{"id":1017661,"date":"2019-07-09T11:11:26","date_gmt":"2019-07-09T14:11:26","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1017661"},"modified":"2019-07-12T07:53:22","modified_gmt":"2019-07-12T10:53:22","slug":"autoatendimento-e-pratos-prontos-spoleto-lanca-novo-modelo-de-franquia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/autoatendimento-e-pratos-prontos-spoleto-lanca-novo-modelo-de-franquia\/","title":{"rendered":"Autoatendimento e pratos prontos: Spoleto lan\u00e7a novo modelo de franquia"},"content":{"rendered":"
Redes de franquia sempre precisam se reinventar para oferecer uma melhor experi\u00eancia ao consumidor. No caso da rede de culin\u00e1ria italiana Spoleto, a press\u00e3o de escolher diversos ingredientes para montar virou at\u00e9 mesmo piada do canal Porta dos Fundos e \u00e9 uma preocupa\u00e7\u00e3o da marca h\u00e1 anos.<\/p>\n
Por isso, a franqueadora anunciou recentemente seu mais novo modelo de franquias, com mais cara de restaurante italiano e menos de fast food.<\/p>\n
O Minha Cozinha Italiana Trattoria investir\u00e1 mais em agilidade, com totens de autoatendimento e pratos prontos, como forma de atender toda a demanda e aumentar a receita das unidades. O Spoleto tem 360 restaurantes e espera que todos estejam adaptados ao modelo at\u00e9 dezembro de 2021.<\/p>\n
Criado h\u00e1 20 anos, o Spoleto j\u00e1 ensaiava a transi\u00e7\u00e3o de culin\u00e1ria expressa para casual dining desde 2016, quando modelou o formato Minha Cozinha Italiana. A arquitetura e o card\u00e1pio ganharam itens mais requintados, desde frigideiras mais pr\u00f3ximas do cliente ao champignon fresco e pesto. Hoje, 40% dos 360 restaurantes s\u00e3o no modelo Minha Cozinha Italiana e eles tiveram vendas 15 a 20% maiores do que a m\u00e9dia com a altera\u00e7\u00e3o de funcionamento.<\/p>\n
\u201cVimos um crescimento descolado do Spoleto original. Por isso, levamos alguns desses conceitos \u00e0s unidades que ainda n\u00e3o mudaram seu visual e todas crescem o n\u00famero de clientes na ordem de dois d\u00edgitos mensalmente. No \u00faltimo m\u00eas, a m\u00e9dia foi de 22%\u201d, afirma Viviane Barros, diretora de marca do Spoleto.<\/p>\n
A Trattoria seria uma evolu\u00e7\u00e3o do conceito, aproximando as franquias ainda mais do conceito de restaurante e fugindo do fast food. O primeiro restaurante no novo formato foi inaugurado em outubro de 2018, em um shopping de Belo Horizonte (Minas Gerais). A unidade cresceu 42% no \u00faltimo m\u00eas, acima do padr\u00e3o dos restaurantes nos modelos antigos.<\/p>\n
J\u00e1 h\u00e1 uma segunda unidade Minha Cozinha Italiana Trattoria em um shopping de Goi\u00e2nia (Goi\u00e1s) e o Spoleto planeja converter cinco restaurantes na cidade de S\u00e3o Paulo para o formato em agosto deste ano. No segundo semestre, mais unidades em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro ser\u00e3o inauguradasou repaginadas.<\/p>\n
Desde 2016, o Spoleto j\u00e1 investiu cinco milh\u00f5es de reais na mudan\u00e7a do formato de suas lojas, da arquitetura ao card\u00e1pio e opera\u00e7\u00e3o. At\u00e9 o final deste ano, o Spoleto planeja abrir mais 10 unidades no modelo Minha Cozinha Italiana Trattoria.<\/p>\n
Ainda \u00e9 poss\u00edvel escolher ingredientes e montar o pr\u00f3prio prato, mas h\u00e1 20 op\u00e7\u00f5es prontas \u2014 algo t\u00edpico do modelo de trattoria. Al\u00e9m das massas, o Spoleto investe em receitas de saladas e carnes tradicionais, como costela e ossobuco, para aumentar a frequ\u00eancia dos comensais. \u201cNossos clientes reclamavam que n\u00e3o queriam comer massa todos os dias da semana. Atra\u00edmos o p\u00fablico que n\u00e3o gostava de montar seu pr\u00f3prio pedido e aumentamos sua frequ\u00eancia\u201d, diz Barros. Os pre\u00e7os v\u00e3o de 14,90 a 29,90 reais, em linha com o que j\u00e1 oferecido pelos restaurantes franqueados.<\/p>\n
Outra mudan\u00e7a \u00e9 a inclus\u00e3o de totens de autoatendimento. Os pedidos j\u00e1 chegam aos chefes sem a demora para decidir ingredientes, fazendo a produ\u00e7\u00e3o ser 30% mais r\u00e1pida. Nas unidades de Belo Horizonte e Goi\u00e2nia, os totems representam 35% das vendas atualmente. Na mesma toada, o Spoleto planeja lan\u00e7ar um aplicativo pr\u00f3prio para seus clientes adiantarem os pedidos pelo smartphone.<\/p>\n
Seja nos pratos prontos ou nos totens, o objetivo \u00e9 diminuir a intera\u00e7\u00e3o direta com os chefs e gerar agilidade no atendimento para dar conta da demanda. As unidades possu\u00edam capacidade para atender cerca de 100 comensais por hora e a possibilidade de atendimento j\u00e1 foi ampliada em 50% \u2014 a expectativa para o futuro pr\u00f3ximo \u00e9 chegar a 100%.<\/p>\n
O investimento inicial e o n\u00famero de funcion\u00e1rios continuar\u00e3o os mesmos com o Minha Cozinha Italiana Trattoria. O aporte \u00e9 de 450 mil reais para uma loja de shopping e de 700 mil reais para uma loja de rua, sem contar a taxa de franquia de 60 mil reais. O faturamento m\u00e9dio mensal \u00e9 de 120 mil reais, com margem de lucro m\u00e9dia de 10 a 15%. O prazo de retorno do investimento vai de 36 a 40 meses. \u00c9 preciso ter ao menos 10 funcion\u00e1rios por unidade e um capital de giro de 20 mil reais. A press\u00e3o das microdecis\u00f5es sobre os consumidores, pelo menos, j\u00e1 pode ser riscada da lista.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Rede de culin\u00e1ria dever\u00e1 chegar aos seus 360 restaurantes at\u00e9 dezembro de 2021<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1017662,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[14899,9939,14011],"yoast_head":"\n