{"id":1016463,"date":"2019-05-30T07:44:59","date_gmt":"2019-05-30T10:44:59","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1016463"},"modified":"2019-05-30T07:44:59","modified_gmt":"2019-05-30T10:44:59","slug":"nessa-loja-virtual-quem-faz-as-compras-sao-os-cachorros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/tecnologia\/nessa-loja-virtual-quem-faz-as-compras-sao-os-cachorros\/","title":{"rendered":"Nessa loja virtual, quem faz as compras s\u00e3o os cachorros"},"content":{"rendered":"

Agora \u00e9 a vez do seu cachorro fazer compras sem sair de casa. Por meio de um sistema de intelig\u00eancia artificial (IA), o petshop Petz, em parceria com a Ogilvy, criou uma plataforma que interpreta o n\u00edvel de interesse dos c\u00e3es a cada produto. O software foi alimentado com mais de 20 mil imagens de cachorros. A partir da an\u00e1lise dos dados dispon\u00edveis, consegue identificar se o seu pet gostou ou n\u00e3o de um brinquedo, por exemplo. Entre os sinais de interesse dados pelos bichinhos, est\u00e3o a inclina\u00e7\u00e3o da cabe\u00e7a, os movimentos das orelhas e a dilata\u00e7\u00e3o da pupila.<\/p>\n

O software foi desenvolvido ao longo de seis meses por experts em machine learning e veterin\u00e1rios especializados no comportamento dos cachorros. Para uma boa an\u00e1lise, o c\u00e3o deve ser posicionado na frente da c\u00e2mera do computador, para que reconhe\u00e7a as express\u00f5es do pet. Se for identificado interesse por parte do cachorro, o produto \u00e9 automaticamente colocado no carrinho de compras. A \u00fanica tarefa do dono do pet \u00e9 realizar o pagamento. \u201cAs pessoas est\u00e3o mais conectadas\u201d, diz S\u00e9rgio Zimerman, presidente da Petz. \u201cCom a plataforma, elas podem compartilhar esse momento com seus cachorros e transformar essa experi\u00eancia em algo mais divertido.\u201d<\/p>\n

O desenvolvimento do software n\u00e3o foi o \u00fanico desafio para aplicar a tecnologia. A apresenta\u00e7\u00e3o dos produtos teve que ser adaptada para se tornar compat\u00edvel com os c\u00e3es. Os brinquedos s\u00e3o exibidos em v\u00eddeos, sempre com fundo amarelo e azul. Segundo Guilherme Moreira, diretor de cria\u00e7\u00e3o associado da Ogilvy Brasil, os cachorros respondem a movimentos em vez de imagens est\u00e1ticas, e enxergam melhor nesses tons de cores. \u201cA tecnologia n\u00e3o \u00e9 nova, mas tivemos que adapt\u00e1-la ao novo p\u00fablico-alvo\u201d, afirma.<\/p>\n

Segundo Zimerman, uma plataforma de compras para cachorro \u00e9 algo in\u00e9dito no mundo. Por isso, o objetivo principal, nesse momento, n\u00e3o \u00e9 atingir metas de vendas, mas continuar aprimorando o sistema e aumentar a oferta de produtos \u2013 atualmente 40 op\u00e7\u00f5es de brinquedos est\u00e3o dispon\u00edveis com a tecnologia. Ele conta que o pet-commerce j\u00e1 se tornou a segunda p\u00e1gina mais visitada do site da Petz. \u201cQueremos desenvolver essa tecnologia e melhorar a experi\u00eancia do consumidor.\u201d<\/p>\n

O pr\u00f3ximo passo, segundo Moreira, ser\u00e1 incorporar o pet-commerce ao aplicativo da Petz. Al\u00e9m disso, ele estuda a possibilidade de criar uma plataforma para gatos. \u201cVamos ter que come\u00e7ar do zero\u201d, afirma. \u201cA forma como os gatos respondem a est\u00edmulos \u00e9 diferente dos cachorros\u201d.<\/p>\n

Confira abaixo como funciona o pet-commerce<\/p>\n