Exclusivo: Atacadistas passam ofertar itens de marca própria ou fantasia

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Empresas do setor atacadista têm a chance de aumentar as vendas com a oferta de itens de marca própria ou fantasia. Ao que parece, esse tipo de rótulo já foi incorporado como alternativa de negócios, de valor agregado ao mix comercializado, por alguns agentes do canal indireto.
Com base no levantamento realizado pelo ranking, surge com pequena participação, porém crescente, em todos os modelos de negócios. No universo de atacado com entrega, 31,5% das companhias que
responderam à pesquisa têm a sua linha de produtos. A participação recua para 20% no atacado de balcão, 22,1% entre os distribuidores e para 23,5% no cash&carry.
Nelson Barrizzelli, responsável pela análise do ranking e coordenador de projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração, entende que as empresas do setor pensam no futuro e buscam caminhos inovadores para lastrear negócios para além de 2016. Mas, no tocante ao investimento em marcas próprias, assegura, ainda são poucas que observam a potencialidade de trabalhar com rótulos fantasias, considerados terceira e mais atual geração de marcas.
“No Brasil temos uma estrutura de produção de marcas próprias bastante significativa, sendo que existe inclusive indústrias especializadas, e segue a tendência do mundo até certo ponto. As marcas próprias têm de seguir com clareza a evolução das gerações. No País não temos mais as marcas genéricas (as brancas escritas que vinham com o nome do produto), mas tem ainda as marcas de supermercado e de atacadistas, que formam a segunda geração, e que leva ao consumidor a ideia de preços menores e de baixa qualidade”.
A parte positiva é o surgimento das marcas fantasias, com sucesso, protagonistas da terceira geração. “O atacadista que busca diferenciação por marca deveria bater muito nas marcas de terceira geração, que ainda é um número pequeno. Aí tem grande oportunidade a ser explorada”.
A empresa Fröhlich, apontada como uma das principais atacadistas distribuidoras do Rio Grande do Sul, faz parte do time de empresas pioneiras que investem em marca própria. É dona dos rótulos Fritz & Frida (de alimentos), Frily (de alimentos para animais) e Frilar (de itens de limpeza), que juntas representam 60% faturamento.
O guarda-chuva de marcas próprias foi aberto em 1982, com o rótulo de alimentos Fritz. Logo depois, surgiu a Frida. Em 1999, aconteceu a união das duas marcas. “A ideia de unir Fritz&Frida surgiu em 1996, a partir da sugestão de um executivo da Bombril na ocasião. Renovamos o rótulo, desenvolvemos e potencializamos uma marca premiada que é nosso carro-chefe”, explica o empresário Lauro Carlos Fröhlich, de espírito empreendedor e que iniciou a empresa aos 13 anos ao lado do pai.
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