{"id":1019228,"date":"2019-08-28T13:13:10","date_gmt":"2019-08-28T16:13:10","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1019228"},"modified":"2019-08-28T13:13:10","modified_gmt":"2019-08-28T16:13:10","slug":"4-tendencias-de-comportamento-e-consumo-para-ficar-de-olho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/4-tendencias-de-comportamento-e-consumo-para-ficar-de-olho\/","title":{"rendered":"4 tend\u00eancias de comportamento e consumo para ficar de olho"},"content":{"rendered":"

O modo como as pessoas consomem mudou. Se numa ponta dessa transforma\u00e7\u00e3o est\u00e1 a tecnologia, na outra h\u00e1 temas t\u00e3o humanos quanto prop\u00f3sito e impacto social. Em meio a essa complexa combina\u00e7\u00e3o, como as empresas devem se comportar?<\/p>\n

Foi com essa pergunta em mente que cinco executivas de diferentes \u00e1reas do varejo se reuniram na ter\u00e7a-feira (27\/8) durante o LATAM Retail Show.<\/p>\n

Raquel Paternesi, diretora de marketing do Bob\u2019s; Rita Almeida, chefe de planejamento da F\/Nazca Saatchi & Saatchi; Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour; e Simone Sancho, gerente executiva de marketing digital e relacionamento com o cliente da Sephora, participaram do debate \u201cDesejos contempor\u00e2neos 4.0\u201d, mediado por Beth Furtado, da Alia Mkt Decode.<\/p>\n

Prop\u00f3sito e impacto<\/h5>\n

O interesse dos consumidores por marcas com prop\u00f3sito e compromissos que v\u00e3o al\u00e9m do lucro foi o tema mais frequente em toda a conversa. Do varejo aliment\u00edcio ao consumo de maquiagens, ele se reflete no aumento do consumo de itens mais sustent\u00e1veis, sem ingredientes de origem animal e sem testes em bichos. O interesse pela origem dos produtos tamb\u00e9m aparece, com destaque para a rastreabilidade de sua cadeia de produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

No caso dos alimentos, as mudan\u00e7as tamb\u00e9m incluem uma busca por consumos mais saud\u00e1veis. Mas, para Raquel Paternesi, do Bob\u2019s, a tend\u00eancia n\u00e3o veio para substituir totalmente os antigos h\u00e1bitos. \u201cO que entram s\u00e3o momentos de equil\u00edbrio. Da mesma forma, h\u00e1 momentos em que a pessoa quer consumir algo rapidamente, mas continua querendo saber de onde o alimento vem e se \u00e9 natural ou processado\u201d.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Da esquerda para direita, Silvana Balbo, Beth Furtado, Rita Almeida, Simone Sancho e Raquel Paternesi<\/figcaption><\/figure>\n
Poder das redes<\/h5>\n

Que a internet \u00e9 um canal importante para todo o mercado, n\u00e3o h\u00e1 d\u00favidas. Nos mercados de moda e beleza, segundo Simone Sancho, da Sephora, 40% dos carrinhos de compras em e-commerce passam pelas redes sociais, por exemplo.<\/p>\n

Para as grandes empresas, por\u00e9m, h\u00e1 um outro lado na moeda. Assim como servem para sua pr\u00f3pria dissemina\u00e7\u00e3o, nelas tamb\u00e9m nascem novas marcas e neg\u00f3cios com alto potencial competitivo. \u201cHoje, 30% do mercado de beleza pertencem a empresas que n\u00e3o existiam h\u00e1 tr\u00eas ou quatro anos\u201d, diz. Ela aponta Kylie Jenner, uma das irm\u00e3s Kardashian, como um exemplo significativo de cria\u00e7\u00e3o e convers\u00e3o baseadas em rede.<\/p>\n

Cliente no centro<\/h5>\n

Se h\u00e1 alguns anos o pre\u00e7o era a \u00fanica ou a principal vari\u00e1vel entre varejo e consumidor, hoje as empresas precisam de outras estrat\u00e9gias para conquistar e manter seu espa\u00e7o. Silvana Balbo, do Carrefour, aponta que o crescimento do leque de preocupa\u00e7\u00f5es do consumidor \u2013 incluindo as pr\u00f3prias quest\u00f5es de prop\u00f3sito, origem e sa\u00fade, entre outras \u2013 faz com que as comunica\u00e7\u00f5es massivas n\u00e3o funcionem bem como antes. \u201cHoje, enxergamos os consumidores de acordo com a jornada e o vemos no centro de um ecossistema. \u00c9 preciso entender como ele se comporta, do que gosta e como entregar o que ele espera\u201d, diz ela.<\/p>\n

Um dos insights, segundo ela, \u00e9 de que os consumidores querem tecnologia, mas n\u00e3o abrem m\u00e3o da intera\u00e7\u00e3o. Para n\u00e3o perder escala, o desenvolvimento de assistentes virtuais \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o nesse meio \u2013 e ainda garante dados relevantes para a empresa.<\/p>\n

Lidando com pessoas<\/h5>\n

Mesmo diante de tantas tend\u00eancias, n\u00e3o se pode esquecer que, antes de consumidores, as pessoas s\u00e3o essencialmente humanas. \u00c9 o que afirma Rita Almeida, chefe da F\/Nazca Saatchi & Saatchi. Entre as tend\u00eancias mais urgentes destacadas por ela est\u00e1 a de simplificar, de verdade, a rela\u00e7\u00e3o de consumo.<\/p>\n

\u201cO n\u00famero de escolhas feitas por dia por uma pessoa pode chegar a 35 mil. Como resultado, temos o que chamamos de fadiga da decis\u00e3o. Por isso, em meio a milhares de op\u00e7\u00f5es, as pessoas preferem marcas que simplificam o processo de compra\u201d, diz.<\/p>\n

Com a perda da confian\u00e7a em institui\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, ela aponta, tamb\u00e9m, para uma oportunidade e necessidade de as empresas assumirem posi\u00e7\u00f5es de impacto nas vidas, nas cidades e nas sociedades em que est\u00e3o inseridas. \u201cEm meio a tantas mudan\u00e7as profundas, as pessoas passaram a se relacionar de forma mais humana com as empresas, com cren\u00e7as e vis\u00f5es compartilhadas.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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