A Garra Animal, distribuidora de produtos voltados para o bem-estar animal, aumentou o lucro em 20% com aplicações voltadas à força de vendas, gestão e logística, fornecidas pela MáximaTech, líder no mercado atacadista distribuidor, segundo o Ranking ABAD/NielsenIQ (35% de market share em soluções de venda).
A decisão de adotar soluções de automação para aumentar a produtividade e eliminar erros foi reforçada num momento positivo do mercado pet, que vem crescendo exponencialmente, principalmente no Brasil. Segundo análise da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil já está na terceira posição do ranking mundial de faturamento no segmento, representando 4,95% do mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Para ter um ecossistema tecnológico mais integrado, a Garra Animal implementou quatro soluções da MáximaTech: maxPedido, maxGestão, maxPag e maxMotorista, transformando significativamente a operação da empresa por meio de uma gestão eficiente e lucrativa.
Com o maxPedido, solução voltada para vendedores externos, a equipe comercial da Garra Animal pôde simplificar sua rotina, obtendo mais autonomia e produtividade em todos os processos, o que resultou em um aumento de 27% no número de produtos vendidos.
Já o maxGestão, sistema que apoia o gerenciamento de atividades e acompanhamento das métricas, permitiu que a diretoria da distribuidora tivesse acesso digital e em tempo real a informações relevantes, como os relatórios inteligentes gerados rapidamente, que facilitam a tomada de decisões guiadas por dados.
“Obter informação com agilidade é o grande diferencial da tecnologia MáximaTech, permitindo que os vendedores gerenciem suas próprias carteiras e acompanhem o estoque para evitar pedidos com itens em falta, um recurso que não tínhamos antes”, explica Lucas Queiroz, gerente de TI da Garra Animal.
E para ganhar velocidade nas operações, a Garra Animal adotou o maxRoteirizador, aplicativo que traça a rota de entrega mais adequada de acordo com o custo-benefício. Antes da implementação dessa solução, a montagem de carga era feita manualmente, com filtragem por cidade, bairro e rua, e o motorista montava sua própria rota. Agora, o processo é automático e realizado em poucos minutos. “Com o aplicativo, em questão de poucos minutos temos a rota perfeita pronta”, revela Queiroz.
Em paralelo, a tecnologia do maxPag trouxe segurança ao processo de pagamento dos clientes da empresa. Antes, os vendedores precisavam solicitar o link de pagamento ao time de faturamento, enviá-lo aos clientes e confirmar o pagamento novamente com o faturamento. Já com a solução da MáximaTech, o time de vendas pode gerar o link e conferir as transações diretamente, simplificando o processo e aumentando a eficiência.
O CPO (Chief Product Officer) da MáximaTech, Thiago Melo, destaca os diferenciais das soluções para um mercado que ainda explora pouco a automação, como é o caso do setor pet. “Oferecer agilidade num mercado em ampla expansão é um diferencial competitivo. Nosso foco é levar tecnologia para eliminar os erros e a morosidade de tarefas manuais, enquanto nosso cliente concentra seus esforços em atividades mais estratégicas”, finaliza Melo.