Carioca está bebendo mais espumante e comprando no atacarejo

0 533

Na semana passada, a reportagem do NEWTRADE publicou dados exclusivos de uma pesquisa realizada pela Horus Inteligência de Mercado apontando o comportamento de consumo do brasileiro em relação à cesta de bebidas alcoólicas.

De acordo com Cláudia Biselli, sócia-fundadora da JUI PDV, a categoria de bebidas é uma das mais relevantes para o setor alimentar e corresponde, em média entre 7% e 10% do faturamento do varejista.

A pesquisa mostrou que a presença de bebidas alcoólicas cresceu na cesta do shopper brasileiro e que a categoria de Cerveja foi o destaque, respondendo 70,4% dessas compras. Mas e no Rio de Janeiro? Em uma das cidades mais boêmias do país, como o shopper está comprando desde o início da flexibilização e reabertura de bares e restaurantes?

Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus Inteligência de Mercado

A Horus buscou essas informações para o NEWTRADE e aponta que entre as principais categorias de bebidas alcoólicas, Cerveja foi a que mais contribuiu para a redução da média de itens vendidos no período de abertura de bares e restaurantes.  “Também foi observada redução no valor do tíquete médio, influenciada pelas categorias de Cerveja e Vinho com 10,2% e 5,4% de variação respectivamente”, conta Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus.

A compra por canais

A análise das mudanças do segmento de bebidas alcoólicas para o período de 2 a 9 de julho para a cidade do Rio de Janeiro, também revelou que a média de itens aumentou em 20,3% no atacarejo, crescimento parecido ao observado para a categoria de Cerveja sendo de 25,4%. As categorias de Aperitivo, Coquetel e Drinks apresentaram redução no tíquete médio de 1,7%.

Em relação aos canais de compra, super e hipermercado foi o único canal que apresentou queda na média de itens, no comparativo entre os períodos. “Entre as principais categorias Cerveja foi a única que apresentou redução sendo de 31,5%”, comenta Luiza.

Ainda no super e hipermercado,  as categorias de Espumante e Bebida Alcoólica mista ganham força passando a fazer parte das cinco principais categorias do canal. “Espumante possui o maior tíquete médio para ambos os períodos, aumentando em 10% no comparativo”, finaliza Luiza.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.