{"id":1009875,"date":"2018-11-23T12:25:47","date_gmt":"2018-11-23T14:25:47","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1009875"},"modified":"2018-11-23T12:25:47","modified_gmt":"2018-11-23T14:25:47","slug":"reclame-aqui-ja-soma-2-794-reclamacoes-referentes-a-black-friday","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/reclame-aqui-ja-soma-2-794-reclamacoes-referentes-a-black-friday\/","title":{"rendered":"Reclame Aqui j\u00e1 soma 2.794 reclama\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 Black Friday"},"content":{"rendered":"
Com dois dias de acompanhamento das promo\u00e7\u00f5es de Black Friday, o site Reclame Aqui j\u00e1 somava 2.794 reclama\u00e7\u00f5es na atualiza\u00e7\u00e3o feita \u00e0s 11 horas desta sexta-feira, 23.\u00a0 Na lista de produtos com mais reclama\u00e7\u00f5es, as passagens a\u00e9reas apareceram pela primeira vez no ranking, ocupando a terceira posi\u00e7\u00e3o, com 5,1% de representatividade.<\/p>\n
Smartphones e celulares seguem na lideran\u00e7a, com 10,5%, acompanhados por TV, 6,5%, e t\u00eanis, 4,3%. Na quinta coloca\u00e7\u00e3o, com 2,8%, aparece o cart\u00e3o de cr\u00e9dito.<\/p>\n
Propaganda enganosa \u00e9 mais uma vez o maior motivo de queixa, com 12,6% dos registros. Diverg\u00eancias de valores e problemas na finaliza\u00e7\u00e3o da compra s\u00e3o os outros dois motivos mais reclamados, com 8,4% e 6,7%, respectivamente.<\/p>\n
Entre os Estados com maior n\u00famero de reclama\u00e7\u00f5es, S\u00e3o Paulo \u00e9 o primeiro, com 41%, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais, empatados com 11%.<\/p>\n
O total de reclama\u00e7\u00f5es no site em 2017 foi de 3.500, no entanto, o acompanhamento havia come\u00e7ado mais tarde, \u00e0s 18 horas de quinta-feira – este ano, a an\u00e1lise foi iniciada \u00e0s 11 horas da \u00faltima quarta-feira. Em 2016, que teve o mesmo tempo de an\u00e1lise de 2017, o total de reclama\u00e7\u00f5es foi de 2.900.<\/p>\n
J\u00e1 preparado para esse cen\u00e1rio e com plant\u00e3o especial para a data, o Procon-SP divulgou no fim da manh\u00e3 a primeira parcial das empresas mais reclamadas da sexta-feira de descontos desse ano. Novamente, o com\u00e9rcio digital lidera a insatisfa\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n
A Cnova Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico, respons\u00e1vel pelos sites casasbahia.com, extra.com e pontofrio.com, \u00e9 a primeira colocada em reclama\u00e7\u00f5es, somando 30 desde a madrugada.<\/p>\n
Em seguida vem a B2W Companhia Digital, respons\u00e1vel por americanas.com, submarino, shoptime e soubarato, com 15 reclama\u00e7\u00f5es. As primeiras colocadas trabalham exclusivamente com e-commerce e s\u00e3o seguidas por Dell Computadores do Brasil LTDA (9 reclama\u00e7\u00f5es), Magazine Luiza S\/A (5) e Carrefour Com\u00e9rcio e Ind\u00fastria LTDA (4).<\/p>\n
O problema mais registrado, com 34,23% das insatisfa\u00e7\u00f5es, foi o de maquiagem de desconto, quando o consumidor considerou que a oferta n\u00e3o foi verdadeira.<\/p>\n
O segundo motivo mais citado foi o de pedido de cancelamento pela empresa depois da compra (29%) e, em seguida, a mudan\u00e7a de pre\u00e7o ao finalizar a compra foi a terceira reclama\u00e7\u00e3o mais ouvida (27%).<\/p>\n
No total o Procon SP j\u00e1 registrou 149 reclama\u00e7\u00f5es, al\u00e9m de 151 consultas e orienta\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 Black Friday.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Problemas na compra de passagens a\u00e9reas aparecem pela primeira vez no ranking do site, na terceira posi\u00e7\u00e3o, atr\u00e1s de smartphones e celulares e TVs<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":47782,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[9962,10186,7175],"yoast_head":"\n