Verona Supermercados reduz perdas com sistema de monitoramento de PDV

0 1.631

Com atuação no interior do Paraná, o Verona Supermercados, com 16 lojas, aposta na tecnologia para reduzir as perdas geradas por erros operacionais e furtos na frente de caixa. Para a área do PDV, ponto crítico e muito sensível às perdas, a companhia investiu na aquisição do Gatecash, uma ferramenta da Gunnebo que trabalha com a associação das imagens e áudios gravados aos tíquetes de compra, facilitando a auditoria e a busca por diversos filtros. Hoje, são 100 checkouts monitorados com a solução.

Nas lojas de Telêmaco Borba, o Gatecash conseguiu identificar fraudes praticadas por funcionários, que deixavam de registrar itens de maior valor nas compras realizadas por eles e parentes. “Com isso tivemos, com a ajuda das antenas antifurtos também, uma redução de cerca de 27% nos índices de perdas”, argumenta Emerson Ramos Torres, gerente de TI do Verona. Hoje, com o Gatecash, são enviados relatórios semanais à diretoria do Verona, reportando erros operacionais, auditoria de cupons cancelados, itens pesados, além de desempenho de atendimento dos colaboradores.

Emerson Ramos Torres, gerente de TI do Verona.
Melhoria contínua no atendimento

Nas unidades de Arapongas, o objetivo com o Gatecash foi diminuir erros operacionais e dar mais qualidade ao atendimento. “Havia um feedback negativo dos clientes quanto ao atendimento dos operadores e filas nos caixas, o que gerava perdas. O Gatecash nos ajudou a identificarmos quais os pontos de maior atenção, o que contribui nas ações de melhoria”, diz Torres. Por lá, com o Gatecash, as perdas foram reduzidas em 8%.

Desde a implantação do Gatecash, recorda Torres, os indicadores já apontavam a necessidade de promover melhorias no treinamento dos operadores, com a implementação de reciclagens periódicas. “Com isso reduzimos os erros operacionais e as filas, e até conseguimos identificar desvios de conduta de alguns funcionários”, afirma. 

O Gatecash possibilita à equipe de Recursos Humanos do Verona a acompanhar a produtividade dos colaboradores e normativas da empresa, que resultam em uma melhora significativa no atendimento. “Com a ajuda da tecnologia estamos sempre promovendo correções com treinamentos de funcionários para termos os melhores serviços aos nossos clientes”, argumenta Torres.

A equipe de monitoramento do Gatecash, por sua vez, hoje gera informações para a equipe de prevenção das lojas, reportando erros operacionais que geram perdas. Também enviam dados para os auditores de processos nas lojas, gerando um ganho de tempo e de efetividade nas auditorias. “E ainda existe a troca de informações com o pessoal do CFTV, que ajuda identificar falhas de processos não só na frente de caixa, mas também nos demais setores da loja. Tudo isso hoje faz parte dos nossos processos”, discursa Torres.

Conceito de perda ampliada

Para Vanessa Urbieta, gerente de Produtos da Gunnebo, está cada vez mais disseminado no mercado de que a prevenção de perdas não é um setor que trata somente a “perda” propriamente dita, mas que é também um departamento extremamente estratégico. Na visão mais atual, os envolvidos devem focar na proteção do lucro e redução de riscos de forma geral.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.