Carrefour e Pão de Açúcar vão concorrer em shopping centers

0 173

Fortes concorrentes nos hipermercados, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA) vão disputar o varejo de minishoppings. Na semana passada, executivos da direção do Carrefour da França estiveram no Brasil para avaliar o projeto de construção de cerca de dez minishoppings no País, em áreas vizinhas aos hipermercados.

A intenção da rede francesa, vice-líder em vendas no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é aproveitar o fluxo de consumidores dos hipermercados.

Com isso, é possível obter um renda com aluguel dos imóveis que pode compensar a perda de espaço das lojas de hipermercados no varejo de alimentos, dizem fontes próximas da empresa. O Carrefour não comenta o projeto.

Reação

A reação dos franceses vem três meses depois de o GPA, agora também controlado por um grupo francês, o Casino, inaugurar o primeiro shopping de vizinhança, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Batizado de Conviva Américas, o projeto consumiu R$ 40 milhões.

O shopping de vizinhança tem 12,5 mil metros quadrados de área para locação, com um supermercado Pão de Açúcar, que gera o fluxo de consumidores, cinco lojas âncoras, entre as quais estão a Centauro e Alô Bebê, além de 40 lojas menores.

“Com a chegada do Casino, fomos estimulados a tornar rentável o negócio imobiliário”, diz Isadora Sbrissa, diretora de marketing da GPA Malls, empresa criada para cuidar da área imobiliária. Ela conta que o Casino tem muita experiência nesse modelo de negócio em outros países onde atua.

A briga dos franceses no mercado de minishoppings promete ser boa e deve inaugurar um novo capítulo do varejo. Hoje, o GPA Malls tem 189 mil metros quadrados de área alugada na vizinhança de suas lojas, na forma de galerias comerciais. A intenção é ampliar a área de locação em 100 mil metros quadrados em 2014.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.