Já pensou em aprender uma nova língua através da música?

0 245

A Preply, plataforma online de idiomas, realizou um levantamento com mais de mil brasileiros para analisar a influência de cantores, canções e gêneros musicais no momento de aprender uma nova língua. A pesquisa da edtech revela que 57% dos entrevistados ouvem músicas para estudar um idioma estrangeiro. 

 

Cerca de 50% dizem que essa ferramenta promove uma imersão cultural ao explorar gêneros e artistas de diferentes países, ampliando o conhecimento linguístico de quem está aprendendo. 

 

Outros 43% dizem que um cantor ou uma cantora já despertaram o interesse em estudar uma língua estrangeira e 37% afirmam que começaram a escutar “certos artistas e músicas”, pois estavam estudando ou começando a aprender um idioma.

 

Ainda de acordo com o estudo, mais de 46% dos entrevistados escutam músicas diariamente para aprender uma nova língua, sendo que 31% ouvem canções apenas algumas vezes durante a semana com esse objetivo. No entanto, quando perguntados se acompanham as letras para entender um novo idioma, 46% disseram acompanhar “às vezes” contra 38% que dizem que “sempre acompanham”.

 

Mas e qual o gênero mais ouvido no Brasil para aprender um novo dialeto? Segundo a pesquisa, o ritmo preferido é o pop (64%), seguido das baladas românticas (54%), do rock (37%), da música clássica (29%), do reggae (23%), do hip-hop/rap (22%) e do jazz (20%). Ainda na lista daqueles que mais influenciam no aprendizado de novas línguas aparecem o K-Pop (14%) e o J-Pop (11%). 

Britânica Adele é a cantora que mais influencia pessoas a aprenderem inglês

 

No levantamento da Preply, os brasileiros apontam a cantora britânica Adele em primeiro lugar (51%) na lista de cantores que influenciam ou influenciariam a aprender a língua inglesa, sendo que o segundo lugar ficou com Beyoncé (43%), seguida de Bruno Mars (37%), Coldplay (35%), Elton John (35%), Michael Jackson (32%), Madonna (30%) e Rihanna (29%). 

 

Ainda de acordo com os entrevistados, a britânica Adele é a artista musical que eles mais conseguem entender o inglês (55%), seguido de Beyoncé (33%), Elton John (28%), Bruno Mars (27%) e Coldplay (24%), sendo que três são deles britânicos e apenas dois norte-americanos. 

 

Apesar do rap e do rock serem apontados entre os gêneros musicais que mais motivam os brasileiros na hora de aprender o idioma, artistas desses estilos foram mal avaliados pelos entrevistados quando perguntados sobre a pronúncia de cantores e rappers e são os piores para o aprendizado. 

 

Em primeiro lugar ficou o rapper norte-americano Eminem (23%), seguido da banda de rock/metal Metallica (17%) e em terceiro lugar ficou o rapper norte-americano Chris Brown (16%). A verdade é que nada substitui um bom professor de inglês.

Confira os 10 artistas que mais influenciam brasileiros a aprenderem inglês:

  1. Adele – 51%
  2. Beyoncé – 43%
  3. Bruno Mars –  37%
  4. Coldplay – 35%
  5. Elton John – 35%
  6. Michael Jackson – 32%
  7. Madonna – 30%
  8. Rihanna – 29%
  9. Ed Sheeran – 29%
  10. Lady Gaga – 27%

 

*A pesquisa entrevistou em julho mais de 1000 pessoas das cinco regiões do Brasil e listou os artistas rankeados no Top 100 da Billboard e no ranking dos músicos atemporais mais ouvidos do mundo da Billboard, que são nativos e falantes de inglês, para descobrir os mais influentes para aprendizado do idioma. Além disso, o estudo reuniu 55 artistas brasileiros mais ouvidos no Spotify para saber quais deles as pessoas mais indicam para aprender a língua portuguesa.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.