{"id":1020826,"date":"2019-10-23T11:38:09","date_gmt":"2019-10-23T14:38:09","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1020826"},"modified":"2019-10-23T11:55:55","modified_gmt":"2019-10-23T14:55:55","slug":"o-que-de-fato-esta-impactando-o-pequeno-varejista-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/o-que-de-fato-esta-impactando-o-pequeno-varejista-brasileiro\/","title":{"rendered":"O que de fato est\u00e1 impactando o pequeno varejista brasileiro?"},"content":{"rendered":"
Por Caio Camargo, s\u00f3cio-diretor da GS&UP, potencializadora de Neg\u00f3cios do Grupo GS& Gouv\u00eaa de Souza<\/strong><\/p>\n
Realidade Virtual, superaplicativos, omnicanalidade. A s\u00e9rie de novos termos que a tecnologia trouxe ao cen\u00e1rio do varejo brasileiro \u00e9 gigante. Se buscar se manter ao menos alinhado com o que h\u00e1 de novo j\u00e1 se mostra uma tarefa complexa aos grandes players do mercado, os pequenos e m\u00e9dios varejistas t\u00eam um desafio ainda maior, pois mesmo quando h\u00e1 consci\u00eancia da necessidade de atualiza\u00e7\u00e3o, a disposi\u00e7\u00e3o de energia e capital de investimento \u00e9 restrita, impedindo grandes avan\u00e7os.<\/p>\n
J\u00e1 ca\u00edram por terra os tempos e as frases que sentenciavam que o varejo f\u00edsico iria morrer, ou que est\u00e1vamos em uma fase de apocalipse do varejo, ou ainda que o digital iria dominar o mercado. O tempo, por mais curto que tenha sido, j\u00e1 ajudou a provar que o que haver\u00e1 \u00e9 uma sinergia gigante entre esses dois meios, o digital e o f\u00edsico, de modo que n\u00e3o fa\u00e7a mais sentido uma vis\u00e3o desassociada de neg\u00f3cios.<\/p>\n
Mas como fica o pequeno varejo em meio a tudo isso?<\/p>\n
\u00c9 l\u00f3gico que existem varejistas e varejistas. Haver\u00e1 sempre os que j\u00e1 nascem antenados com o que est\u00e1 acontecendo, desafiando o mercado com novas propostas ou novos modelos de neg\u00f3cios, mas o que vai acontecer com a imensa maioria que vem fazendo tudo do mesmo jeito h\u00e1 anos, at\u00e9 mesmo d\u00e9cadas? Por onde come\u00e7ar?<\/p>\n
A maior mudan\u00e7a, sem d\u00favidas, est\u00e1 nas quest\u00f5es de como o cliente deseja pagar e receber por seus produtos e servi\u00e7os.<\/p>\n
O tempo \u00e9 o agora, e a forma \u00e9 cada vez mais digital, principalmente atrav\u00e9s de aplicativos e celulares.<\/p>\n