Supermercados devem elevar projeções do varejo no ano, diz Tendências

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As vendas dos supermercados surpreenderam em maio. Entre todos os segmentos da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, eles são o único a registrar alta sobre o mesmo período do ano passado. Segundo Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria, o resultado reflete um impacto maior que o esperado do auxílio emergencial e também o consumo menor de alimentos fora do domicílio.

As vendas dos supermercados aumentaram 7,4% em maio, sobre abril, quando caíram 11,5% sobre março. “Foi a maior surpresa. O segmento já mostra volume de vendas acima do período pré-pandemia. O auxílio emergencial bateu forte na massa de renda ampliada, o que tem ajudado no consumo de gêneros de primeira necessidade”, afirma.

A massa ampliada disponível (que desconta o pagamento com Imposto de Renda e contribuições previdenciárias) cresceu 0,9% em maio na variação anual, diante do aumento da massa do Bolsa Família e da massa do INSS, com a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas, compensando a queda da massa de renda do trabalho.

Os resultados mais positivos dos supermercados devem continuar, diz Isabela, o que vai acarretar numa revisão para cima tanto no resultado do segmento para o ano quanto no do varejo. Atualmente, a estimativa da Tendências é de queda de 3,4% nas vendas dos supermercados em 2020, de recuo de 5,9% para o varejo restrito e de 9,3% no ampliado.

No caso dos bens duráveis, cujas vendas também saltaram em maio, a recuperação aos níveis pré-pandemia vai demorar mais por causa do impacto da crise sobre o mercado de trabalho, da retração do volume de crédito e da confiança dos consumidores, que deverão estar mais cautelosos. São fatores que devem afetar o varejo em geral nos próximos meses, diz Isabela. “O comércio varejista deve continuar em recuperação gradual, mas os volumes devem permanecer reduzidos, especialmente as vendas de bens duráveis”, prevê.

Fonte Valor Investe
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