Mercado cervejeiro lança alternativas contra a crise durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta

0 128

A tarde de ontem, 28 de abril, foi muito especial na Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016. Isso porque, durante o ciclo de palestras Envase Experience – Falando de Cerveja, muitas novidades foram apresentadas a futuros empreendedores e apaixonados por cervejas.

A Alimenta – revista de negócios, tecnologia e mercado do setor de alimentos e bebida – apresenta a programação completa da Envase Brasil | Brasil Alimenta. Matérias completas sobre vinhos, leites e derivados, você encontra neste link! O Portal Newtrade é a mídia oficial da Envase Brasil | Brasil Alimenta. Acompanhe todas as novidades apresentadas no evento em tempo real acessando www.wordpress-356950-1108361.cloudwaysapps.com a partir das 14h desta sexta-feira!

Durante a primeira exposição da tarde, Leo Arthur Sassen contou a história da Cervejaria Continental, trocando experiências e narrando a saga de Georg Ritter, que aprendeu a fazer cerveja na Alemanha. Inicialmente, era uma bebida com alto teor de fermentação e na época era conhecida como Cerveja Ritter. De maneira simples e descontraída, o palestrante ainda narrou os problemas dos cervejeiros nas guerras mundiais e inclusive as perseguições sofridas pelos descendentes de alemães durante os conflitos bélicos de proporções globais. No que diz respeito à Cervejaria Continental, as famílias Ritter-Becker-Sassen formaram o núcleo cervejeiro.

Na segunda palestra da tarde, Rodrigo Ferraro, empresário do setor desde o ano de 2008 destacou a importância de se buscar alternativas e qualificar o atendimento aos clientes em tempos de crise. “Eu acredito que momentos como este que vivemos hoje em termos de país acabam sendo uma grande oportunidade para que façamos algo diferenciado, nos consolidando no mercado e gerando grandes oportunidades”, destacou.

Ferraro lembrou que os empresários do setor cervejeiro enfrentam dificuldades com a questão dos impostos desde o século XIX. Porém, isso não foi motivo para que o mercado freasse sua expansão no Brasil. “Temos hoje no Brasil as grandes empresas multinacionais, mas também temos as microcervejarias que apresentam um produto de qualidade e estão em pleno crescimento. Um dos exemplos que ficamos orgulhosos de citar é o de nossa empresa. Iniciamos fabricando cerveja por hobby. Posteriormente decidimos investir nisto como um negócio, o que nos obrigou a buscar qualificação e estrutura”, explicou.

Ferraro conta que sua empresa iniciou os trabalhos de forma modesta, buscando dar destaque à qualidade dos produtos, serviços e à geração de mais oportunidades. “Quando realmente resolvemos iniciar no ramo cervejeiro como um negócio, começamos a estudar consumidores de bares, restaurantes, pubs, para identificar que tipo de material estas pessoas buscavam, para que pudéssemos desenvolver o nosso produto. E conseguimos. Inicialmente, começamos com a produção de 2000 litros de cerveja por mês. Hoje, já chegamos à marca dos 25 mil litros mensais. O segredo para se alcançar o sucesso é gestão. E esta é trabalhada deste o setor passando pelo marketing e por todas as repartições da empresa. A Fábrica é toda controlada, os funcionários recebem treinamentos, pois o nosso colaborador está inserido em um contexto e ele necessita  ter um conhecimento global, para que então tenha a noção de um desenvolvimento pleno do produto e não apenas  de como funciona a estação em que ele trabalha.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o setor cervejeiro brasileiro produziu em 2015 cerca de 13,8 bilhões de litros da bebida, ocupando a terceira posição no ranking mundial de produção, com mais de mil rótulos, e atrás apenas dos Estados Unidos e China.  O crescente mercado das cervejas artesanais tem mostrado um novo padrão de consumo da bebida, apontando oportunidades para a cadeia produtiva e fornecedores desse segmento.

Osmar Bottega, diretor executivo da Envase Brasil | Brasil Alimenta, destaca  que as feiras estão proporcionando boas experiências aos participantes do setor cervejeiro. “Envase Experience – Falando de Cervejas está trazendo o relato de empreendedores do setor. Jovens que estão aproveitando o crescimento do consumo nesse segmento e dando uma aula de criatividade e abordagem de mercado. Sem dúvida alguma, não só os profissionais e interessados do setor de cerveja deveriam participar, mas profissionais de outras indústrias de bebidas também, pela riqueza de informações e experiências”, ressalta.

O mercado cervejeiro caracteriza-se pela competitividade e por ser concentrado, já que há o registro de 50 fábricas e de pelo menos 270 microcervejarias, essas últimas respondem por mais de 70 milhões de litros de cervejas especiais. Dentro desse grande mercado, as cervejas artesanais correspondem a menos de 1% do total de vendas e a expectativa é que ele cresça até 2% nos próximos 10 anos.

São parceiros da Envase Experience: Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Revista Engarrafador Moderno e Revista da Cerveja.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA

29 de abril

9h – Gira técnica do 3º Encontro Latino-americano de Pymes Lácteas

14h – Abertura dos pavilhões para visitação da Envase Brasil | Brasil Alimenta

14h30min – Envase Experience – Falando de vinho espumante

17h – Degustação temática com espumante no espaço Queijos & Cia;Apresentação dos produtos Apil/RS a convidados dos setores de hotéis, bares, restaurantes, cozinhas industriais, supermercados e outros

21h – Encerramento da Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.