{"id":1013212,"date":"2019-02-15T07:33:46","date_gmt":"2019-02-15T09:33:46","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1013212"},"modified":"2019-02-15T07:33:46","modified_gmt":"2019-02-15T09:33:46","slug":"5-insights-da-nrf-big-show-que-voce-deveria-aplicar-ao-seu-negocio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/5-insights-da-nrf-big-show-que-voce-deveria-aplicar-ao-seu-negocio\/","title":{"rendered":"5 insights da NRF Big Show que voc\u00ea deveria aplicar ao seu neg\u00f3cio"},"content":{"rendered":"
Renato Muller, Co Founder do K\u00e4fer Studio<\/strong><\/em><\/p>\n A cada edi\u00e7\u00e3o da NRF Big Show, um dos grandes desafios \u00e9 o que fazer com todo o conte\u00fado visto nos tr\u00eas dias do evento, mais as visitas ao varejo de Nova York. Em nossas conversas com varejistas brasileiros, \u00e9 normal percebermos uma grande d\u00favida: o que fazer? Por onde come\u00e7ar a mudar? Com frequ\u00eancia, a ida \u00e0 NRF Big Show gera uma sensa\u00e7\u00e3o de \u201cprecisamos fazer alguma coisa\u201d, mas isso acaba se perdendo no dia a dia da opera\u00e7\u00e3o. Uma \u201cli\u00e7\u00e3o de casa\u201d que todo varejista deveria fazer \u00e9 definir alguns pontos de mudan\u00e7a de implementa\u00e7\u00e3o r\u00e1pida. Um plano de 90 dias para iniciar a transforma\u00e7\u00e3o da empresa a partir do que se viu em Nova York. Abaixo est\u00e3o cinco pontos que a edi\u00e7\u00e3o deste ano do evento deixou muito claro e que podem ser aplicados ao varejo brasileiro para estimular a inova\u00e7\u00e3o. Nada de planos complexos de longo prazo: a\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas e imediatas, para resultados r\u00e1pidos. Confira:<\/p>\n No varejo americano, quem j\u00e1 n\u00e3o \u00e9 omnichannel est\u00e1 caminhando r\u00e1pido para implementar solu\u00e7\u00f5es que integram lojas f\u00edsicas, mobile e internet. A loja n\u00e3o funciona mais de forma isolada e, por isso, \u00e9 preciso repensar processos e m\u00e9tricas. A quem pertence uma venda que come\u00e7a online, \u00e9 retirada na loja e, nesse processo, o cliente aproveita para levar mais um produto? A mudan\u00e7a do papel da loja, que passa a ser um hub de delivery de produtos, um ponto para retirada de pedidos feitos online e um showroom, exige repensar a estrutura comercial da loja. Como comissionar o vendedor? Pelas vendas fechadas na loja f\u00edsica (mesmo que direcionadas para o online)? Pelos pedidos processados no PDV, mesmo que fechados em outro canal? \u00c9 preciso mudar os indicadores da loja. Se os KPIs da loja ainda remuneram o canal e n\u00e3o a experi\u00eancia que o cliente est\u00e1 tendo, nada vai acontecer.<\/p>\n Transforma\u00e7\u00e3o digital n\u00e3o cabe em uma linha de or\u00e7amento. \u00c9 algo que depende da mudan\u00e7a de cultura, processos e estrutura. Isso come\u00e7a no Conselho de Administra\u00e7\u00e3o da empresa, que precisa ser revigorado com pessoas com mentalidade digital, e desce at\u00e9 o ch\u00e3o de loja. Sem o envolvimento da dire\u00e7\u00e3o da empresa e o entendimento de que a transforma\u00e7\u00e3o vai muito al\u00e9m de realizar a\u00e7\u00f5es de marketing digital, desenvolver um app ou disponibilizar tablets na loja para fazer prateleira infinita, a mudan\u00e7a simplesmente n\u00e3o acontece. Outro problema de definir um or\u00e7amento para esse tema \u00e9 que isso faz com que o or\u00e7amento precise ser justificado. \u201cQual foi o ROI dessa a\u00e7\u00e3o\u201d \u00e9 uma pergunta que n\u00e3o faz sentido quando estamos falando em preparar a empresa para o futuro. Quem n\u00e3o passar pela mudan\u00e7a cultural e, a partir da\u00ed, pela transforma\u00e7\u00e3o digital, simplesmente ir\u00e1 desaparecer. A reinven\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio n\u00e3o pode depender da aloca\u00e7\u00e3o de recursos.