{"id":1021573,"date":"2019-11-25T10:23:09","date_gmt":"2019-11-25T13:23:09","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1021573"},"modified":"2019-11-25T12:00:29","modified_gmt":"2019-11-25T15:00:29","slug":"geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/","title":{"rendered":"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool"},"content":{"rendered":"

Se a brit\u00e2nica Becky Kean quiser algum dia organizar uma festa com \u00e1lcool em sua cervejaria, ela vai ter que comprar bebidas em algum outro lugar. Isso porque a empresa da jovem, a Nirvana Brewery, localizada em Londres, s\u00f3 produz cervejas sem \u00e1lcool.<\/p>\n

No card\u00e1pio h\u00e1 sete tipos deferentes da bebida, de pale ale a stout, at\u00e9 uma com ch\u00e1 verde. Nenhuma delas, entretanto, capaz de deixar os clientes b\u00eabados.<\/p>\n

Um d\u00e9cada atr\u00e1s, bares como o Nirvana talvez fossem incompreendidos ou ridicularizados. Sim, a cerveja sem \u00e1lcool existe h\u00e1 bastante tempo – uma das pioneiras, a Kaliber, da cervejaria Guinness, foi lan\u00e7ada em 1986 -, mas costumavam vender pouco e, por isso, n\u00e3o chegavam a ganhar destaque no portf\u00f3lio das marcas.<\/p>\n

Em geral, elas eram do estilo pale lager, de um dourado p\u00e1lido, e n\u00e3o muito agrad\u00e1veis ao paladar dos bebedores – que quase sempre se restringiam ao motorista da rodada ou a gr\u00e1vidas.<\/p>\n

Mas tudo isso mudou nos \u00faltimos anos, diante de um aumento expressivo no volume de cervejarias artesanais dos dois lados do Atl\u00e2ntico e do crescimento no n\u00famero de pessoas que decidem beber menos ou eliminar completamente o \u00e1lcool da vida.<\/p>\n

Essa combina\u00e7\u00e3o permitiu que se multiplicassem nos \u00faltimos anos os r\u00f3tulos de cervejas com baixo teor alco\u00f3lico ou sem \u00e1lcool de diferentes estilos.<\/p>\n

A tend\u00eancia aparece nos indicadores de vendas. Segundo a consultoria brit\u00e2nica CGA, o com\u00e9rcio de cervejas com baixo teor alco\u00f3lico ou sem \u00e1lcool no Reino Unido avan\u00e7ou 28% em volume nos 12 meses at\u00e9 fevereiro deste ano, na compara\u00e7\u00e3o com os 12 meses imediatamente anteriores.<\/p>\n

A Alemanha tamb\u00e9m vive momento parecido, onde, de acordo com a Associa\u00e7\u00e3o Alem\u00e3 de Produtores de Cerveja (DBB), uma em cada 15 cervejas vendidas hoje no pa\u00eds n\u00e3o tem \u00e1lcool.<\/p>\n

N\u00e3o surpreende, portanto, que uma quantidade cada vez maior de cervejarias artesanais como a Nirvana venha optando por produzir apenas cervejas sem \u00e1lcool ou com baixo teor alco\u00f3lico.”Abrimos o neg\u00f3cio em 2017 e j\u00e1 estamos fabricando perto de meio milh\u00e3o de garrafas por ano”, diz Becky, de 29 anos.<\/p>\n

“H\u00e1 pouco tempo come\u00e7amos a exportar para a Escandin\u00e1via e para a Su\u00ed\u00e7a e estamos de olho nos mercados da \u00c1sia e da Am\u00e9rica do Sul.”<\/p>\n

A jovem conta que o pai \u00e9 alco\u00f3latra em recupera\u00e7\u00e3o – e ela queria que ele tamb\u00e9m pudesse frequentar seu bar e beber uma boa cerveja. “Pra muitas cervejarias a bebida sem \u00e1lcool \u00e9 algo complementar, que vem depois, mas n\u00f3s quer\u00edamos que este fosse nosso \u00fanico foco.”<\/p>\n

Mas o que \u00e9 exatamente uma cerveja sem \u00e1lcool? A pergunta pode soar est\u00fapida, mas no Reino Unido ela n\u00e3o tem uma resposta t\u00e3o \u00f3bvia – \u00e9 preciso olhar para dois percentuais que parecem semelhantes, mas s\u00e3o bem diferentes.<\/p>\n

Em boa parte da Uni\u00e3o Europeia e nos Estados Unidos, uma cerveja \u00e9 considerada sem \u00e1lcool quando tem teor alco\u00f3lico igual ou menor que 0,5%.<\/p>\n

J\u00e1 no Reino Unido, esse percentual limite \u00e9 menor, de 0,05%. L\u00e1, uma cerveja com 0,5% de \u00e1lcool s\u00f3 pode ser chamada de “desalcoolizada”. Como a terminologia n\u00e3o \u00e9 das mais simp\u00e1ticas, a maior parte das cervejarias brit\u00e2nicas opta por classificar as bebidas como “de baixo teor alco\u00f3lico”.<\/p>\n

