Movimento do comércio sobe 2,5% em março


Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes. Já na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,9%.

Desde novembro de 2016 o indicador do varejo vem gradualmente se recuperando quando observado na aferição acumulada em 12 meses. Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, como a diminuição de preços e juros, o aumento do consumo das famílias e dos investimentos, mantém-se a expectativa de que o varejo atinja um patamar positivo até o término do 1º semestre de 2017.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 5,9% entre março e fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 2,9%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” subiu 0,6% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 8,7%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 2,6%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou estabilidade (0%) em março considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,0%.


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.