{"id":1014034,"date":"2019-03-15T11:11:09","date_gmt":"2019-03-15T14:11:09","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1014034"},"modified":"2019-03-15T11:11:09","modified_gmt":"2019-03-15T14:11:09","slug":"varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","title":{"rendered":"Varejo: loja bem ambientada vende mais"},"content":{"rendered":"

Por Adriana Bruno, rep\u00f3rter do Portal Newtrade<\/strong><\/p>\n

Quanto mais tempo o consumidor passa dentro da loja, maior a chance de vendas. Essa \u00e9 uma afirma\u00e7\u00e3o constante dos especialistas em varejo e que tem tudo a ver com a exper\u00eancia que esse cliente tem dentro do ponto de venda. Para torn\u00e1-la agrad\u00e1vel e convidativa \u00e9 poss\u00edvel utilizar t\u00e9cnicas de visual merchandising, caprichando na ambienta\u00e7\u00e3o da mesma.<\/p>\n

Segundo Paola Goulart Rosa, consultora do Sebrae-SP, uma loja ambientada permite que mais sentidos do consumidor sejam explorados al\u00e9m da vis\u00e3o. “S\u00e3o explorados principalmente o tato, pois o cliente pode tocar nos produtos que desejar e tamb\u00e9m em v\u00e1rios casos o olfato, para produtos que possuem cheiro. Quanto mais sentidos s\u00e3o envolvidos num processo de compra melhor pois aumenta a chance das vendas por impulso”, explica. Segundo ela, em uma loja de autosservi\u00e7o, por exemplo, \u00e9 preciso ter um bom visual merchandising, uma vez que ao entrar num ambiente 83% das percep\u00e7\u00f5es do cliente vem da vis\u00e3o.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Paola Goulart Rosa, consultora do Sebrae-SP<\/figcaption><\/figure>\n

Ela destaca ainda que visual merchandising nada mais \u00e9 do que um conjunto de estrat\u00e9gias de vendas para ambientar a loja, adequando a disposi\u00e7\u00e3o de mobili\u00e1rio e produtos visando a funcionalidade, agilidade, harmonia e sedu\u00e7\u00e3o do cliente. “A melhoria nos aspectos de visual de uma empresa podem ampliar as vendas de 12% a 40%, muitas vezes, com baixo e at\u00e9 sem investimento”, revela.<\/p>\n

 <\/p>\n

Desafios<\/h5>\n

Para usar o visual merchandising corretamente dentro da loja \u00e9 necess\u00e1rio o planejamento do espa\u00e7o, atrav\u00e9s da disposi\u00e7\u00e3o do mobili\u00e1rio e exposi\u00e7\u00e3o de produtos de maneira agrad\u00e1vel, funcional e que seja capaz de fazer com que o cliente identifique-se com os produtos e servi\u00e7os prestados pela loja. “A aplica\u00e7\u00e3o dessa t\u00e9cnica torna a loja mais atraente, afinal os produtos s\u00e3o melhor separados por categorias, melhor organizados nas prateleiras, a ilumina\u00e7\u00e3o da loja \u00e9 agrad\u00e1vel e acolhedora”, reforma Paola. Segundo ela, a maioria dos consumidores tende a caminhar para o lado direito, a partir da entrada da loja, ou seja, ao lado direito de quem entra na loja \u00e9 naturalmente valorizado. “Algumas dicas s\u00e3o explorar esta regi\u00e3o com produtos de maior margem ou com vendas menos frequentes. Al\u00e9m disso, deve-se organizar o layout a partir do ponto de vista de que est\u00e1 entrando na loja, direcionando o fluxo de maneira a permitir que os consumidores tenham contato com o maior n\u00famero de produtos”, orienta.<\/p>\n

\"\"<\/a>A consultora do Sebrae-SP ainda orienta que caixas, credi\u00e1rio e se\u00e7\u00f5es de maior atratividade devem ficar no fundo da loja fazendo com que os consumidores, ao percorrerem a loja, interajam com mais produtos expostos, aumentando a probabilidade de compras por impulso. “Apesar de 83% da percep\u00e7\u00e3o ao entrar num ambiente estar relacionado \u00e0 vis\u00e3o os outros sentidos contribuem para a uma melhor experi\u00eancia dentro da loja e a utiliza\u00e7\u00e3o dos v\u00e1rios sentidos \u00e9 importante para se destacar da concorr\u00eancia”, comenta.<\/p>\n

