Laticínio Scala investe em tecnologia para aumentar a produtividade

0 1.797

Um dos maiores fabricantes de queijos do Brasil, o Laticínio Scala possui três fábricas com capacidade para processar mais de 600 mil litros de leite por dia, além de uma empresa especializada em ração animal e um armazém de grãos. Com 55 anos de atuação no mercado, a companhia, localizada na região de Sacramento, em Minas Gerais, produz além de diferentes tipos de queijo, requeijão e manteiga, que são vendidos para todo o país.

Em sua trajetória, a Scala enfrentou o desafio de crescer, não só em estrutura de produção, como também, em toda a sua área administrativa. Para isso, em 1.999, iniciou um projeto de TI com a TOTVS para a implementação de softwares de gestão que cumprissem a missão de integrar todos os processos, áreas, e oferecessem uma visão consolidada de toda a operação. Inicialmente, foram adotados os módulos de Estoque e Custos, Compras, Faturamento e Financiamento.

“Tínhamos vários sistemas descentralizados e específicos em cada departamento, o que gerava um grande retrabalho e tornava todos os procedimentos lentos e suscetíveis a falhas”, explica George Pucci, coordenador do departamento de Tecnologia e Comunicação da Scala.

O projeto de TI cresceu e evoluiu para outras áreas, ao longo dos anos, e, hoje, a empresa tem cerca de 200 usuários simultâneos das soluções TOTVS. O aumento de produtividade só foi possível pela integração das unidades de negócios e melhorias nos processos. “Tivemos um ganho significativo não só na perspectiva funcional e administrativa, como no sistêmico, sendo a tecnologia uma importante ferramenta para complementar a gestão. Hoje, com a integração proporcionada pelo ERP, ganhamos mais agilidade e confiança em nossas operações”, acrescenta Pucci.

Na prática, um dos maiores ganhos, segundo o executivo, foi a agilidade na apuração e apresentação dos resultados. Hoje, a companhia consegue realizar os fechamentos de resultados mensais até o quinto dia útil. Antes da adoção das soluções TOTVS, os processos demoravam quase dois meses para serem apurados. “Isso foi um diferencial competitivo e muito importante no mercado, em um momento em que precisamos tomar decisões corretas, cada vez mais rápido”, destaca.

Em continuidade à sua trajetória de crescimento, o Laticínio Scala está em fase de implementação do fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, para agilizar ainda mais os processos, fazer a gestão online de documentos e promover treinamentos via plataforma social.

“Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam integrar e automatizar seus processos para crescer no mercado. Ter a gestão de toda a operação, em tempo real, é um diferencial relevante para tomada de decisões. A tecnologia permite que as companhias tenham uma gestão consolidada capaz de ajudar na qualidade dos serviços e aumento de produtividade. A Scala é um exemplo de crescimento pautado em tecnologia que nos orgulha muito”, ressalta Angela Gheller Telles diretora dos segmentos de Manufatura, Logística e Agroindústria da TOTVS.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.