00e7o ao consumidor]\u201d. Na avalia\u00e7\u00e3o do consultor En\u00e9as Pestana, fundador da En\u00e9as Pestana & Associados, principalmente em supermercados, grandes redes tiveram que reagir a a\u00e7\u00f5es promocionais de concorrentes regionais.<\/p>\n

Outro fator que pesa sobre as margens, lembra Pestana, \u00e9 a maior participa\u00e7\u00e3o do atacarejo nas vendas dos grupos (o segmento tem margens menores que a m\u00e9dia) e as negocia\u00e7\u00f5es mais dif\u00edceis com a ind\u00fastria, que pagam incentivos de venda (como verbas comerciais) aos varejistas. \u201cUma das rea\u00e7\u00f5es do setor \u00e9 passar parte dessa conta aos fornecedores. Mas a ind\u00fastria j\u00e1 vem sendo pressionada h\u00e1 anos, com a recente crise no consumo, e ainda sofre com o d\u00f3lar alto, um custo que subiu e ainda n\u00e3o foi totalmente repassado ao consumidor. Por isso, \u2018tirar\u2019 mais do fabricante est\u00e1 complicado\u201d, afirmou ele.<\/p>\n

Para 2020, especialistas acreditam a concorr\u00eancia acirrada deve se manter, com pouco espa\u00e7o para uma recupera\u00e7\u00e3o de rentabilidade. \u201cAinda deve ser um ano de certa volatilidade, com alguns indicadores melhores, como gera\u00e7\u00e3o de emprego, mas n\u00e3o a ponto de mudar esse cen\u00e1rio de desempenho. O caminho ainda ser\u00e1 de ampliar receita com margem Ebitda sem expectativa de melhora\u201d, disse Eduardo Terra, s\u00f3cio-diretor da BTR Educa\u00e7\u00e3o e Consultoria.<\/p>\n

O levantamento do Valor Data mostra ainda uma alta de 13,6% no total investido pelas varejistas em 2019, atingindo R$ 8,38 bilh\u00f5es. Em quatro redes (Carrefour, Lojas Americanas, Renner e Riachuelo) os gastos no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico cresceram mais que os desembolsos em lojas f\u00edsicas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Fazem parte da amostra GPA, Carrefour, Burger King, Lojas Americanas, B2W, Magazine Luiza, Guararapes (dona da Riachuelo), Renner, Raia Drogasil (Grupo RD) e Extrafarma.<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1007443,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9958,938,1305,242,59587,210],"yoast_head":"\nLevantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Fazem parte da amostra GPA, Carrefour, Burger King, Lojas Americanas, B2W, Magazine Luiza, Guararapes (dona da Riachuelo), Renner, Raia Drogasil (Grupo RD) e Extrafarma.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2020-03-03T12:27:40+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2020-03-03T14:52:42+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/09\/Carrefour-fachada.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/\",\"name\":\"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2020-03-03T12:27:40+00:00\",\"dateModified\":\"2020-03-03T14:52:42+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai","og_description":"Fazem parte da amostra GPA, Carrefour, Burger King, Lojas Americanas, B2W, Magazine Luiza, Guararapes (dona da Riachuelo), Renner, Raia Drogasil (Grupo RD) e Extrafarma.","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2020-03-03T12:27:40+00:00","article_modified_time":"2020-03-03T14:52:42+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/09\/Carrefour-fachada.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/","name":"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2020-03-03T12:27:40+00:00","dateModified":"2020-03-03T14:52:42+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/levantamento-com-grandes-redes-mostra-que-varejo-brasileiro-eleva-venda-mas-margem-cai\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Levantamento com grandes redes mostra que varejo brasileiro eleva venda, mas margem cai"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1023877"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1023877"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1023877\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1007443"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1023877"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1023877"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1023877"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}