{"id":1020068,"date":"2019-09-26T12:05:11","date_gmt":"2019-09-26T15:05:11","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1020068"},"modified":"2019-09-26T12:05:11","modified_gmt":"2019-09-26T15:05:11","slug":"via-varejo-vai-manter-marca-ponto-frio-diz-klein","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/via-varejo-vai-manter-marca-ponto-frio-diz-klein\/","title":{"rendered":"Via Varejo vai manter marca Ponto Frio, diz Klein"},"content":{"rendered":"
Depois de ter retomado a posi\u00e7\u00e3o de principal acionista da Via Varejo, o empres\u00e1rio Michael Klein tem em mente recuperar “a imagem e o hist\u00f3rico” das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, fazendo com que elas cres\u00e7am em participa\u00e7\u00e3o de mercado e “voltem \u00e0s origens”, mas incorporando novas estrat\u00e9gias digitais.<\/p>\n
Em caf\u00e9 da manh\u00e3 com jornalistas nesta quarta-feira, 25, Klein, que \u00e9 presidente do conselho de administra\u00e7\u00e3o da Via Varejo, afirmou que pretende retomar o credi\u00e1rio, escanteado pela antiga gest\u00e3o da companhia, s\u00f3 que “de forma digital” (ser\u00e1 tudo no celular).<\/p>\n
Segundo ele, o grande trunfo da companhia nessa empreitada \u00e9 o hist\u00f3rico. “Temos 30 milh\u00f5es de CPFs cadastrados de pessoas que j\u00e1 compraram no carn\u00ea. Muitos deles n\u00e3o s\u00e3o bancarizados”, afirmou.<\/p>\n
Membros da nova diretoria da varejista viajaram nesta semana para a China para conhecer solu\u00e7\u00f5es de meios de pagamento e pensar em maneiras de, eventualmente, “tropicaliz\u00e1-las”.<\/p>\n
A ideia \u00e9 que, no primeiro trimestre de 2020, a Via Varejo j\u00e1 esteja com a casa “em ordem”, com as reformas necess\u00e1rias j\u00e1 executadas e com sistemas bem integrados, disse Klein.<\/p>\n
Questionado sobre como pretende capturar o novo cliente digital, que talvez n\u00e3o tenha as marcas da Via Varejo como refer\u00eancia na hora da compra, Klein afirmou que a aposta estar\u00e1 nas propagandas via redes sociais.<\/p>\n
Sobre a Amazon, que recentemente lan\u00e7ou o servi\u00e7o Amazon Prime no Brasil, ele afirmou que “n\u00e3o duvida da capacidade” da gigante, mas disse que esperar\u00e1 para ver como a empresa se sair\u00e1 num pa\u00eds t\u00e3o grande quanto o Brasil sem ter capilaridade. “A Amazon \u00e9 muito forte em marketplace (shopping virtual no qual est\u00e3o v\u00e1rios lojistas), \u00e9 diferente das outras redes que t\u00eam frota pr\u00f3pria e centros de distribui\u00e7\u00e3o. At\u00e9 eles montarem tudo, vai demandar um tempo muito grande.”<\/p>\n
Na Via Varejo, a estrat\u00e9gia para marketplace ser\u00e1 disponibilizar produtos complementares aos j\u00e1 vendidos pelas marcas da companhia.<\/p>\n
Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 expans\u00e3o f\u00edsica, a Via Varejo vai continuar com o plano de abertura de lojas, ao mesmo tempo em que far\u00e1 uma avalia\u00e7\u00e3o de unidades n\u00e3o rent\u00e1veis, com desempenhado abaixo do potencial, para eventualmente fech\u00e1-las. Em um primeiro levantamento, apenas 36 das 1.060 lojas da companhia mostraram preju\u00edzo. “Todas as outras s\u00e3o lucrativas”, afirmou Klein.<\/p>\n
Ainda segundo ele, o processo de avalia\u00e7\u00e3o das lojas que d\u00e3o preju\u00edzo ser\u00e1 mais “demorado” e poder\u00e1 se estender por um ano. Sobre a abertura de lojas, ainda n\u00e3o h\u00e1 uma meta.<\/p>\n
Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 marca Ponto Frio, Klein negou que haja planos de extingui-la. Ele reiterou que a bandeira \u00e9 muito forte no Rio de Janeiro, onde nasceu. “Vai ser preservada. Vamos analisar, mas n\u00e3o tem porque se desfazer de uma marca que est\u00e1 vendendo.”<\/p>\n
Em entrevista publicada pelo Estado no \u00faltimo domingo, 22, o presidente da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, disse que estava em estudo a manuten\u00e7\u00e3o da marca no grupo. “Ainda n\u00e3o tenho a resposta, mas vamos decidir at\u00e9 o fim do ano.”<\/p>\n
Sobre o Extra.com, o empres\u00e1rio contou que a opera\u00e7\u00e3o poder\u00e1 ser vendida para o GPA. “Ainda estamos avaliando quanto vale”, disse. O dom\u00ednio online Extra.com ficou com a Via Varejo ap\u00f3s a companhia ter incorporado a CNova, que tamb\u00e9m reunia as opera\u00e7\u00f5es online das marcas Casas Bahia e Ponto Frio.<\/p>\n
O BanQi, que oferecer\u00e1 o credi\u00e1rio da Via Varejo, operar\u00e1 como financiadora at\u00e9 atingir uma carteira de R$ 500 milh\u00f5es, quando ter\u00e1 que pedir registro no Banco Central. Segundo Michael Klein, para que isso aconte\u00e7a, deve levar cerca de seis meses. Hoje, a carteira de credi\u00e1rio da companhia fica em torno de R$ 2 bilh\u00f5es, que ser\u00e3o “migrados” para o BanQi.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Principal acionista da dona da Casas Bahia diz que bandeira \u00e9 forte no Rio de Janeiro; rede tamb\u00e9m pretende fortalecer credi\u00e1rio, s\u00f3 que de maneira digital<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1007459,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9962,10071,9966],"yoast_head":"\n