Grupo Ikesaki abre cash & carry de beleza

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A Ikesaki Cosméticos, uma das maiores redes especializadas em cosméticos e artigos profissionais para cuidados dos cabelos, rosto e corpo do mercado paulistano, lançou nesta quarta-feira, 01/06, sua nova estratégia: o modelo atacarejo especializado em produtos de beleza.

Renomeada como EBC Grupo Ikesaki, a megaloja do braço atacadista da marca na Marginal Tietê já existia há 25 anos, atendendo 30 mil perfumarias e pequenos comércios de bairro em todo o Brasil, e sempre se posicionando como marca distinta da rede de varejo, focada em profissionais.

Agora repaginada, a unidade será a responsável por receber a inovação no modelo de negócio do grupo fundado pelo empresário Hirofumi Ikesaki, falecido este ano e homenageado na ocasião.

Com o novo posicionamento, a megaloja promete oferecer, além de preços 30%, 40% abaixo da média de mercado, lazer, experimentação e qualificação não só para lojistas, mas também para profissionais da beleza e consumidores finais, segundo a diretora de marketing Edilaine Godói.

“Esse é o primeiro passo para a renovação da marca”, afirma. Em 2024, a rede completa 60 anos de atividades.

As mudanças são diversas, e a principal é no mix, que de 9 mil SKUs de uma ampla variedade de cosméticos “normais”, ou seja, de marcas comumente encontradas em supermercados, farmácias ou perfumarias, agora sobe para 12 mil. “Ampliamos as linhas de coloração e tratamentos capilares de marcas profissionais (já vendidas nas lojas Ikesaki) para o lojista estender o seu mix”, explica.

Para fazer jus ao modelo atacarejo, a loja também mudou seu visual merchandising, das prateleiras tradicionais para o acondicionamento dos produtos em pallets.

A unidade também será a primeira do grupo a contar com sistema de self checkouts, com QR Codes que permitem acesso a tutoriais de uso de cada produto.

Mesmo com um forte braço de televendas, que responde por 25% das receitas, a nova loja também deve reforçar a digitalização da marca, que começou na pandemia com a abertura de um e-commerce B2B para ajudar os pequenos lojistas a comprarem no período de medidas restritivas, lembra a diretora.

“Até o fim de 2022, teremos um e-commerce só para o consumidor final (B2C).”

Outra novidade é o espaço store in store, onde a EBC trará parceiros da indústria para ampliar ainda mais o mix da loja por um período mínimo de seis meses, explica Edilaine. Um “estacionamento de marido”, ação bem-humorada anexa ao espaço, oferecerá serviços de barber shop para os visitantes.

Como a ideia é acompanhar as tendências e novidades do mercado de beleza, a primeira parceria será com uma marca de cosméticos veganos, a Yenzah. “Mas sempre faremos avaliações para entender a aceitação do público no sentido de dar continuidade à parceria por um período maior.”

Além de manter a grade de cursos gratuitos de beleza e gestão em parceria com o Sebrae para o lojista melhorar seu ponto de venda, a megaloja também terá um “coworking da beleza”, onde os profissionais do ramo podem fazer aplicações e demonstrações de produtos para consumidores finais.

Na expectativa de atrair dois públicos novos e diferentes propícios à compra, a EBC acredita que o novo modelo também oferecerá condições ainda melhores aos lojistas parceiros – como o Clube de Vantagens gratuito, com descontos nível Gold, Platinum e Black, frete grátis para quem compra pelo site e o acesso à congressos de beleza e à Beauty Fair, considerada a maior feira de negócios do setor do país.

“Ao fortalecer o DNA de inovação e compromisso com o mercado, esperamos atrair e fidelizar também profissionais de beleza e consumidores num ambiente de experiências em plena Marginal Tietê”, sinaliza Edilaine. Mesmo sem revelar faturamento, a EBC Grupo Ikesaki espera crescer 30% em 2022.

Fonte DISTRIBUIÇÃO
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