Gestão em foco X foco na gestão

0 273

Por Marise Araújo*

Por estar mais de 30 anos trabalhando no varejo e para o varejo, já vivenciei alguns modelos de gestão na minha vida profissional, e digo que não existe o modelo certo ou errado. O melhor modelo é aquele que propicia os melhores resultados para a sua empresa.

Atuei em duas grandes escolas do varejo onde tive a sorte de aprender o que é uma boa gestão e conseguir os melhores resultados com esta prática. Não importa a dinâmica da categoria, ou do quão competitivo é o mercado, ou mesmo o tamanho da sua empresa. Estar com seus instrumentos de gestão afinados, sempre lhe trará vantagens competitivas e a oportunidade de sair à frente da concorrência.

Marise Araújo, sócia-fundadora da Step Stone Consultoria

Mas GESTÃO EM FOCO X FOCO NA GESTÃO é um jogo de palavras ou tem diferenças? Pouco adianta uma empresa ter ferramentas modernas, informações online, dados de mercado atualizados, se não os utiliza para acompanhar as mudanças. Não saber exatamente por que e para quem se perde vendas/participação de mercado deveria ser um fato do passado. Estamos vivenciando alterações no perfil de vendas, com a mudança de hábito dos consumidores provocado pelo isolamento. Nossos instrumentos estão nos permitindo tirar conclusões assertivas? Estamos sendo suficientemente críticos para desenhar possíveis cenários futuros? Como engenheira e com um pensamento analítico, aprendi a usar e criar ferramentas que me suportaram nas decisões.

As companhias que têm foco na gestão e tiram proveito do conhecimento trazido, sempre entregarão eficiência e bons resultados. Este círculo virtuoso de melhoria contínua transforma as empresas e seus gestores, colocando a Gestão em Foco.

Mas não podemos considerar que uma boa gestão se resume a informações e análises. O aspecto humano é fundamental para o sucesso do processo. Motivar nossos colaboradores a criar soluções para os desafios do dia a dia, é que trará a excelência de gestão.

 

*Marise Araújo, sócia-fundadora da Step Stone Consultoria onde lidera projetos de estratégia para indústrias de bens de consumo e varejo, e projetos de análise de mercado para private equity.

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.