{"id":1007208,"date":"2018-09-19T12:32:57","date_gmt":"2018-09-19T15:32:57","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1007208"},"modified":"2018-09-19T12:50:52","modified_gmt":"2018-09-19T15:50:52","slug":"industria-do-panetone-espera-ampliar-vendas-mesmo-com-farinha-cara","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/industria-do-panetone-espera-ampliar-vendas-mesmo-com-farinha-cara\/","title":{"rendered":"Ind\u00fastria do panetone espera ampliar vendas, mesmo com farinha cara"},"content":{"rendered":"
Um dos produtos mais consumidos no per\u00edodo de festas natalinas, o panetone deve chegar \u00e0s prateleiras dos supermercados a pre\u00e7os mais salgados sob o efeito da press\u00e3o cambial sobre a principal mat\u00e9ria-prima, o trigo. Independentemente, disso, no entanto, os empres\u00e1rios do setor acreditam que a demanda interna continuar\u00e1 aquecida e acenam para a possibilidade de um aumento nas vendas entre 7% a 8%.<\/p>\n
A estimativa foi apresentada hoje (18) pelo presidente da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Biscoitos, Massas Aliment\u00edcias e P\u00e3es & Bolos Industrializados (Abimapi), Claudio Zan\u00e3o, durante a abertura da primeira edi\u00e7\u00e3o do Sal\u00e3o do Panetone 2018, em um hotel da regi\u00e3o da Avenida Paulista.<\/p>\n
\u201cInfelizmente, o trigo disparou em rela\u00e7\u00e3o ao d\u00f3lar, a farinha de trigo e, consequentemente, os pre\u00e7os v\u00e3o subir, mas esperamos um crescimento entre 7% a 8%, o que ainda ser\u00e1 muito bom\u201d, disse o executivo. Caso essa proje\u00e7\u00e3o se confirme, significar\u00e1 uma desacelera\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o a 2017, quando houve uma expans\u00e3o de 13% (entre novembro do ano passado e janeiro deste ano),resultado classificado por Zan\u00e3o como \u201cexcepcional\u201d.<\/p>\n
No evento, foram apresentados dados de uma pesquisa sobre h\u00e1bitos de consumo do produto, feita pela consultoria Kantar WorldPanel.<\/p>\n
A pesquisa identificou que, a apesar de os fabricantes inovarem na diversidade de sabores, a prefer\u00eancia nacional ainda \u00e9 pelas receitas tradicionais, que levam as frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. Estas vers\u00f5es alcan\u00e7aram 78,2% das vendas. J\u00e1 os panetones com recheios representaram 17,4% e os sem fruta, 4,4%.<\/p>\n
A grande procura ficou concentrada no m\u00eas de dezembro. Em 21,4% das casas pesquisadas, os moradores indicaram terem sido presenteados com esse produto.<\/p>\n
O levantamento indicou ainda que, de novembro de 2017 a janeiro deste ano, quando foi identificada alta de 13%, 29 milh\u00f5es de fam\u00edlias compraram panetone, consumindo o equivalente a 39 mil toneladas, o que rendeu ao setor um faturamento de R$ 600 milh\u00f5es.<\/p>\n
A Grande S\u00e3o Paulo consumiu 22% da comercializa\u00e7\u00e3o nacional. No Norte e Nordeste, as compras somaram 18% dos neg\u00f3cios no pa\u00eds, seguida da regi\u00e3o Sul (16%), Interior de S\u00e3o Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e Centro-Oeste (8%).<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A perspectiva \u00e9 de que as vendas cres\u00e7am entre 7% e 8% <\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1007209,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[2919,3174],"yoast_head":"\n