Envase Brasil/Brasil Alimenta irá sediar Encontro Latino-americano da indústria de laticínios

0 1.018

A Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016, que acontecerá de 26 a 29 de abril, será o ponto de encontro de centenas de pessoas do setor lácteo ao receber o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pmes Lácteas), evento organizado pelo Portal Lechero do Uruguai e Associação das Pequenas Indústrias Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS). O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Participantes de todos os países da América Latina, em especial para pequenas e médias empresas do setor, discutirão tecnologia, inovação, qualidade e produtividade por meio de palestras que reunirão especialistas referências mundiais em lácteos.

De acordo com Cecília Agradi, diretora do Portal Lechero, o Encontro Latino-americano surgiu a partir da necessidade de capacitação, negócios e atualização em novas tecnologias, especialmente focalizadas nas pequenas e médias indústrias de laticínios. “Será um intercâmbio de ideias, modelos e experiências em que serão tratados a capacitação técnica, as novas tecnologias, os modelos de negócios e o associativismo”, enfatiza.

A abertura da Pmes Lácteas acontecerá no dia 26 de abril, juntamente com a Envase Brasil | Brasil Alimenta, com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador. São esperados 350 representantes do segmento da América Latina.

Nos dias 27 e 28 de abril terão início efetivamente conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios. Entre as palestras técnicas, destaque para a participação da Asociación de Pequenas y Medianas Industrias Lácteas (Apymel) da Argentina e do Instituto Mexicano do Queijos. Uma das palestras aguardadas será “Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos, com Fernando Ramos, da Apymel. Uma mesa redonda também será oportunizada por meio do tema “Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso”, que contará com a presença de Georgina Yescas, da Lactography – México e Fernando Ramos, Apymel.

Outro atrativo durante a feira e com foco no setor lácteo será o Espaço Queijos & Cia, que estará acessível de 26 a 29 de abril. O Espaço Queijos & Cia foi idealizado para ser uma ferramenta de apresentação dos produtos dos associados da Apil.Durante os quatro dias, o local receberá convidados dos setores da gastronomia, hotelaria, restaurantes, pizzarias, cozinhas industriais, profissionais de a&b de hospitais e similares. O destaque do Espaço Queijos & Cia é que ele terá happy hours de harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais, drinks, cachaças e destilados.

Formam a base institucional do 3º Encontro as seguintes entidades: Asociación de Pequenãs y Medianas Industrias Láctes a la Cuenca Lechera Argentina (Apymel); AsociaciónUruguaya de Pymes Lácteas (Aupyl); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS) entre outros.

Programação 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

Quarta-feira – 27 de abril

09h às 10h30    Situação e perspectivas do setor lácteo internacional, como influenciam o desempenho das pequenas e médias empresas e as diferentes estratégias nos países latino-americanos. Painel com: Apil/Abiq (Brasil), Apymel (Argentina), Aupyl (Uruguay) CIL (Ecuador) – Universidad de Costa Rica, entre outros.
10h30 às 11h15    Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos – Fernando Ramos, Apymel – Argentina.
11h15 às 11h45        Fruit Break.
11h45 às 12h30          Denominação de origem e indicações geográficas para os queijos Latino-americanos. Carlos Yescas – México – Instituto Mexicano do  Queijo e juiz do World CheeseAwards.
12h30 às 14h30          Tempo livre para almoço.
14h30 às 15h          Fiscalização e inspeção para pequenas e médias indústrias –
Dr. Caio Tibério da Rocha.
15h às 15h45          Novas tecnologias aplicadas a elaboração de queijos duros tipo    grana. – Sergio Herrera – Argentina -Jucar S.A –
15h45 às 16h45        Rendimento na fabricação dos queijos-Conceitos e avaliações – Eduardo R. P. Dutra.

Quinta-feira – 28 de abril

09h15 às 10h15          Alternativas tecnológicas para a pequena e média indústria láctea. Dr. Guillermo Adrián Sihufe, INTEC – Instituto de Desarrollo Tecnológico para la Industria Química – CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina.
10h15 às 10h45          Fruit Break.
10h45 às 11h45         Mesa redonda: Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso. Georgina Yescas. (Lactography – México) e Fernando Ramos (Apymel – Argentina).
11h45 às 12h30          Segurança alimentar em lácteos – Silvia Berenguer Barbosa – Brasil.
12h30 às 14h30          Tempo livre para almoço.
14h30 às 15h15           Inovações no mercado de Queijos Processados – Andrea Maurer /Alfredo Walter – ICL Group.
15h15 às 16h          Novas tendências em iogurtes e bebidas lácteas.
16h às 16h40          Qualidade do Leite e Apresentação do projeto “Metodologia de Coleta Automática de Amostras de Leite”- Maira Balbinotti Zanela. EMBRAPA Clima Temperado.
Encerramento do 3º Encontro Latino-americano para Pmes Lácteas.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.