<\/p>\n Hoje n\u00e3o existe gente suficiente para trabalhar com digital em todas as empresas. A demanda \u00e9 maior que a oferta e, como costuma acontecer nesses casos, esses profissionais passam a ser extremamente valorizados. Para lidar com esse problema, h\u00e1 dois caminhos a tomar. O primeiro \u00e9 contratar pessoas a peso de ouro, o que gera um impacto grande na estrutura de custos. O segundo \u00e9 desenvolver seu time atual para que eles se capacitem em digital, fazendo com que eles sejam cobi\u00e7ados pela concorr\u00eancia. Dif\u00edcil fugir desse dilema. Junto com o desenvolvimento dos talentos (via contrata\u00e7\u00e3o ou capacita\u00e7\u00e3o), reveja sua estrutura organizacional. A tecnologia est\u00e1 dispon\u00edvel para automatizar uma s\u00e9rie de processos, em todas as \u00e1reas da empresa. Aproveite os recursos liberados com a automa\u00e7\u00e3o para trazer ou desenvolver pessoas que estejam preparadas para o futuro. Busque simplificar seus neg\u00f3cios para eliminar gordura, usando esses quilos extras para dar impulso \u00e0 sua transforma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A log\u00edstica \u00e9 a nova fronteira do marketing, uma vez que, nesses tempos de produtos, pre\u00e7os e promo\u00e7\u00f5es semelhantes, a fidelidade e o apego \u00e0 marca dependem do cliente receber o que deseja, na hora certa, pelo meio correto. Quem n\u00e3o usa lockers, n\u00e3o tem click & collect e n\u00e3o faz ship from store est\u00e1 em desvantagem. In\u00fameros exemplos, no Brasil e no exterior, mostram que usar a loja como parte do fulfillment traz fortes redu\u00e7\u00f5es de custos e cria oportunidades de aumento de margem. Para repensar a log\u00edstica, o varejo precisa repensar a forma de agir com parceiros. \u00c9 preciso diminuir a burocracia, ainda que seja fundamental respeitar as quest\u00f5es de compliance. Ao lidar com um mundo mais \u00e1gil e complexo, as empresas precisam mudar sua forma de pensar, saindo da zona do conforto para oferecer melhores respostas \u00e0s demandas dos clientes. Se voc\u00ea n\u00e3o fizer isso, algu\u00e9m ir\u00e1 fazer.<\/p>\n A empresa digital \u00e9 a empresa da simplicidade e dos processos \u00e1geis. N\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel ser simples tendo uma grande estrutura de diretorias e vice-presid\u00eancias, nem tendo as mesmas pessoas (com os mesmos h\u00e1bitos) h\u00e1 anos na empresa. N\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel trazer novas ideias para o neg\u00f3cio sem mudar as pessoas. A inova\u00e7\u00e3o precisa ser estimulada no varejo, mas para que isso aconte\u00e7a \u00e9 importante deixar de lado as quest\u00f5es de ego. A ideia genial pode vir do faxineiro, do vendedor na loja ou do diretor, mas se n\u00e3o houver um ambiente que estimule a livre troca de ideias, a inova\u00e7\u00e3o ficar\u00e1 engessada. O digital \u00e9 um ambiente de laborat\u00f3rio e a empresa que n\u00e3o estiver aberta a tentar (cometendo erros no caminho) n\u00e3o conseguir\u00e1 se transformar.<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Maior evento de varejo do mundo mostra caminhos para que o varejo avance rapidamente em sua transforma\u00e7\u00e3o digital. N\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil, mas \u00e9 necess\u00e1rio<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1013213,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9959,18190,210],"yoast_head":"\nRevise sua loja f\u00edsica<\/h5>\n
N\u00e3o defina um or\u00e7amento para transforma\u00e7\u00e3o digital<\/h5>\n
Vai faltar gente<\/h5>\n
A log\u00edstica \u00e9 o novo marketing<\/h5>\n
Jogue o ego pela janela<\/h5>\n