O fim do trabalho

0 1.920

Por Camila Achutti

O futuro é uma abstração. “O fim do trabalho” não é fatal, mas apenas o próximo passo. É o fim do trabalho como conhecemos. Com novas moedas, novas ferramentas e novas mentalidades, não tem como nada mudar no que entendemos por trabalho. Vivendo em tempos líquidos, não podemos achar que estudamos para permanecer no mesmo ofício a vida toda. Afinal, sem mudar de carreira, o seu dia a dia com certeza será afetado, porque uma plataforma nova pode surgir e você vai começar a trabalhar com ela. Produtores de anúncios, compradores de mídia, médicos, advogados, todas essas carreiras passaram por transformações enormes.

Para evitar frustrações vamos passar a dizer que estamos advogados, e não mais que somos advogados. Estamos engenheiros, não somos engenheiros. Meio maluca essa necessidade de ser e não de estar. Quer dizer que, se sua carreira cair, você vai junto? Nunca! Porque outras tantas carreiras surgiram. Precisamos apenas nos manter atentos às tecnologias emergentes e às mudanças que estão acontecendo para acompanhar as mudanças ao longo da vida.

Camila Achutti, fundadora do Mastertech e professora de Engenharia do Insper

As pessoas precisam estar preparadas no contexto de se

us tempos para enfrentar os problemas do momento. A alfabetização digital e tecnológica é certamente uma habilidade que nosso contexto exponencial requer. Afinal estamos vivendo a era digital. No passado, saber como a internet funciona era relevante apenas para pessoas de TI. Hoje em dia, uma breve ideia de como ela funciona é vital.

 

Pensar sobre quais serão as habilidades necessárias para o futuro e ensiná-las é um antigo desafio para a humanidade e, principalmente, para a educação profissional. Continuamos usando uma abordagem linear para resolver esta equação. Não está funcionando mais. Você já viu que a demanda e a velocidade das mudanças são exponenciais?

Uma nova abordagem é urgente. Novas maneiras de “fazer” a educação profissional em escala e de forma igualitária é um verdadeiro desafio do nosso tempo. As pessoas estão perdendo empregos enquanto outras áreas não conseguem recrutar mão de obra qualificada. Existe um descompasso e ele precisa ser resolvido.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.