Pequenas e micro empresas do País garantiram 420 milhões de reais no caixa até o final de junho com negócios feitos para atender a Copa do Mundo, informa a Folha de São Paulo.
Segundo a publicação, são 43.910 empresas de diversos setores, como turismo, gastronomia, comércio e entretenimento, que participaram de programas de capacitação, cursos, atendimentos e rodadas de negociação feitas pelo Sebrae nacional nos últimos três anos.
O Sebrae estima que, até o final do torneio mundial, mais de 80 milhões sejam faturados. Com isso deve chegar a 500 milhões de reais o valor total no caixa dos micro e pequenos empresários e dos MEIs (microempreendedores individuais) com atividades relacionadas à Copa.
Técnicos do Sebrae avaliam que o campeonato mundial serviu como “vestibular” para os pequenos empresários, que têm como desafio manter negócios após o evento.
Entre as “lições” da Copa, estão melhoria na gestão, adoção de critérios que envolvem preocupação com o ambiente na hora de fazer negócios, aperfeiçoar canais de distribuição e de logística, conhecer melhor o cliente e atender às necessidades e a possibilidade de acessar novos mercados.