O varejista tamb\u00e9m deve explorar ao m\u00e1ximo as paredes da loja, eliminando obst\u00e1culos e fazendo com que o cliente fique mais pr\u00f3ximo dos produtos. Al\u00e9m disso, empresas tem se utilizado do Marketing Olfativo e \u00e0 Ambienta\u00e7\u00e3o Musical. “Ambienta\u00e7\u00e3o Musical trabalhada de forma correta, proporciona experi\u00eancias inesquec\u00edveis e mexe com sentimentos e o humor das pessoas, influenciando diretamente no conceito da sua marca e na harmonia do seu ambiente. Ela \u00e9 respons\u00e1vel pelo aumento do consumo entre os frequentadores e por potencializar o impacto e a percep\u00e7\u00e3o das marcas na mente do consumidor”, conta Paola.<\/p>\n

De acordo com pesquisas, um som que agrade o cliente dentro de uma loja pode aumentar as compras em at\u00e9 30%, al\u00e9m de elevar em 38% a perman\u00eancia das pessoas no PDV. “Contudo, n\u00e3o basta apenas sintonizar o r\u00e1dio em qualquer esta\u00e7\u00e3o. Para se definir uma programa\u00e7\u00e3o musical adequada para o lojista, muitos fatores devem ser estudados e levados em conta como ambiente, posicionamento da marca, produtos e o perfil dos clientes”, diz.<\/p>\n

Exposi\u00e7\u00e3o<\/h5>\n

A melhor forma \u00e9 dispor os produtos na vertical e em blocos. Assim, o consumidor vai visualizar o tipo de produto que precisa e facilmente saber\u00e1 quais marcas est\u00e3o dispon\u00edveis e seus respectivos pre\u00e7os. “Quanto mais acess\u00edvel o produto estiver, mais facilmente ele ser\u00e1 visualizado pelo consumidor e maior a chance de ser comprado”, afirma Paola.<\/p>\n

As g\u00f4ndolas e prateleiras s\u00e3o divididas em cinco \u00e1reas distintas:<\/h5>\n
    \n
  • Zona de ouro<\/li>\n<\/ul>\n

    \u00c9 a parte central, que fica na altura dos olhos do consumidor e de f\u00e1cil alcance das m\u00e3os. Nesta \u00e1rea s\u00e3o colocados os produtos de maior margem ou produtos premium. Se sua inten\u00e7\u00e3o \u00e9 despertar no consumidor a venda por impulso, utilize este espa\u00e7o.
    \nAltura do quadril: neste espa\u00e7o s\u00e3o colocados os produtos de grande procura. \u00c9 um lugar de f\u00e1cil acesso, mas n\u00e3o \u00e9 o primeiro a ser visto pelos olhos.<\/p>\n

      \n
    • Acima da cabe\u00e7a<\/li>\n<\/ul>\n

      Pelo fato de ficarem no alto, estes produtos geralmente s\u00e3o menos vistos pelos consumidores.<\/p>\n

        \n
      • Linha do joelho<\/li>\n<\/ul>\n

        Estas prateleiras n\u00e3o est\u00e3o mais no campo de vis\u00e3o, mas l\u00e1 ficam os produtos mais baratos e essenciais. Ou seja, de qualquer forma os consumidores sempre d\u00e3o uma olhadinha, seja porque precisam de determinado produto, seja porque est\u00e3o em busca de pre\u00e7os convidativos.<\/p>\n

          \n
        • Ch\u00e3o<\/li>\n<\/ul>\n

          Esta parte da prateleira costuma acomodar os produtos com dimens\u00f5es muito grandes ou muito pesados.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

          Usar t\u00e9cnicas de visual merchandising contribui para que mais sentidos do consumidor sejam agu\u00e7ados, aumentando as chances da compra por impulso<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1014038,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9958,210,18315],"yoast_head":"\nVarejo: loja bem ambientada vende mais - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Varejo: loja bem ambientada vende mais\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Usar t\u00e9cnicas de visual merchandising contribui para que mais sentidos do consumidor sejam agu\u00e7ados, aumentando as chances da compra por impulso\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2019-03-15T14:11:09+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/aera-supermercado-pixabay-15-03.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/\",\"name\":\"Varejo: loja bem ambientada vende mais - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2019-03-15T14:11:09+00:00\",\"dateModified\":\"2019-03-15T14:11:09+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Varejo: loja bem ambientada vende mais\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Varejo: loja bem ambientada vende mais - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Varejo: loja bem ambientada vende mais","og_description":"Usar t\u00e9cnicas de visual merchandising contribui para que mais sentidos do consumidor sejam agu\u00e7ados, aumentando as chances da compra por impulso","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2019-03-15T14:11:09+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/aera-supermercado-pixabay-15-03.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/","name":"Varejo: loja bem ambientada vende mais - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2019-03-15T14:11:09+00:00","dateModified":"2019-03-15T14:11:09+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-loja-bem-ambientada-vende-mais\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Varejo: loja bem ambientada vende mais"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1014034"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1014034"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1014034\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1014038"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1014034"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1014034"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1014034"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}