{"id":1014034,"date":"2019-03-15T11:11:09","date_gmt":"2019-03-15T14:11:09","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1014034"},"modified":"2019-03-15T11:11:09","modified_gmt":"2019-03-15T14:11:09","slug":"varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","title":{"rendered":"Varejo: loja bem ambientada vende mais"},"content":{"rendered":"
Por Adriana Bruno, rep\u00f3rter do Portal Newtrade<\/strong><\/p>\n Quanto mais tempo o consumidor passa dentro da loja, maior a chance de vendas. Essa \u00e9 uma afirma\u00e7\u00e3o constante dos especialistas em varejo e que tem tudo a ver com a exper\u00eancia que esse cliente tem dentro do ponto de venda. Para torn\u00e1-la agrad\u00e1vel e convidativa \u00e9 poss\u00edvel utilizar t\u00e9cnicas de visual merchandising, caprichando na ambienta\u00e7\u00e3o da mesma.<\/p>\n Segundo Paola Goulart Rosa, consultora do Sebrae-SP, uma loja ambientada permite que mais sentidos do consumidor sejam explorados al\u00e9m da vis\u00e3o. “S\u00e3o explorados principalmente o tato, pois o cliente pode tocar nos produtos que desejar e tamb\u00e9m em v\u00e1rios casos o olfato, para produtos que possuem cheiro. Quanto mais sentidos s\u00e3o envolvidos num processo de compra melhor pois aumenta a chance das vendas por impulso”, explica. Segundo ela, em uma loja de autosservi\u00e7o, por exemplo, \u00e9 preciso ter um bom visual merchandising, uma vez que ao entrar num ambiente 83% das percep\u00e7\u00f5es do cliente vem da vis\u00e3o.<\/p>\n Ela destaca ainda que visual merchandising nada mais \u00e9 do que um conjunto de estrat\u00e9gias de vendas para ambientar a loja, adequando a disposi\u00e7\u00e3o de mobili\u00e1rio e produtos visando a funcionalidade, agilidade, harmonia e sedu\u00e7\u00e3o do cliente. “A melhoria nos aspectos de visual de uma empresa podem ampliar as vendas de 12% a 40%, muitas vezes, com baixo e at\u00e9 sem investimento”, revela.<\/p>\n <\/p>\n Para usar o visual merchandising corretamente dentro da loja \u00e9 necess\u00e1rio o planejamento do espa\u00e7o, atrav\u00e9s da disposi\u00e7\u00e3o do mobili\u00e1rio e exposi\u00e7\u00e3o de produtos de maneira agrad\u00e1vel, funcional e que seja capaz de fazer com que o cliente identifique-se com os produtos e servi\u00e7os prestados pela loja. “A aplica\u00e7\u00e3o dessa t\u00e9cnica torna a loja mais atraente, afinal os produtos s\u00e3o melhor separados por categorias, melhor organizados nas prateleiras, a ilumina\u00e7\u00e3o da loja \u00e9 agrad\u00e1vel e acolhedora”, reforma Paola. Segundo ela, a maioria dos consumidores tende a caminhar para o lado direito, a partir da entrada da loja, ou seja, ao lado direito de quem entra na loja \u00e9 naturalmente valorizado. “Algumas dicas s\u00e3o explorar esta regi\u00e3o com produtos de maior margem ou com vendas menos frequentes. Al\u00e9m disso, deve-se organizar o layout a partir do ponto de vista de que est\u00e1 entrando na loja, direcionando o fluxo de maneira a permitir que os consumidores tenham contato com o maior n\u00famero de produtos”, orienta.<\/p>\n<\/a>
Desafios<\/h5>\n