Pão de Açúcar e Carrefour lideram lista de demissões

0 120

De janeiro a outubro, Pão de Açúcar, Carrefour, Marisa, Riachuelo e C&A dispensaram, juntas, quase 7 mil funcionários na capital, de acordo com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

De janeiro a outubro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou 104 mil homologações de rescisão de contrato de trabalho na cidade de São Paulo – ou cerca de 10 mil homologações por mês.

O número impressiona. Mas, curiosamente, não está muito distante dos registrados nos últimos dois anos, quando não havia nem sinal de crise. Em 2013 e 2014, as homologações somaram 121,9 mil e 122,8 mil, respectivamente.

Se for mantido em novembro e dezembro o número de outubro (10,3 mil homologações), o sindicato fechará este ano com cerca de 123 mil homologações, um pouco mais do que nos dois anos anteriores.

O que tem chamado a atenção do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, neste ano, porém, são as dispensas em massa realizadas por grandes redes do varejo.Pão de Açúcar e Carrefour lideram a lista de 11 grandes redes listadas pelo sindicato, com demissões de 4.653 e 2.179 funcionários, respectivamente, de janeiro a outubro.Outras empresas que fizeram grandes dispensas, no período, de acordo com o sindicato: Marisa (839), Riachuelo (577), C&A (588), Pastorinho (225) e Zara (139).

“São números que chamam a atenção porque essas redes dão sustentação ao mercado de trabalho no comércio”, afirma Josimar Andrade, diretor de relações sindicais da entidade dos comerciários.É bom lembrar que, no segmento de supermercados, por exemplo, a rotatividade de trabalhadores sempre foi volumosa, com ou sem crise.

As redes costumam criar um teto de salário, o que faz com que o funcionário tenha uma vida útil dentro da empresa, de acordo com Josimar.

“A cada dois anos, cerca de 70% dos trabalhadores de supermercados são demitidos. É uma forma de a empresa voltar a pagar o piso salarial para os novos empregados”, diz.

Esse piso, hoje, é de pouco mais de R$ 1.000 por mês.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.