{"id":1014194,"date":"2019-03-20T13:03:45","date_gmt":"2019-03-20T16:03:45","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1014194"},"modified":"2019-03-20T13:03:45","modified_gmt":"2019-03-20T16:03:45","slug":"74-dos-consumidores-brasileiros-preferem-a-compra-online","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/74-dos-consumidores-brasileiros-preferem-a-compra-online\/","title":{"rendered":"74% dos consumidores brasileiros preferem a compra online"},"content":{"rendered":"
Agilidade, comodidade, melhores pre\u00e7os e condi\u00e7\u00f5es. \u00c9 por esses e outros motivos que 82% dos consumidores brasileiros com acesso \u00e0 internet j\u00e1 se renderam \u00e0s compras online. E ao que tudo indica, essa j\u00e1 se tornou a melhor op\u00e7\u00e3o para grande parte das pessoas. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s compras realizadas em lojas f\u00edsicas.<\/p>\n
O estudo tamb\u00e9m aponta que, para os 26% que preferem a ir at\u00e9 o estabelecimento, alguns fatores ainda impedem que a modalidade online seja a eleita. A falta de confian\u00e7a para informar o n\u00famero do cart\u00e3o e dados pessoais \u00e9 o primeiro motivo citado por essa parcela de entrevistados, o que significa 40% deste grupo. Na sequ\u00eancia, aparecem o medo de n\u00e3o receber o item adquirido (25%), a poss\u00edvel engana\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao pagamento (10%) e, por fim, o fato de nunca ter encontrado pre\u00e7os bons de verdade (7,5%).<\/p>\n
Para aqueles que procuram um item pela internet, a aquisi\u00e7\u00e3o nem sempre acontece imediatamente ap\u00f3s uma \u00f3tima promo\u00e7\u00e3o. Para saber se a loja \u00e9 confi\u00e1vel, 82% dos brasileiros afirmam consultar a reputa\u00e7\u00e3o do e-commerce em plataformas de reclama\u00e7\u00e3o, como Reclame Aqui e Consumidor. Pesquisar em v\u00e1rios sites antes de realizar uma compra tamb\u00e9m \u00e9 uma pr\u00e1tica adotada por 81% dos respondentes \u2013 que preferem investir um tempo em buscas antes de adquirir um item online. J\u00e1 para 12%, a transa\u00e7\u00e3o acontece sempre no mesmo e-commerce, considerado de confian\u00e7a.<\/p>\n
Quando o assunto \u00e9 a melhor condi\u00e7\u00e3o de compra, os consumidores contam com a ajuda de algumas ferramentas que auxiliam no desafio de encontrar pre\u00e7os baixos e bons produtos. Para a busca, metade dos entrevistados dizem utilizar primeiramente as op\u00e7\u00f5es oferecidas no Google. J\u00e1 40%, afirmam usar os recursos oferecidos por ferramentas de ofertas, como Buscap\u00e9 e Zoom, para localizar as condi\u00e7\u00f5es mais vantajosas.<\/p>\n
Obter refer\u00eancia com especialistas no assunto \u00e9 a sa\u00edda para 22% das pessoas \u2014 que procuram a indica\u00e7\u00e3o de itens em sites de conte\u00fado. Essas tr\u00eas op\u00e7\u00f5es de procura deixam para tr\u00e1s as \u201credes sociais\u201d, com 11% das escolhas, e a \u201cconsidera\u00e7\u00e3o de amigos e familiares\u201d, que aparece com apenas 10% das men\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
A frequ\u00eancia de compras online tamb\u00e9m \u00e9 um fator importante, principalmente para os e-commerces, que avaliam a reten\u00e7\u00e3o de seus clientes quando um novo processo de aquisi\u00e7\u00e3o \u00e9 realizado.<\/p>\n
Segundo os dados analisados, 37% dos consumidores ouvidos afirmam que a compra online \u00e9 uma realidade mensal. Outros 27% adquirem produtos nessa modalidade pelo menos uma vez a cada tr\u00eas meses, e 15% dizem optar por esse tipo de compra uma vez a cada seis meses. Enquanto isso, para 10% a realidade \u00e9 outra: quase nunca recorrem a lojas online.<\/p>\n
O levantamento ainda apontou as cinco categorias de produtos que os consumidores mais desejam adquirir pela internet. Na lideran\u00e7a, aparece a categoria eletr\u00f4nicos (computadores, smartphones e tablets), seguida por hardware e games (placa de v\u00eddeo, processador, console e jogos). Na sequ\u00eancia, surgem roupas e acess\u00f3rios, viagens (passagem a\u00e9rea, reserva de hotel etc) e eletrodom\u00e9sticos e utens\u00edlios dom\u00e9sticos.<\/p>\n
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