Marketplace pode alavancar as vendas

0 88

Cada vez mais empresas têm apostado nos marketplaces como modelo de negócio alternativo ou complementar ao seu canal de vendas.  O marketplace é um ambiente onde são vendidos produtos de diversas lojas parceiras, algo que se aproxima do conceito dos tradicionais shoppings centers. 

Já existem grandes marketplaces no Brasil, como Mercado Livre, que comercializa desde eletrônicos a calçados, e a Rakuten, também especializada em sapatos, bolsas e vestuário, entre outros.

Seguindo a tendência dos produtos, hoje já há uma enorme variedade de marketplaces que são especializados em ofertar serviços. Alguns deles já estão se especializando, como é o caso do oHub, que optou por trabalhar com o público B2B. 

O especialista em marketplace, Eduardo Sani, elaborou oito dicas de como driblar a concorrência e turbinar a presença de sua marca nos marketplaces.

1. Conquiste pela imagem 
Escolher boas fotos, e se possível, vídeos é fundamental. Apesar da descrição e utilidade do produto ser importante, conquistar o usuário pelas imagens, de preferência, de vários ângulos e com zoom, é importante.

2. Informação de fácil entendimento 
Procure deixar a linguagem técnica de lado, utilizando termos compreensíveis para as descrições de seus produtos.

3. Benefícios para quem compra
Diante da concorrência com outros marketplaces e lojas virtuais próprias de outras marcas, quanto mais benefícios o consumidor tiver, melhor. Procure oferecer frete grátis ou descontos para consumidores fiéis ou que fazem um grande volume de compras.

4. Interação imediata
Deixar o consumidor com dúvidas ou sem respostas é uma tremenda falta de respeito, e pode influenciar na reputação da marca na internet, por isso, monitore a área de comentários e redes sociais.

5. Foco nas redes sociais
Lembre-se de que as pessoas que compram pela internet também se relacionam pelas redes sociais, portanto, faça uso do Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, tanto como canal de comunicação e engajamento quanto para divulgação de ofertas.

6. Contato próximo com o marketplace
Monte suas estratégias em parceria com o próprio marketplace, desta forma fica mais fácil traçar metas para aumentar as vendas, já que é do interesse dele também gerar resultado.

7. O olho do dono que engorda o gado
Procure junto ao marketplace por ações que evidenciem sua marca perante os concorrentes, como filtros de busca específicos que levem o consumidor aos seus produtos. Ou, ainda, a viabilidade de pagar um valor extra para aparecer no topo das buscas. É recomendado, da mesma forma, investir em publicidade dentro do próprio marketplace. A compra de banners e modelos de anúncios são os mais comuns e geram resultados.

8. Investimento no mobile
Os aplicativos estão no mercado para facilitar e serem mais um canal para os usuários, portanto, é muito válido esse investimento. Com o crescimento da utilização de smartphones fica a expectativa de que as vendas no mobile também cresçam.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.