Beleza, turismo, esporte, saúde e bem-estar são as áreas escolhidas por jovens empreendedores para abrir seus primeiros negócios e que se mostraram as mais promissoras no concurso  Desafio #EmpreendaFAAP 2016, realizado pelo Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado ( FAAP ) em parceria com a Escola de Negócios Sebrae-SP. No total foram premiados quatro projetos – de alunos, ex-alunos da instituição e interessados externos – dos quais dois ficaram empatados em terceiro lugar.

O projeto vencedor foi o “Hey Pretty“, de Victoria Romano e Jonas Muniz, que apostaram em uma marca de maquiagem, destinada à adolescentes, como cremes, batons, sombra, máscara de cílios, entre outros. Em segundo lugar ficou o “Fit Anywhere”, idealizado por Julie Douer e Pedro Kauffman. Trata-se de um aplicativo que serve como personal trainer digital, com treinos personalizados voltados para academias de prédios residenciais, low cost de condomínios, empresas, clubes e hotéis.

Houve empate para os projetos que ficaram em terceiro lugar. Um deles é o aplicativo gratuito de Viagens “Hey Local”, de Uriã Felippe Fancelli, que possibilita ao usuário o acesso a guias turísticos a países que possuam disponibilidade para oferecer um serviço de qualidade. O outro e a “Soccer Academy”, de Rodrigo Geammal, uma escola internacional de futebol que possui uma plataforma digital exclusiva e interativa, com vídeos explicativos, inscrições em torneios e outros serviços. A ideia é iniciar as atividades da escola em Miami (EUA) e ampliar para outros países.

“O objetivo do concurso é estimular a criatividade desses jovens e ajudá-los na evolução de seus projetos, criando condições para o surgimento ou o fortalecimento de novas empresas”, afirma a coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP, Alessandra Andrade, que conta com o apoio de uma banca julgadora de qualidade, composta por empresários, membros de diversas entidades de classe, desenvolvedores de empreendedores de startups e representantes de fundos de investimentos e de pré-aceleradoras.

Além do Sebrae-SP e da  Fiesp, o #EmpreendaFAAP  ganhou nesta edição apoio de novas instituições, como a Fundação Estudar (de incentivo à educação), o Qemp – Quociente Empreendedor (programa de autoconhecimento) e a Wam – Worth a Million (pré-aceleração de startups). “Por meio desse apoio pretendemos ampliar nossa atuação e nos tornar cada vez mais uma referência do setor”, conclui Alessandra Andrade.

Sobre o Centro de Empreendedorismo da FAAP
O Centro de Empreendedorismo da FAAP está em atividade há mais de 20 anos. Atende alunos de todas as faculdades (Artes Plásticas, Administração, Comunicação e Marketing, Direito, Economia e Engenharia), colégios, pós-graduação, MBAs e ex-alunos, além do público externo, reunindo mais de 40 mil pessoas. O principal objetivo é disseminar a cultura empreendedora em seus diversos aspectos (empreendedorismo de negócios, social e intraempreendedorismo), bem como, investigar a anatomia da inovação em seus diversos aspectos. Nos últimos dois anos, o Centro já recebeu mais de 200 projetos, sendo 70 mentorados, além de ter realizado mais de 60 eventos ligados a cultura empreendedora, todos abertos ao público.