Dados da Kantar mostram que a participação da cerveja nos lares brasileiros recuou de 49% para 47% do segundo trimestre de 2020 para igual período de 2021. Isso equivale a 1 milhão a menos de lares comprando cerveja.
Para a Kantar, dá para se fazer duas leituras desse comportamento. O primeiro está relacionado à inflação: com o aumento de preços, as famílias mais pobres estão sendo obrigadas a fazer escolhas e priorizando o que é essencial.
“A categoria também aumentou seu preço médio em 7%, passando de R$7,19 para R$7,70, o que explica a retração em classes mais baixas, que precisam otimizar o orçamento em tempos de inflação”, diz Carolina Silvestre, diretora de contas da Kantar.
O segundo motivo para justificar a queda no consumo de cerveja tem a ver com o avanço da vacinação e aumento do consumo fora de casa. “Com o avanço da vacinação, vemos classe AB, adultos de 30 a 39 anos, retornando gradativamente o consumo fora do lar. Isso pode estar correlacionado a retração do consumo de cerveja dentro do lar, pois a classe AB é a que mais puxa a queda, seguido das classes mais baixas”, afirma Carolina.
E o que as pessoas estão comprando?
Não chega a ser uma substituição, mas aumentou o consumo de suco em pó nos lares brasileiros. A categoria passou de 67% de penetração nos lares para 70% no segundo trimestre de 2021. Esse aumento equivale a um aumento de 1,8 milhões no número de novos lares compradores.
“A busca por se refrescar é a principal motivação de consumo de suco em pó, que cresceu especialmente nos lares adultos maduros e jovens”, diz Carolina.
Categoria | Variação da incidência | Variação do gasto |
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Vinho | +8,9% | 19,2% |
Verduras | +6,3% | 90,8% |
Ovos | +5% | 20,8% |
Biscoito | +3,7% | 18% |
Frango | +3,6% | 12,9% |
Água mineral | -1,1% | 15,3% |
Frutas | -1,3% | -9,5% |
Sabonete | -1,9% | 16,4% |
Pão | -2,7% | 17,1% |
Cerveja | -9,7% | -11,5% |
*Dados da Horus
Menos carne vermelha, mais frango
A inflação da carne bovina mudou o cardápio do brasileiro. Enquanto o consumo de carne vermelha caiu 3,9% de janeiro a junho, as compras de frango aumentaram 6,5%, segundo dados da Horus.
O curioso é que mesmo comprando menos carne bovina, o gasto com essa categoria subiu 9,6% de janeiro a junho. No mesmo período, o gasto com compras de frango caiu 2,9%.
Tipo de carne | Incidência na cesta (jan x junho) | Gasto no período jan x jun |
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Carne bovina | -3,9% | +9,6% |
Frango | +6,5% | -2,9% |
Carne suína | +4,3% | -1,3% |
O levantamento da Horus mostra ainda que os cortes de carnes que mais aumentaram de preço de janeiro a junho foram o fígado (+29%), maminha (+22,9%) e filé mignon (+14,8%).
Outro item que ampliou a presença na cesta de compras foi o empanado, como steak e nuggets. “No segundo trimestre, vimos o crescimento de empanados e batatas congeladas em todas as classes sociais e cresce especialmente nas classes C, DE. Neste contexto de aumento de preços, o consumidor equilibra suas escolhas optando por economia, mas sem abrir mão da praticidade”, afirma Carolina.
Corte | Variação de preço jan-jun |
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Fígado | 29% |
Maminha | 22,9% |
Filé mignon | 14,8% |
Patinho | 13,7% |
Coxão mole | 13,1% |
Fraldinha | 8,1% |
Alcatra | 6,7% |
Lagarto redondo | 6,4% |