Menores de 35 anos: compras de final de ano focam em novas tecnologias, delivery e produtos ecológicos

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A nova pesquisa da Capgemini: Festive shopping Trends mostra que 40% das pessoas entre 18 e 34 anos devem gastar mais em suas compras de final de ano em 2019 do que no ano passado, em comparação com uma média geral de 28% para todas as faixas etárias. Embora qualidade, custo e conveniência continuem a impulsionar a maioria das decisões de compra, os varejistas estão sob crescente pressão para adotar novas estratégias que consigam atrair compradores mais jovens.

A pesquisa descobriu que as principais estratégias para atrair compradores mais jovens incluem a diversificação de canais online, na loja e por voz; investimento em tornar os produtos e embalagens mais ecológicos; e utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra e o delivery.

O estudo online explora os planos de gastos, prioridades de compras e expectativas de mais de 6,7 mil consumidores na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido antes da temporada das festas e das compras deste ano, que começa com a Black Friday em 29 de novembro de 2019.

A sustentabilidade ambiental é uma prioridade aumentada, mas acertar o básico ainda é fundamental
Os consumidores ainda consideram a variedade/alcance de estoque disponível (34%) e a conveniência da localização de uma loja (21%) como os principais fatores para escolher comprar com um varejista em detrimento de outro, quando o preço não é um fator preponderante. Da mesma forma, quando solicitados a escolher os três principais fatores que os influenciam ao comprar presentes para familiares e amigos, os entrevistados priorizaram a qualidade dos produtos e as opções de economia de custos — por exemplo, reduções, vendas e descontos — igualmente em 54%, enquanto a variedade de produtos oferecidos (50%) foi o terceiro fator mais popular.

Quando perguntados sobre onde eles mais gostariam de ver os varejistas investirem nesta temporada, manter ou reduzir os níveis atuais dos preços dos itens (33%) foi a resposta mais popular. No entanto, talvez refletindo uma maior conscientização sobre questões de sustentabilidade este ano, a seleção de produtos/embalagens ambientalmente amigáveis foi uma consideração importante para 21% de todos os entrevistados e um pouco mais para aqueles entre 18 e 24 anos (24%). Em todos os países, os entrevistados no Reino Unido foram os mais focados em embalagens sustentáveis (29%), seguidos pela Alemanha (21%) e França (19%), com Estados Unidos e Espanha (14% cada).

Expectativas geracionais divergentes

As pessoas entre 18 e 34 anos mostraram várias diferenças importantes em suas prioridades de compras, em comparação com os compradores com 35 anos ou mais.

A população de 18 a 34 anos teve menos probabilidade de usar lojas físicas para as compras do final deste ano e optar por varejistas que oferecem acesso a várias marcas; 29% disseram que gastariam mais dinheiro na loja, enquanto 37% disseram que gastariam mais dinheiro com um varejista com acesso a várias marcas. Isso se compara a 39% e 32%, respectivamente, para a média da faixa etária.
Além disso, as pessoas de 18 a 34 anos têm mais probabilidade de usar novas tecnologias para melhorar sua experiência de compra. Eles tinham uma preferência maior por tecnologias como caixas automáticas (23% vs 16% em média), pagamentos de carteira móvel (21% vs 12% em média), tecnologias nas lojas, como espelhos de realidade virtual (22% vs 15% em média) e novos métodos de entrega — ou seja, drones ou entrega por carro (16% em comparação com 10% em média).

Importância da diversificação de canais

As lojas físicas ainda estão montadas para receber a maior parte dos gastos com as férias, com 39% dos consumidores planejando fazer a maior parte de suas compras nas lojas durante o período de festas. Os varejistas online que oferecem acesso a várias marcas diferentes também devem receber parcelas consideráveis dos orçamentos de final do ano deste ano, com 32% planejando gastar a maior parte de seu dinheiro nesses sites.

Para os varejistas que buscam capitalizar as oportunidades de compras baseadas em voz, os consumidores provavelmente usarão essas plataformas se acharem que a experiência será segura (25%), se receberem descontos exclusivos por voz (23%) e se eles estavam confiantes de que seria uma experiência direta (20%). Isso é particularmente importante para os varejistas que têm como alvo os compradores mais jovens (entre 18 e 24 anos), onde as porcentagens subiram para 29%, 33% e 27%, respectivamente.

Expectativas de entrega e conveniência

Não é de surpreender que o mês anterior às férias e festas do final do ano seja o horário de pico para os consumidores, com 30% dos compradores normalmente iniciando suas compras a partir desse ponto. Enquanto alguns varejistas online continuam a oferecer opções de entrega mais rápidas, como durante a noite e no mesmo dia, os consumidores geralmente esperam que a entrega/cobrança dentro de três dias úteis seja a norma (33%).

De maneira mais ampla, a conveniência orientada à tecnologia será essencial para melhorar a experiência de compra. No entanto, as variações regionais significam que os varejistas devem se adaptar à demanda do mercado local, incluindo lojas que utilizam tecnologias inovadoras na Espanha (31%) e na França (18%); a capacidade de usar o pagamento de carteira móvel para consumidores dos EUA (17%); e verificação de autoatendimento no Reino Unido (15%).

“As compras nas épocas festivas são críticas para os resultados dos varejistas, e os planos de gastos dos consumidores mais jovens oferecerão esperança aos empresários. No entanto, o mercado deve adaptar sua estratégia para obter um melhor retorno da carteira desse grupo”, disse Kees Jacobs, vice-presidente do setor global de produtos de varejo e varejo da Capgemini. “A tecnologia pode ajudar a oferecer a qualidade, o custo e o alcance que todos os grupos de consumidores desejam, mas os varejistas devem pensar cuidadosamente em como equilibrar novos investimentos com o atendimento às expectativas de uma geração mais jovem, mantendo os baixos preços em mente também”.

 

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