As cervejas estrangeiras com teor alco\u00f3lico entre 0,05% e 0,5%, entretanto, podem sem vendidas como “sem \u00e1lcool” no Reino Unido – elas n\u00e3o precisam adaptar o r\u00f3tulo \u00e0s normas locais.<\/p>\n

“Um sujeito n\u00e3o consegue ficar b\u00eabado com uma cerveja com 0,5% de \u00e1lcool n\u00e3o importa o quanto ele beba”, diz Rob Fink, cofundador da Big Drop Brewing Company.<\/p>\n

“Para voc\u00ea ter uma ideia, uma banana madura ou uma fatia de p\u00e3o podem conter 0,5% de \u00e1lcool.”<\/p>\n

“Isso \u00e9 importante, porque \u00e9 poss\u00edvel fazer cerveja de excelente qualidade com um teor alco\u00f3lico de 0,5%, mas \u00e9 bem mais dif\u00edcil fazer o mesmo com teor alco\u00f3lico de 0,05% – \u00e9 preciso arrancar o \u00e1lcool quase que completamente, o que acaba comprometendo muito do sabor”, afirma o produtor.<\/p>\n

Tamb\u00e9m baseada em Londres, a cervejaria de Fink s\u00f3 produz cervejas com baixo teor ou sem \u00e1lcool – e exporta 40% da produ\u00e7\u00e3o para Noruega, Dinamarca, Finl\u00e2ndia, Su\u00e9cia e Canad\u00e1.<\/p>\n

Comparada \u00e0 europeia, a ind\u00fastria mundial de cerveja sem \u00e1lcool ainda est\u00e1 engatinhando, diz Bill Shufelt, um dos fundadores da cervejaria americana Athletic Brewing. Mas est\u00e1 expandindo r\u00e1pido.<\/p>\n

Quando montou sua empresa em Connecticut em 2017 com a proposta de produzir apenas bebida sem \u00e1lcool, o cervejeiro ouviu de muita gente que estava louco. “As pessoas faziam piada – mas isso sempre mudava quando elas experimentavam nossas cervejas.”<\/p>\n

A Athletic vende hoje seus produtos em todo o pa\u00eds e recentemente come\u00e7ou a exportar tamb\u00e9m para o Reino Unido.<\/p>\n

L\u00e1, o aumento do consumo de cervejas com baixo teor ou sem \u00e1lcool tamb\u00e9m vem sendo puxado pelas gera\u00e7\u00f5es mais jovens, diz o jornalista brit\u00e2nico Jeff Evans, especializado em cerveja.<\/p>\n

“Bebedores mais jovens t\u00eam uma rela\u00e7\u00e3o diferente com o \u00e1lcool”, afirma. “Eles bebem quando est\u00e3o afim, mas muitas vezes n\u00e3o se importam de se divertir sem \u00e1lcool”<\/p>\n

“Eles tamb\u00e9m est\u00e3o mais ligados \u00e0 ind\u00fastria de cervejas artesanais, marcada pela experimenta\u00e7\u00e3o e pelo foco no sabor. Junte as duas coisas e a combina\u00e7\u00e3o \u00e9 o que estamos vendo hoje: uma expans\u00e3o do setor de bebidas de baixo teor alco\u00f3lico ou \u00e1lcool zero.”<\/p>\n

A isso ele acrescenta ainda o fato de que as cervejarias t\u00eam cada vez mais conseguido desenvolver m\u00e9todos de fabrica\u00e7\u00e3o que preservam o sabor da bebida sem \u00e1lcool e criar bebidas que s\u00e3o uma “excelente alternativa” \u00e0s tradicionais.<\/p>\n

A participa\u00e7\u00e3o das cervejas sem \u00e1lcool no Brasil ainda \u00e9 pequena, mas o mercado tamb\u00e9m tem assistido \u00e0 chegada de novos r\u00f3tulos em paralelo ao crescimento das cervejarias artesanais – que saltaram de 70 para 700 no pa\u00eds nos \u00faltimos 10 anos, de acordo com a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Cresce o n\u00famero de pessoas que decidem beber menos ou eliminar completamente o \u00e1lcool da vida<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":62576,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[9962,985,52928],"yoast_head":"\nGera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Cresce o n\u00famero de pessoas que decidem beber menos ou eliminar completamente o \u00e1lcool da vida\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2019-11-25T13:23:09+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2019-11-25T15:00:29+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/cerveja-brinde.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/\",\"name\":\"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2019-11-25T13:23:09+00:00\",\"dateModified\":\"2019-11-25T15:00:29+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool","og_description":"Cresce o n\u00famero de pessoas que decidem beber menos ou eliminar completamente o \u00e1lcool da vida","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2019-11-25T13:23:09+00:00","article_modified_time":"2019-11-25T15:00:29+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/cerveja-brinde.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/","name":"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2019-11-25T13:23:09+00:00","dateModified":"2019-11-25T15:00:29+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/geracao-de-jovens-que-quer-beber-menos-impulsiona-mercado-de-cervejas-sem-alcool\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Gera\u00e7\u00e3o de jovens que quer beber menos impulsiona mercado de cervejas sem \u00e1lcool"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1021573"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1021573"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1021573\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/62576"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1021573"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1021573"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1021573"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}