Itaipava e Schin dividirão circuitos do carnaval de Salvador

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Pela primeira vez, duas cervejarias dividirão ao meio o carnaval de Salvador. Com a saída da Ambev do posto de patrocinadora oficial, por meio da marca Brahma, as bebidas Itaipava e Nova Schin compraram as duas principais cotas em 2014. Segundo dados oficiais da prefeitura da cidade, as fabricantes Grupo Petrópolis e Brasil Kirin ofereceram R$ 10 milhões cada para a festa, ante contrato de R$ 4,2 milhões assinado em 2012 com a Ambev e que garantia presença até este ano.

A batalha pela preferência dos foliões já tem cenário decidido. O contrato garante a exclusividade na venda dos produtos e publicidade em duas regiões: o circuito Dodô (Barra-Ondina) para a Itaipava, e o circuito Osmar (Campo Grande) para a Schin.

Recém-chegada ao Nordeste, com uma fábrica inaugurada na Bahia em novembro de 2013, a Itaipava patrocina pela primeira vez o carnaval e quer se mostrar em casa. “Demos mais um passo para ampliar nossa presença no Nordeste. Trabalhamos com atributos como humor, leveza e despojamento, e o Carnaval é perfeito para isso”, explica Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis.

A marca, cujo slogan é Uma Cerveja 100%, comprou os direitos autorais da música 100% Você, da banda Chiclete com Banana, e lançou uma edição especial de embalagens com a frase Sou 100% Você, Bahia. “O que funciona no Carnaval é colocar a cerveja gelada na mão do consumidor”, diz Costa. Dividir espaço com o concorrente não é problema, garante. “A presença da concorrência é um fato no mercado cervejeiro, e lidar com isso, na festa, nos bares, nos lares, faz parte do dia a dia”.

Para a Nova Schin será mais um ano de carnaval baiano, o qual apoia há 10 anos. A marca patrocina 22 blocos de rua e terá, pela primeira vez, um camarote para chamar de seu. “Entendemos que o camarote é um momento importante de contato com o consumidor e de construção de experiência com o produto. E já tínhamos uma experiencia de muitos anos com patrocinio de camarote de outros parceiros”, diz Marcelo Tres, diretor de marketing de bebidas alcoólicas da fabricante Brasil Kirin. 

Outras ações

A presença de outra cerveja também não intimida as ações publicitárias, diz Tres. “Não muda nada em nossa estratégia. A festa continua sendo relevante para o contato com a marca. A divisão é uma escolha feita pela prefeitura, e a cidade sai ganhando com infra-estrutura”, complementa, lembrando que patrocínio inclui apoio a instalação de banheiros públicos nos circuitos.

Ponto nobre do verão das cervejarias, o investimento em visibilidade no carnaval é estratégico, explica Flávio Casarotti, diretor-geral de criação da Young &Rubicam, agência das campanhas de Itaipava. “O mercado cervejeiro é muito disputado, e é importante se manter perto do público, apostando em experiência, e não apenas em comerciais de TV”, afirma.

Segundo pesquisa do Ibope em 2013, a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros para comemorações, com 64% de preferência dos consumidores. A Bahia lidera entre os estados, com 81% dos entrevistados mencionando a bebida com a favorita para celebrar os bons momentos. Os patrocínios totais para o carnaval de Salvador somam R$ 45 milhões e incluem na lista de financiadores Itaú, Petrobras, NET e governo da Bahia. 

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