Petroleiros iniciam greve na Refinaria de Duque de Caxias

0 215

Apesar da decisão do Tribunal Superior do Trabalho de tornar ilegal a greve de petroleiros, funcionários da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) deram início, na noite de terça-feira, a uma paralisação, que deve durar 72 horas.

O TST tomou essa medida a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Foi estipulada uma multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento da ordem. A lista de reivindicações dos petroleiros inclui a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e a saída imediata do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente. O movimento também é contrário a uma possível privatização da empresa.

egundo o diretor da Federação Única de Petróleiros (FUP) e Presidente do Sindicato de Petroleiros de duque de Caxias (Sindipetro Caxias), Simão Zanardi Filho, após a realização de uma assembleia, na noite desta terça-feira, os funcionários decidiram iniciar a greve. “Os trabalhadores da refinaria do grupo B, que é uma das turmas que trabalham em revezamento de turno, decidiram que, nesse momento, irão cortar a rendição. Ou seja, eles não vão entrar para trabalhar. Irão aguardar os ônibus e retornarão para casa, e agora começa a greve na Reduc. A nossa greve, no momento, é uma grande advertência, não tem parada de produção. Queremos com essa greve levar para a população a mensagem de que é preciso abaixar o preço dos combustíveis no país”, afirmou Simão, se referindo a gasolina, óleo diesel e GNV.

Sobre a decisão do TST, Simão afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre a proibição da greve. “Não desconhecemos essa decisão. Não fomo notificados ainda. Se formos notificados,vamos expor essa decisão para os trabalhadores e para a nossa assessoria jurídica, que também dará um posicionamento. Então os trabalhadores terão que decidir, sabendo que toda decisão tem uma consequência”, completou Simão, que ainda disse que a produção não será paralisada.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.