Movimento do comércio avança 1,6% em abril

0 77

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em abril cresceu no 1,6% na comparação com março, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com abril de 2013, a alta foi de 5,4%. Ao analisar o período de janeiro a abril de 2014, a alta é de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar do crescimento registrado em abril, o desempenho da atividade varejista permanece contido pela aceleração da inflação, pela diminuição do grau de confiança dos consumidores e pelo processo de aperto monetário (elevação das taxas de juros), impondo custos de crediários cada vez mais elevados.

Todos os segmentos varejistas ampliaram suas atividades em abril deste ano com destaque para a alta de 13,5% nas lojas de material de construção, após terem recuado 11,0% no mês anterior. Também houve bom desempenho no segmento de veículos, motos e peças, com avanço de 9,3% no mês passado.

O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas apresentaram elevação de 3,4% influenciados pelo feriado da Páscoa.

Já os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática bem como o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram desempenhos bem modestos de 2,2% e 1,9%, respectivamente. E o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou expansão de apenas 1,4% em abril/14.

No acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, a atividade varejista cresceu 3,8% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,3%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e material de construção (alta de 3,7%).

Veículos, motos e peças acusaram alta de 0,7% ao passo que móveis, eletroeletrônicos e informática exibiram crescimento de 0,3%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios é o único segmento do varejo que se retraiu neste primeiro quadrimestre de 2014: queda de 2,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.