O Sebrae-SP vai apresentar, na próxima quinta-feira, dia 12, o programa de desenvolvimento e capacitação voltado para minimercados e mercearias, em São Paulo. O evento vai reunir representantes comerciais do Atacado Bate Forte, que faz parte do Grupo Pereira e atua há mais de 40 anos no setor de alimentos, e ainda indústrias parceiras convidadas.  A expectativa é reunir cerca de 100 pessoas.

O programa será realizado nos 33 Escritórios Regionais do Sebrae-SP em todo o Estado e formará grupos de empresas para receber capacitação específica do segmento para aumentar sua rede de contatos e as oportunidades de geração de negócios. O empresário também terá a oportunidade de participar de feiras e eventos para conhecer as novidades do setor. As ações serão traçadas com base em três frentes: tecnologia, gestão e acesso ao mercado.

Durante o evento, os representantes conhecerão as ações do Sebrae-SP e poderão ajudar na divulgação e adesão de minimercados e mercearias ao programa. De acordo com pesquisa do Sebrae, os minimercados formam o segundo maior segmento em número de pequenos negócios, cerca de 416 mil, no Brasil. Eles representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e respondem por 35% das vendas do setor supermercadista. Só no Estado de São Paulo, existem 41.231 micro e pequenas empresas no segmento de varejo alimentar. 

A gestora de projetos do Sebrae-SP, Michelle de Melo Santos, explica que o negócio de minimercado pode parecer simples, mas é um dos mais dinâmicos. Isso porque tem um giro grande de mercadorias, atende muitos clientes e exige alto capital de giro. Entre as dificuldades enfrentadas pelos empresários estão: capital de giro, gestão de pessoas, definição de metas e controles, relacionamento com clientes, organização de loja, entre outros. “O Sebrae-SP vai oferecer uma trilha de atendimento, diagnóstico, treinamento, acesso a mercado e a serviços financeiros que serão fundamentais para esse empresário ganhar competitividade no mercado”, afirma Michelle.

Quem aderir ao programa terá 50% de desconto no pacote de soluções do Sebrae-SP, que inclui treinamentos, consultoria, Sessão de Negócios, seminário de crédito, além de um diagnóstico inicial e final do programa.