Uso de voz no celular cai 16,5%

0 158

Os consumidores brasileiros estão mais calados neste ano, ao menos por celular. O uso de minutos de voz mensal nas redes móveis das operadoras caiu 16,54% no primeiro trimestre de 2015 comparado a igual período de 2014. Até metade do quarto trimestre, o volume de minutos ainda crescia para Vivo e Claro, enquanto caia para TIM desde meados do trimestre anterior. Mas nos três primeiros meses de 2015 a queda foi geral.

O comportamento dos consumidores afetou, consequentemente, a receita média mensal por usuário de voz (Arpu, na sigla em inglês) do setor, que recuou 14,7% no período, para R$ 11,6.

Desde o quarto trimestre de 2013 os usuários já sinalizavam que falariam menos no celular. Houve uma pequena reação em meados do ano, quando o volume de minutos cresceu pouco mais de 3%, para voltar à tendência de declínio logo depois.

As operadoras sentiram diferentes impactos no volume de minutos de voz no primeiro trimestre, na comparação anual. A queda foi mais acentuada na Claro (33,6%), seguida pela TIM (14%), Vivo (3,7%) e Oi (1,5%). A Oi não fornece detalhes sobre o indicador, como o valor em reais, mas a redução não foi tão abrupta quanto para as rivais, afirma Roberto Guenzburger, diretor de produtos de mobilidade da companhia.

Já a Claro esclarece, por meio de nota, que “a apuração de minutos de utilização por usuário em 2014 contemplava a base de clientes Claro e Embratel. Já em 2015, o levantamento refere-se apenas à base de usuários Claro”. Isso porque as empresas foram integradas e o tráfego do código 21, antes replicado nas duas teles, foi unificado.

De modo geral, o menor volume de voz foi compensado por tráfego de dados para as teles. Mais consumidores passaram a aderir a planos diários ou mensais de dados. Dessa forma, o bate-papo é intenso por mensagens instantâneas de texto, ou até de voz, pelo WhatsApp, Messenger, Skype, Facebook e Twitter. Outra parcela, mesmo sem plano de dados, comunica-se com a tecnologia sem fio Wi-Fi, quando disponível, e também por mensagens de texto (SMS).

 

Fonte: Valor

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.