{"id":1007757,"date":"2018-10-04T13:00:27","date_gmt":"2018-10-04T16:00:27","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1007757"},"modified":"2018-10-04T13:00:27","modified_gmt":"2018-10-04T16:00:27","slug":"dia-das-criancas-deve-movimentar-r-94-bilhoes-no-varejo-aponta-pesquisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/dia-das-criancas-deve-movimentar-r-94-bilhoes-no-varejo-aponta-pesquisa\/","title":{"rendered":"Dia das Crian\u00e7as deve movimentar R$ 9,4 bilh\u00f5es no varejo, aponta pesquisa"},"content":{"rendered":"
Apesar da lenta retomada da economia refletir no \u00e2nimo dos brasileiros, a maioria dos consumidores (72%) deve ir \u00e0s compras este ano no Dia das Crian\u00e7as \u2014 em especial as mulheres (77%). \u00c9 o que revela pesquisa realizada pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito (SPC Brasil) em todas as capitais. No ano passado, 67% compraram presentes na data. Para 2018, a expectativa \u00e9 de que o varejo movimente cerca de R$ 9,4 bilh\u00f5es.<\/p>\n
Diante de um cen\u00e1rio com alto \u00edndice de desemprego e renda achatada, os gastos do consumidor tamb\u00e9m prometem ser ponderados. De acordo com o levantamento, (39%) dos entrevistados que presentear\u00e3o, principalmente filhos, sobrinhos, netos ou afilhados, pretendem gastar o mesmo valor que o ano assado, enquanto 24% planejam comprar menos. No total, cada consumidor deve desembolsar, em m\u00e9dia, R$ 187 com presentes.<\/p>\n
O Dia das Crian\u00e7as representa a \u00faltima festa comemorativa antes do Natal e dar\u00e1 sinais de como ser\u00e1 o desempenho das vendas no final do ano. \u201cAs inten\u00e7\u00f5es de compra da data servir\u00e3o de term\u00f4metro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impress\u00f5es do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento que o poder de compra das fam\u00edlias continua sendo afetado pelas dificuldades econ\u00f4micas\u201d, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.<\/p>\n
Os impactos da crise ainda est\u00e3o presentes no dia a dia das pessoas e contribuem para que boa parte gaste menos na data. A principal raz\u00e3o para que haja um freio no consumo daqueles que pretendem gastar menos este ano deve-se ao or\u00e7amento apertado (34%), enquanto 24% desejam economizar, 18% est\u00e3o desempregados e por essa raz\u00e3o se veem impossibilitados de comprar e 9% t\u00eam outras prioridades de aquisi\u00e7\u00e3o (9%), como carro e casa. H\u00e1 ainda os que precisam pagar d\u00edvidas em atraso (8%).<\/p>\n
Embora os consumidores estejam cautelosos, a pesquisa mostra que cerca de um ter\u00e7o (30%) pretende comprar dois presentes e 25% apenas um. A maioria (66%) espera pagar os produtos \u00e0 vista e o dinheiro ser\u00e1 a op\u00e7\u00e3o de 51% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o cart\u00e3o de cr\u00e9dito parcelado (34%) e em terceiro, o cart\u00e3o de d\u00e9bito (28%). Entre os que planejam parcelar as compras, a m\u00e9dia de presta\u00e7\u00f5es \u00e9 de quatro parcelas.<\/p>\n
Os shopping centers s\u00e3o o lugar preferido dos consumidores para fazer suas compras (42%), embora 35% optem pela internet, provavelmente motivados pela comodidade e praticidade de encontrar seus presentes. J\u00e1 28% mencionaram que buscar\u00e3o o tradicional com\u00e9rcio de rua. Mesmo com uma infla\u00e7\u00e3o menor se comparada ao auge da crise, a maioria dos entrevistados (59%) avalia que os pre\u00e7os dos presentes est\u00e3o mais caros do que em 2017. Para 31%, os pre\u00e7os est\u00e3o na mesma faixa e apenam 6% dizem estar mais baratos.<\/p>\n
