{"id":1011744,"date":"2019-01-10T07:59:16","date_gmt":"2019-01-10T09:59:16","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1011744"},"modified":"2019-01-10T07:59:16","modified_gmt":"2019-01-10T09:59:16","slug":"quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/","title":{"rendered":"Quem s\u00e3o os profissionais “marqueteiros”, que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es"},"content":{"rendered":"

Em seu ambiente de trabalho, voc\u00ea pode j\u00e1 ter visto e-mails de puro marketing pessoal ou mesmo conversado com colegas com egos inflados. Mas \u00e0s vezes voc\u00ea pensa: ‘essa pessoa n\u00e3o faz nada de bom e sempre se d\u00e1 bem na empresa’.<\/p>\n

Pois \u00e9. Pesquisadores de uma escola de neg\u00f3cios brit\u00e2nica identificaram um perfil de funcion\u00e1rio que consegue demonstrar sempre estar ocupado e engajado no trabalho, mas que normalmente n\u00e3o faz nada de \u00fatil.<\/p>\n

Um estudo de produtividade examinou 28 mil locais de trabalho no Reino Unido e encontrou muitos funcion\u00e1rios que pareciam estar “altamente comprometidos” em suas tarefas. Mas, em uma an\u00e1lise mais detalhada, esses mesmos trabalhadores foram caracterizados como “marqueteiros”, cuja falta esfor\u00e7o m\u00ednimo teve como consequ\u00eancia a redu\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o da empresa.<\/p>\n

A pesquisa da Hult International Business School, em Londres, examinou o n\u00edvel de engajamento em equipes de trabalhadores em sete diferentes setores da neg\u00f3cios, como sa\u00fade, transporte, governo e organiza\u00e7\u00f5es sem fins-lucrativos.<\/p>\n

O estudo encontrou funcion\u00e1rios altamente motivados e alguns que estavam claramente insatisfeitos e sem vontade de trabalhar.<\/p>\n

Cultura corporativa<\/h5>\n

No entanto, o levantamento encontrou uma contradi\u00e7\u00e3o em algumas empresas: alguns funcion\u00e1rios se diziam altamente comprometidos, mas o trabalho em equipe e a produtividade estavam em baixa.<\/p>\n

Em resumo, a pesquisa constatou que esses “marqueteiros” sabem fazer o jogo corporativo, mas n\u00e3o t\u00eam nada de especial, ou s\u00e3o incompetentes mesmo. O problema \u00e9 que ele acabam prejudicando outros funcion\u00e1rios.<\/p>\n

Eles podem aparecer constantemente em reuni\u00f5es, ou se envolver em conversas que servem apenas para mostrar vantagem pr\u00f3pria. Mas, al\u00e9m de jogar bem a cultura corporativa, os pesquisadores tiveram dificuldade em identificar o que eles realmente faziam de bom.<\/p>\n

Os pesquisadores os rotularam como “pseudo-engajados”, em oposi\u00e7\u00e3o aos “engajados” e “desengajados”.<\/p>\n

Amy Armstrong, respons\u00e1vel pela pesquisa, disse que essa equipe “ego\u00edsta” minou o trabalho em equipe e prejudicou a produtividade da equipe. E, no sentido comercial, criaram um impacto negativo.<\/p>\n

Por outro lado, a especialista diz que os “pseudo-engajados” podem ser incentivados pelos gestores a ter um desempenho melhor. “O que ocorre \u00e9 que eles normalmente eles s\u00e3o recompensados por esse comportamento”, diz.<\/p>\n

Crescimento na carreira<\/h5>\n

Segundo Armstrong, os “marqueteiros” s\u00e3o mais propensos a receber promo\u00e7\u00f5es, melhores sal\u00e1rios e b\u00f4nus. Por\u00e9m, usam esses benef\u00edcios para dedicar ainda mais seus esfor\u00e7os \u00e0s suas pr\u00f3prias carreiras, em detrimento da produtividade coletiva.<\/p>\n

De acordo com a pesquisa, esses funcion\u00e1rios se d\u00e3o bem porque s\u00e3o focados em atingir os altos escal\u00f5es da empresa, ou seja, apesar de ter produtividade ruim, eles conseguem se mostrar como competentes para seus superiores.<\/p>\n

Os funcion\u00e1rios que passavam o tempo se promovendo em reuni\u00f5es se beneficiaram mais do que os colegas que estavam apenas fazendo o trabalho sem “se vender” como especial, segundo a pesquisa.<\/p>\n

Outro ponto do estudo diz que os “marqueteiros” tamb\u00e9m despertam sentimentos como “n\u00edveis baixos de confian\u00e7a e coes\u00e3o” na equipe, al\u00e9m de “desuni\u00e3o, pouco coleguismo e apoio m\u00fatuo”. Armstrong afirma que em algumas empresas “n\u00e3o h\u00e1 sentido para o trabalho em equipe” por causa dos funcion\u00e1rios que parecem se beneficiar de sua autopromo\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pesquisadores identificaram um perfil de funcion\u00e1rio que demonstra sempre estar ocupado e engajado no trabalho, mas que n\u00e3o faz nada de \u00fatil<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1011745,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[101],"tags":[345,9958,15230,2236],"yoast_head":"\nQuem s\u00e3o os profissionais "marqueteiros", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Quem s\u00e3o os profissionais "marqueteiros", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Pesquisadores identificaram um perfil de funcion\u00e1rio que demonstra sempre estar ocupado e engajado no trabalho, mas que n\u00e3o faz nada de \u00fatil\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2019-01-10T09:59:16+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/01\/carreira-marketing-10-01.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/\",\"name\":\"Quem s\u00e3o os profissionais \\\"marqueteiros\\\", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2019-01-10T09:59:16+00:00\",\"dateModified\":\"2019-01-10T09:59:16+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Quem s\u00e3o os profissionais “marqueteiros”, que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Quem s\u00e3o os profissionais \"marqueteiros\", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Quem s\u00e3o os profissionais \"marqueteiros\", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es","og_description":"Pesquisadores identificaram um perfil de funcion\u00e1rio que demonstra sempre estar ocupado e engajado no trabalho, mas que n\u00e3o faz nada de \u00fatil","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2019-01-10T09:59:16+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/01\/carreira-marketing-10-01.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/","name":"Quem s\u00e3o os profissionais \"marqueteiros\", que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2019-01-10T09:59:16+00:00","dateModified":"2019-01-10T09:59:16+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/quem-sao-os-profissionais-marqueteiros-que-nao-fazem-nada-e-conseguem-promocoes\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Quem s\u00e3o os profissionais “marqueteiros”, que n\u00e3o fazem nada e conseguem promo\u00e7\u00f5es"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1011744"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1011744"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1011744\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1011745"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1011744"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1011744"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1011744"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}