{"id":1019201,"date":"2019-08-28T07:15:08","date_gmt":"2019-08-28T10:15:08","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1019201"},"modified":"2019-08-28T07:15:08","modified_gmt":"2019-08-28T10:15:08","slug":"compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/","title":{"rendered":"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil"},"content":{"rendered":"

Entre o consumo de produtos massivos (FMCG), a cesta de produtos de limpeza est\u00e1 entre as que apresenta resultados positivos no curto prazo no Brasil. Apesar de ter tido retra\u00e7\u00e3o de 1,1% de unidades no ano de 2018 para 2019, ela ganhou 2,4% em unidades do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Al\u00e9m de ter crescido tamb\u00e9m 1,8% de volume ponderado neste per\u00edodo, segundo levantamento da multinacional de pain\u00e9is de consumo Kantar apresentado na 14\u00aa edi\u00e7\u00e3o do Anu\u00e1rio ABIPLA (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Dom\u00e9stico e de Uso Profissional).<\/p>\n

Neste cen\u00e1rio, os amaciantes de roupa, produtos multiuso e limpeza perfumada s\u00e3o os que t\u00eam melhor performance da categoria. Eles tiveram aumento de 2,5, 2,2 e 2,1 pontos de penetra\u00e7\u00e3o, respectivamente, no primeiro semestre de 2019 em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano anterior.<\/p>\n

A nova din\u00e2mica familiar \u00e9 uma das raz\u00f5es por tr\u00e1s do desempenho destes produtos espec\u00edficos. O contexto atual \u00e9 de mais mulheres trabalhando fora, mais m\u00e3es acima dos 35 anos, aumento da expectativa de vida e queda do n\u00famero de integrantes das fam\u00edlias, aliado \u00e0 ressignifica\u00e7\u00e3o do papel do homem, a divis\u00e3o de tarefas e a busca por tornar atividades di\u00e1rias mais simples. Entre 2009 e 2017, houve 5% de redu\u00e7\u00e3o na presen\u00e7a das empregadas dom\u00e9sticas em lares do Pa\u00eds, e donas de casa mais atarefadas e com menos ajuda buscam alternativas eficazes e simples para o cuidado com a casa. \u201cNeste cen\u00e1rio, categorias ligadas a praticidade e aroma ganham penetra\u00e7\u00e3o em todas as regi\u00f5es\u201d, analisa Rita Navarro, Diretora de New Business da Kantar.<\/p>\n

Entre os produtos de melhor desempenho, os de limpeza perfumada ganharam mais de 1,3 milh\u00f5es de novos lares compradores nos seis primeiros meses de 2019, impulsionado principalmente por promo\u00e7\u00f5es. Como os canais de compra variam de acordo com o tamanho da embalagem, os atacarejos s\u00e3o os mais populares para fam\u00edlias que buscam op\u00e7\u00f5es de mais de 1000ml.<\/p>\n

J\u00e1 os produtos multiuso, l\u00edderes em praticidade, tiveram 4,8% de aumento em valor e conquistaram novos compradores principalmente na Grande S\u00e3o Paulo. No per\u00edodo, a busca pelo tamanho grande ganhou 38,8% de import\u00e2ncia, apesar das embalagens m\u00e9dias representarem 90% em share de volume.<\/p>\n

Por sua vez, os amaciantes t\u00eam penetra\u00e7\u00e3o em 81,5% dos lares brasileiros e ganharam 10,4% em valor do primeiro semestre de 2018 para o mesmo per\u00edodo de 2019. Devido ao custo-benef\u00edcio, apresentam destaque as op\u00e7\u00f5es concentradas \u2013 que representam 31% da categoria \u2013 e das embalagens tipo garrafa e com mais de 2 litros.<\/p>\n

Al\u00e9m da busca por praticidade, os brasileiros tamb\u00e9m fazem escolhas para driblar o aumento de pre\u00e7os e o endividamento. \u201cPara 48% e 40% dos consumidores, respectivamente, ter boa qualidade e pre\u00e7o baixo \u00e9 fundamental na hora de colocar um produto no carrinho. Por isso, observamos que marcas l\u00edderes desta categoria seguem no topo do ranking Brand Footprint da Kantar\u201d, avalia Rita Navarro. A lista, que tem Yp\u00ea, Omo e Brilhante nas primeiras posi\u00e7\u00f5es, destaca ainda a Tyxan, marca que mais ganhou lares compradores em 2018. Foram 2,3 milh\u00f5es de novos shoppers levando seus produtos para casa.<\/p>\n

Assim, as marcas buscam oportunidades no mercado e crescem aquelas que conquistam novos shoppers. No Brasil, marcas locais ganham for\u00e7a e, em 67% do mercado da cesta de limpeza, os produtos nacionais s\u00e3o mais relevantes.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Amaciante, produtos mutiuso e de limpeza perfumada s\u00e3o destaques positivos da categoria<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1007668,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9962,26731,27557],"yoast_head":"\nCompras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Amaciante, produtos mutiuso e de limpeza perfumada s\u00e3o destaques positivos da categoria\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2019-08-28T10:15:08+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/10\/limpeza-domestica-02-10.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/\",\"name\":\"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2019-08-28T10:15:08+00:00\",\"dateModified\":\"2019-08-28T10:15:08+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil","og_description":"Amaciante, produtos mutiuso e de limpeza perfumada s\u00e3o destaques positivos da categoria","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2019-08-28T10:15:08+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/10\/limpeza-domestica-02-10.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/","name":"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2019-08-28T10:15:08+00:00","dateModified":"2019-08-28T10:15:08+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/compras-de-produtos-de-limpeza-crescem-no-curto-prazo-no-brasil\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1019201"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1019201"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1019201\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1007668"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1019201"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1019201"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1019201"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}