iFood promove o 1° Fórum de Restaurantes

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Com o intuito de potencializar a experiência dos mais de 270 mil restaurantes na plataforma, o iFood iniciou um projeto para aproximação, diálogo e transparência com parceiros de todo o Brasil. Nesta semana, o iFood reuniu restaurantes de características diversas para promover seu 1° Programa do Fórum de Restaurantes. A iniciativa busca estabelecer uma jornada de escuta ativa, de modo a priorizar e promover melhorias contínuas para os restaurantes parceiros.

Para Roberto Gandolfo, vice-presidente de logística e restaurantes do iFood, promover o encontro é de suma importância, pois a empresa está abrindo um canal adicional de comunicação. “Fazemos muitas pesquisas com os parceiros e conversas no pós-venda e atendimento, mas hoje marcamos uma abertura muito maior e realista, com empatia de ambos os lados. De um lado, o iFood contextualiza o porquê das decisões e fala sobre os desafios; do outro, os restaurantes trazem suas dores e as oportunidades de melhorias no ecossistema”, afirma Roberto. “Não queremos ficar sentados no escritório desenvolvendo uma sequência de produtos que podem não servir para quem está na ponta. Queremos construir juntos, e estamos muito animados com isso”.

O 1° Encontro do Fórum de Restaurantes reuniu 20 estabelecimentos de sete cidades e quatro estados, incluindo Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Campinas (SP), Hortolândia (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Para criar um grupo heterogêneo, foram convidados restaurantes que contemplam diversas culinárias, como brasileira, chinesa, açaí, italiana, carnes, hambúrgueres, doces e japonesa, com restaurantes aderentes a entrega própria e parceiros que utilizam logística iFood.

A dinâmica proposta foi a divisão do grupo em mesas de debates, para falar sobre quatro frentes de atuação, que foram selecionadas pelos próprios restaurantes parceiros: processos de cancelamento, logística, experiência financeira e atendimento/comunicação. Em um primeiro momento, os grupos levantaram as principais dificuldades dentro dos temas propostos e, em seguida, sugeriram melhorias para cada cenário.

Foto: Divulgação iFood

“Dentro da nossa missão de melhorar a experiência com os parceiros, um bloco importante é o de conexão e transparência. O Fórum de Restaurantes está totalmente conectado a esse objetivo. O iFood abre um canal de interações com a possibilidade de construir um plano com os parceiros para que a gente entenda da voz dos restaurantes, quais são as dores que eles têm, o que podemos fazer por eles e abrir um canal de transparência para dizer o que de fato, vamos fazer”, comenta Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência dos restaurantes do iFood.

O programa acontecerá mensalmente, por um período de 12 meses, com o mesmo grupo de restaurantes convidados, levando devolutivas sobre os assuntos conversados e promovendo novas discussões. Como medidas de próximos passos, o iFood se compromete a levar feedbacks, projetos de melhorias e prazos de implementação a cada encontro realizado. A proposta é que em cada encontro mensal a empresa traga um retorno aos restaurantes parceiros sobre os temas que foram discutidos no fórum anterior.

“Nossa missão agora é canalizar e sintetizar tudo o que foi levantado nesses dois dias de encontro e utilizar esse processo como um input — uma informação de entrada— no desenvolvimento dos nossos produtos. Os restaurantes trouxeram muitas ideias e sugestões de fluxos. Agora, a missão é colocar isso na prancheta, discutir e ver onde essas informações podem agregar ao que o iFood já vem criando. Feito isso, trazer a devolutiva no encontro seguinte”, conclui Gandolfo.

Além de abrir diálogo com os restaurantes, a empresa também ampliou o canal de escuta para o Conexão iFood – grupo de influenciadores digitais da área de restaurantes e empreendedorismo, assim como associações do setor.
Restaurantes participantes

“Eu estou até agora impactada porque vi o quanto nós fomos bem recebidos. Toda a equipe do iFood estava disposta a ouvir as nossas questões e animada em ouvir todos, mesmo que fossem problemas, questões a serem melhoradas, estavam todos recebendo muito bem essas informações. Então ficamos todos muito à vontade e muito felizes de poder agregar isso junto ao iFood para que a gente possa crescer juntos”, comenta Marina Paysan, do restaurante Namajô Veg de Niterói (RJ).

“Achei a iniciativa do Fórum muito boa. Antes de vir, eu já tinha uma expectativa de poder falar das coisas que me incomodam, que sentimos que poderia ser diferente. E de repente falar direto com as pessoas que trabalham no iFood e que podem fazer a mudança acontecer, com receptividade, é maravilhoso. Estou feliz e confiante de que as coisas vão melhorar”, comenta Helena El Horr, do restaurante Matula Marmitaria, de Curitiba (PR).

“Do lado do restaurante eu acho que além de ser ouvido – que às vezes a gente tem muita dificuldade de ser ouvido pelos players -, também traz essa aproximação e esse carinho diferenciado. Quando a gente tem contato com as pessoas a gente se relaciona de outra forma com a ferramenta. Não é só uma ferramenta agora, são pessoas.” comenta Felipe, do restaurante Meatz Burger N’ Beer – Buritis, de Belo Horizonte (MG).

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