O estudo aponta ainda que oito em cada dez consumidores (80%) pretendem pesquisar pre\u00e7os antes de comprar \u2014 em especial as mulheres (84%) e as classes C e D (82%). Entre os que adotam a pr\u00e1tica da compara\u00e7\u00e3o pela internet (77%), o meio de pesquisa mais utilizado s\u00e3o os sites de busca, como o Google (66%). Tamb\u00e9m h\u00e1 os que recorrem aos portais e aplicativos de compara\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os (51%) e os sites de ofertas (48%). Muitos entrevistados disseram ter o h\u00e1bito de pesquisar pre\u00e7os tamb\u00e9m em lojas de rua (46%), principalmente as mulheres (51%).<\/p>\n
A economista do SPC Brasil alerta que os consumidores s\u00f3 devem ir \u00e0s compras se o or\u00e7amento permitir e n\u00e3o houver contas em atraso. \u201cMesmo que os valores pare\u00e7am baixos, todo esfor\u00e7o deve ser direcionado ao pagamento das d\u00edvidas. J\u00e1 para quem est\u00e1 com as contas em dia, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 planejar os gastos e pagar \u00e0 vista\u201d, orienta.<\/p>\n
Quando indagados se costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia das Crian\u00e7as, a maioria das pessoas (74%) respondeu que n\u00e3o. Por outro lado, 22% reconhecem assumir despesas acima de suas possibilidades financeiras.<\/p>\n
15% v\u00e3o dividir compra com outras pessoas; 37% dizem existir press\u00e3o das crian\u00e7as para presentes desejados<\/h5>\n
No ranking dos itens que devem ser mais comprados aparecem: roupas e cal\u00e7ados (38%), bonecas (37%), avi\u00f5es e carrinhos de brinquedo (21%). Em tempos de dificuldades, uma op\u00e7\u00e3o que atrai muitos consumidores \u00e9 dividir o valor dos presentes com outras pessoas como forma de economizar. Cerca de 15% afirmaram que pretendem dividir o valor das compras, sendo que 50% v\u00e3o faz\u00ea-lo com o c\u00f4njuge, enquanto 24% com o pai ou m\u00e3e da crian\u00e7a e 21% com outros familiares.<\/p>\n
Para 32%, a divis\u00e3o do pre\u00e7o do presente ser\u00e1 usada como estrat\u00e9gia de redu\u00e7\u00e3o dos gastos. Mas parcela significativa dos consumidores tamb\u00e9m respondeu que vai dividir a compra por estar com o or\u00e7amento apertado (26%) ou por estar desempregado (22%). J\u00e1 um em cada oito entrevistados respondeu que espera pagar os presentes sozinhos (80%), sobretudo os homens (86%).<\/p>\n
Em rela\u00e7\u00e3o ao protagonismo dos pequenos no momento da escolha dos presentes e a influ\u00eancia do c\u00edrculo de conv\u00edvio e dos meios de comunica\u00e7\u00e3o nos h\u00e1bitos de consumo das crian\u00e7as, o estudo indica que para 37% dos entrevistados existe press\u00e3o da crian\u00e7a para comprar o que ela deseja. Por outro lado, 62% das crian\u00e7as n\u00e3o fazem qualquer tipo de press\u00e3o para ganharem o presente almejado.<\/p>\n
Em outro dado instigante, quase a totalidade (92%) disse acreditar que a publicidade influencia as crian\u00e7as na hora de pedirem presentes \u2013 especialmente entre os consumidores de 35 a 54 anos (96%). Al\u00e9m disso, a grande maioria (91%) ouvida tamb\u00e9m concorda em algum grau que as crian\u00e7as sejam influenciadas por outras na defini\u00e7\u00e3o dos presentes que gostariam de ganhar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Maioria pretende pagar produtos \u00e0 vista e 80% pesquisar\u00e3o pre\u00e7os antes de comprar; entre os inadimplentes que querem adquirir presentes, 69% est\u00e3o negativados<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1007758,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[614,10333,3375,19024],"yoast_head":"\n