Conferência de Segurança de Alimentos será realizada durante a Envase Brasil

0 67
Estão previstas 11 palestras  no dia 27 de abril onde também serão apresentadas as melhores práticas e tecnologias em assuntos relacionados à segurança de alimentos, como rastreabilidade, normas e diretrizes de design higiênico, entre outros temas.
As exportações e o fornecimento a empresas globais, a responsabilidade civil de fornecedores de alimentos e bebidas e as oportunidades para benchmarking serão apenas alguns dos temas em discussão na 2ª Conferência de Segurança de Alimentos, que acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 14h30, na Envase Brasil | Brasil Alimenta, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Entre as 11 palestras previstas também serão apresentadas as melhores práticas e tecnologias em assuntos relacionados à segurança de alimentos, como rastreabilidade, normas e diretrizes de design higiênico, desenvolvimento, construção e fabricação de equipamentos e máquinas para atender a padrões sanitários, sistema de gestão eletrônica de documentos, caminhos profissionais para jovens e as carreiras nas indústrias de alimentos e bebidas.

“O evento tem o objetivo de transferir tecnologia, gerar aprendizado e inspirar os participantes, a partir da experiência de profissionais e empresas com práticas excelentes, a fim de atender aos requisitos do mercado e elevar a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras”, explica Silvia Kuhn Berenguer Barbosa, coordenadora da conferência.

Entre os destaques, a palestra de Leonardo Silva Machado, gerente de Estratégia de Mercado da Apex Brasil, tratará das oportunidades comerciais que existem para exportar para os Estados Unidos e como se encaixam os produtos orgânicos, gourmet e especiais. Machado também falará de como atender a regulamentação para importação, aspectos de embalagem e rotulagem, segurança e sustentabilidade de alimentos, e as novas barreiras ao comércio internacional.

Sérgio Konrad, diretor da Konrad Negócios, falará de ecoeficiência, conceito emergente em paralelo à qualidade e segurança. Na oportunidade será apresentado estudo de caso comparativo entre duas vinícolas. A Promotora de Justiça do Ministério Público do RS,Caroline Vaz, falará sobre direito do consumidor à segurança de alimentos e quais são as responsabilidades do fornecedor na relação de consumo e as consequentes responsabilidades, especialmente a responsabilidade civil. Caroline Vaz é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (Caocon) e participa do Programa Segurança Alimentar RS.

“Indiferentemente do mercado que se atua, é preciso lembrar que todos nós, seres humanos, somos consumidores de alimentos e bebidas, e da responsabilidade que os fornecedores têm em entregar produtos condizentes com os padrões sanitários”, ressalta Sílvia.

Leandro Faccin, gerente de Desenvolvimento e Qualidade da Chandon, apresentará as ferramentas da qualidade, que existem desde antes do surgimento das Normas ISO de Sistemas de Gestão, e estão implícitas nos itens dessas normas. Motivada por atingir a excelência em suas práticas, a implementação da ISO 9001 e ISO 22000 na empresa Moët Hennessy do Brasil permitiu uma melhor interpretação e utilização das ferramentas da qualidade nos processos, aumentando os resultados da empresa.

Além das palestras, durante a feira, que acontece de 26 a 29 de abril, das 14h, às 21h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, os visitantes também poderão conferir mais de 200 empresas expositoras que apresentarão tecnologia, produtos e serviços nos segmentos de vinho e espumante, suco, refrigerante, cerveja, água mineral, cachaça e destilados, laticínios e derivados. A expectativa dos organizadores da Envase Brasil | Brasil Alimenta é que os quatro dias do evento reúnam mais de 12 mil visitantes de oito estados brasileiros e de 12 países, em especial pequenos e médios empreendedores, e permitam negócios em torno de R$ 100 milhões.

Para obter mais informações sobre a Envase Brasil | Brasil Alimenta e para inscrições acesse www.envasebrasil.com.br

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.