Três lições da campeã Alemanha para empreender

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A Alemanha era uma das favoritas da Copa do Mundo e comprovou seu favoritismo levantando a taça neste domingo (14), no Maracanã, Rio de Janeiro. Em um mês, vimos a seleção alemã jogar sete jogos disputadíssimos, além de toda a preparação e dedicação do time. Para Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, plataforma gratuita de e-commerce com mais de 70 mil clientes – algumas estratégias que levaram a seleção europeia à vitória também podem ser adotadas por empreendedores que querem fazer sucesso no comércio eletrônico.

Encontre alternativas
A seleção alemã não tinha grandes jogadores laterais para montar o time, por isso intensificou o meio campo. Uma alternativa que se transformou no melhor meio campo da Copa do Mundo. O empreendedor digital também precisa encontrar alternativas para o seu negócio quando há limitações em outras áreas. Se o e-commerce não dá acessos pela busca orgânica no Google, por exemplo, invista em atualizar sempre as redes sociais.

Faça seu nome e crie credibilidade
Ouvir o nome da seleção campeã remete a diversos atributos positivos. Antes mesmo de chegar à Copa do Mundo, a Alemanha foi cotada como uma das favoritas do mundial. Eles investiram em credibilidade e todos os jogadores só estão ali pelo ótimo histórico no futebol. O mesmo acontece no e-commerce. Quando se cria uma boa reputação – atendendo bem o consumidor e investindo na qualidade dos produtos – o empreendedor já está com pontos a frente da concorrência.

Simpatia
A seleção alemã sem dúvidas recebeu a medalha de Miss Simpatia nesta Copa e respeitou todos os seus adversários, até mesmo aqueles que lhe deram sufoco – como a Argélia – ou aqueles que foram facilmente vencidos, como o Brasil. Para prosperar no negócio online é sempre bom ter um bom relacionamento não só com os consumidores, mas também com parceiros e fornecedores. A política da boa vizinhança é uma estratégia dos vencedores.

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